Professor lamenta vandalismo em monumento histórico de Petrolina e pede atenção das autoridades

por Carlos Britto // 17 de fevereiro de 2012 às 09:50

Um professor de História (que prefere o anonimato) indignou-se com a situação na qual se encontra o Monumento São João Apocalipse, na entrada de acesso à Facape e ao campus da UPE em Petrolina.  Em seu relato ao Blog, em forma de desabafo, ele afirma que há muito tempo o monumento é alvo do vandalismo, e lamenta o descaso das autoridades.

Confiram o desabafo:

Venho aqui fazer uma divulgação de um descaso sofrido por um importante monumento da nossa cidade, que há muito tempo está esquecido por nossas autoridades. O Monumento São João Apocalipse situado em frente a duas faculdades importantes na nossa cidade, há muito tempo é alvo de “vandalismo” por parte da população petrolinense. Nele existem vários nomes escritos com corretivo, ou seja, ele está todo sujo devido à vocação de destruição e desrespeito que muitas pessoas têm pelos nossos patrimônios públicos.

Para quem não sabe aquele monumento simboliza a arte de escrever. Esse São João foi o que escreveu o livro de Apocalipse existente na Bíblia. Já que São João tinha facilidade com as letras, nada melhor que colocar uma estátua sua em frente a uma faculdade. Infelizmente aqui não dá para relatar todo o significado desse monumento. A minha verdadeira intenção é chamar atenção das autoridades competentes da nossa cidade, principalmente das pessoas que trabalham na recentemente criada Secretaria de Cultura, para a necessidade de recuperação desse importante patrimônio histórico de Petrolina-PE. Esse monumento, assim como outros de nossa cidade, merece uma restauração urgente.

A história de uma cidade não é só contada nos livros ou em alguma página da Internet. Ela também é contada através de seus monumentos. Então espero que as nossas autoridades reflitam sobre essa necessidade de recuperação de nossos patrimônios. Rezo também para que a população se conscientize e aprenda a valorizar esses importantes monumentos da nossa cidade.

Professor indignado

 

Professor lamenta vandalismo em monumento histórico de Petrolina e pede atenção das autoridades

  1. gargamel disse:

    Já que tá na moda, a destruição deve ser pra despertar o senso de pertencimento…

  2. Luan Santos Souza disse:

    Acho também muito importante a preservação desse monumento pois sou um quase formando em história e me preocupo com a história da cidade que esse monumento também conta, mas não precisamos só restaurar o mesmo, por por que iria ocorrer a mesma depredação pelo fato de não haver o respeito a este, o que deveríamos primeiro cobrar do governo seria programas em escolas que fizessem com que os alunos e professores pesquisassem sobre os patrimônios culturais e monumentos de petrolina (distingui por haver realmente uma diferença entre patrimônio cultural e monumentos), criando uma consciência e um respeito, por que agora o aluno iria saber o que era aquilo e qual sua importância, e devemos começar pela base que são nossas crianças.

  3. maria disse:

    tem coisas mais bonitas, que esse Monumento São João Apocalipse,
    o povo acha isso bonito e muito feio. ali fosse um arvore ficava mais bonito uma boa sombra.não pedaco de ferro aumenta mais o calor,tem mal gosto.

    1. Agusto disse:

      Poxa Maria, acho que vc não entende então o que significa valores históricos! Se vc acha feio é problema seu. Mas antes de tudo devemos compreender o valor histórico dele e o seu significado.

    2. Naja disse:

      Nos poupe de sua ignorância.

      1. Naja disse:

        meu comentário é para a Maria.

  4. Jânio Rodrigues disse:

    A discussão é bem mais profunda. Tal situação é prova do descaso com a educação e cidadania. Pouca gente sabe o que representa, e outros, mesmo sabendo, não respeitam, senão por religião, mas por valor histórico. Tais vândalos, não sabem que estão escrevendo seu próprio Apocalipse.

  5. Petrolinesses disse:

    Todos os monumentos de Petrolina estão abandonados inclusives as praças da cidade, gastam dinheiro com coisas banais e abandonam a historia de nossa gente.

    1. Naja disse:

      O tema é história e não politica.

  6. Andreia disse:

    É triste dizer, mas os vândalos deste local sao os proprios alunos da Escola de Aplicaçao, que tambem destroem a Universidade de Pernambuco. Os banheiros sao todos riscados, a pintura nova nao dura uma semana. Quando chego la mais cedo, por volta de 14 horas, os banheiros estao imundos. Pior do que escola de maternal.
    Entao era muito bom que essa educaçao ambiental começasse dentro das escolas. Nao adianta a prefeitura recuperar se nao há, por parte dos proprios alunos consciencia de que ali é um patrimonio público.
    E educadores, lembrem-se: Educacao Ambiental nao é só pra ser tratada em aula de Ciencias, nao. Todos os professores, de todas as disciplinas, devem sim, tratar desse assunto em suas aulas, e nao ser conivente em ver aluno jogar papel no chao, por exemplo. E o local mais apropriado pra se abordar esse tema é a escola.
    Reflitam sobre isso, afinal todos vivemos no meio ambiente, e o dever de cuidar dele é nosso.

  7. Marcio disse:

    Pena que os próprios alunos da escola de aplicação (considerada uma das melhores escolas publicas de Petrolina), são os responsáveis pelo vandalismo.

  8. COITADINHA DA MARIA disse:

    Maria, triste de você que nao da valor a arte. alias acho que voce é ignorante mesmo. São peswsoas como voce que distroi os monumentos.Tenha sensibilidade e fique calada quanto sua ignorancia pra que os outro nao saibam que voce e assim. perdeu uma boa oportunidade de fica caláda!

  9. Mais um indignado disse:

    Fico indginado tambem quando vejo ersse belo monumento da faculdade e todos os outro abandonado como tá na beira do Rio e em outras praça. Não sei por que a prefeitura dexa que fique assim. Seria bom que a televisão filmasse os monumento e fisesse uma reportage para o povo vê como está todos abandonado.

  10. Marileide Santos disse:

    Maria como voce e ignorante. Dadondi tu rêi? terá sido voce que ajudou a quebra os monumento? ignorancia asim da pra pensar nisso.

  11. Roberta Duarte de Oliveira disse:

    A Prefeitura através da Secretaria de Infra-estrutura iniciou o trabalho de restauração de monumentos de Petrolina, dentro do planejamento se encontra a estátua do Apocalipse, solicito que aguardem mais um pouco que a ação chegará. Aproveitamos a oportunidade para solicitar à população a valorização do patrimônio cultural de Petrolina através da não destruição do patrimônio público e monumentos.

  12. Pedrito Neves disse:

    E as outra estáuta? Tá muito feio como tá os turista ver tudo abandonado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários