Professor Herlon assume oficialmente PT em Petrolina e já fala em prioridades

por Carlos Britto // 14 de setembro de 2025 às 10:24

Foto: Ascom PT/divulgação

O professor Herlon Bezerra assumiu oficialmente o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Petrolina, após o Processo de Eleições Diretas (PED) 2025 da legenda realizado no último mês de julho. A solenidade de posse ocorreu ontem (13) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) local, no Centro da cidade.

Novos e históricos militantes e filiados prestigiaram a nova fase do PT, que busca retomar sua força política local. O partido, maior legenda de esquerda da América Latina, comanda o Brasil pela quinta vez, após a histórica eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.

O agora ex-presidente do PT, Robson Nascimento, destacou que sua trajetória à frente do partido em Petrolina nos últimos cinco anos encerra-se com uma conquista pessoal: garantir a unidade da sigla na escolha do novo dirigente. “Estivemos diante de grandes desafios sob o comando do PT e atribuo a conquista da reafirmação de nossa unidade interna como uma das principais vitórias desta gestão. Diante dessa unidade de todas as forças que compõem o partido, aquilo que não nos une, a gente respeita; e o que nos une será nossa bandeira de convivência e de trabalho para o projeto dos próximos quatro anos do PT em Petrolina”, assinalou Robson.

Herlon iniciou seu discurso com humildade. “Aqui é o que queremos fazer: um resgate de nomes, de pessoas, de histórias. A força e a contribuição de muitos companheiros, do trabalho da companheira Cristina Costa e da forma de atuação do vereador Professor Gilmar. Aqui não é o Herlon em questão, é um trabalho de muitas mãos”, ressaltou o novo presidente, acrescentando já ter como missão imediata a formação política e participação popular.

Temos escolas do partido para isso, como a Fundação Perseu Abramo. Vamos aproveitar a inteligência das esquerdas no país para formar nosso povo. Precisamos superar o curral eleitoral e fortalecer o voto de consciência. A vitória nas urnas é importante, mas é fundamental que o povo saiba quem está ao lado dele. Precisamos ativar os grupos de base, retomar a escuta organizada, organizar encontros municipais, plenárias e seminários. Isso é política, é estar junto com o povo”, defendeu.

Alianças

Sobre alianças políticas, Herlon deixou claro. “Não faremos alianças com grupos que queiram nos dirigir. Tudo será feito a partir de programas, e isso vale tanto para o plano nacional quanto para o municipal. Nosso desafio é ser do tamanho que somos: um partido de massa. Essa é a vocação do PT. Vamos ter quatro anos dedicados ao partido. Nós somos uma Ferrari, e não podemos continuar funcionando como um chevetinho”, concluiu.

Reeleições e novos eleitos/eleitas

 Segundo a resolução política do PT, a atuação dos petistas visa, no campo eleitoral, a reeleger o presidente Lula. Em Pernambuco, a pauta partidária também é a volta do senador Humberto Costa ao Senado, do deputado federal e presidente do PT-PE, Carlos Veras, para a Câmara Federal; as reeleições dos deputados estaduais, João Paulo e Doriel Barros, na Assembleia Legislativa (Alepe); além da ampliação do partido na Câmara Federal e Alepe.

A deputada estadual Rosa Amorim já foi lançada pelo partido como pré-candidata à disputa na Câmara dos Deputados. Em Petrolina, o vereador de três mandatos, Professor Gilmar Santos, também anunciou recentemente sua pré-candidatura a estadual.

O ato de posse do Herlon e do diretório petista contou com a presença de convidados especiais, a exemplo do reitor da Univasf, professor Telio Leite, e do professor Jean Gomes, reitor do IF-SertãoPE (instituição a qual Herlon é professor). Também estiveram presentes o superintendente do Incra Submédio São Francisco, José Cláudio da Silva, integrantes do MST, do Conselho Popular de Petrolina (CPP) e representantes de outros partidos do campo da esquerda local, a exemplo do PSOL e do PCdoB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…