Professor alerta para perigo de buscar um corpo perfeito a todo custo

por Carlos Britto // 11 de junho de 2011 às 23:20

O professor de matemática Antonio Damião Oliveira da Silva enviou este artigo ao Blog chamando atenção do perigo em se buscar um corpo perfeito, sem se preocupar com os riscos à saúde, e chama atenção dos pais no sentido de policiarem seus filhos para que evitem uso de anabolizantes, as chamadas “bombinhas”.

Confiram:

EM BUSCA DE UM CORPO DEFINIDO

Com o alto índice de proliferação de doenças, parece que as pessoas andam mais preocupadas com a saúde. Há uma infinidade de informações alertando às pessoas com os cuidados que devem ter com o seu corpo. Alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos ou fazer uma simples caminhada é uma alternativa eficaz para evitar o sedentarismo e a entrada de algumas enfermidades, mas também estas vêm com muita facilidade quando não se dá a devida importância ao assunto, que é fundamental para ter plena qualidade de vida.

Já é consenso entre os especialistas que uma alimentação correta e a prática de alguma atividade física é a receita ideal para quem quer prolongar seus anos de existência. Este tema está tão em voga, que a Rede Globo colocou no ar um programa com o objetivo de orientar a todos como viver de forma mais saudável.

Ter saúde é melhor que milhões, e aí concordo em número, grau e gênero com as afirmações do Dalai Lama: “ Os homens perdem a saúde para ajuntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde, vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido”.Quem não que ter um corpo saudável, atlético e definido? E quem também não quer eliminar o tecido gorduroso e exibir uma forma física invejável e atraente? Foi-se o tempo em que estes adjetivos faziam parte do universo dos homens. Hoje as coisas mudaram, estes mesmos adjetivos fazem parte do universo das mulheres. Aliás, elas estão dominando todos os espaços, outrora eram excluídas, não tinham o direito de votar, não exerciam sua cidadania.

Mas veja só que ironia: hoje não só votam, podem ser candidatas e disputar qualquer pleito e de quebra decidir as eleições presidenciais, pois são maioria em relação aos homens, segundo estatísticas recentes. Foi um período de retrocesso, é uma página negra da história, que precisa passar uma borracha e reescrever novamente, longe de total discriminação e injustiças de qualquer natureza, e no contexto social, elas são por demais importantes. Dignamente, estão conquistando oportunidades e mostrando que tem talento para atuarem em igualdade de condições com os homens, são competitivas, tem profissionalismo e capacitadas em qualquer conjuntura de responsabilidade. Quer seja no futebol, quer seja na política, quer seja na engenharia, quer seja na música, quer seja na moda, quer seja na beleza, quer seja na administração… São demais!

É crescente o número de academias na região. É possível encontrá-la uma, duas em cada esquina ou bairros da cidade. Neste aspecto há opções para quem quiser, e diga-se de passagem, houve um despertamento em massa das mulheres em busca das academias, em número igual ou superior aos homens. Fazer parte de uma academia é melhorar a estética do corpo, não há inconveniência quanto a isso. O problema é fazer mal uso de produtos clandestinos conhecidos popularmente como “bombinhas”, com o objetivo de aumentar o volume dos músculos e a força física, acelerando assim o desenvolvimento muscular em curto prazo. É o que está acontecendo na região. Jovens, na ansiedade de exibir um corpo musculoso, estão injetando no seu organismo substâncias indevidas sem nenhuma orientação, e a consequência disso é deformação desproporcional dos músculos e atrofiamento do tecido muscular com aparência nada agradável.

Os casos mais graves são a amputação do membro, porque as substâncias injetadas no corpo comprometeram os nervos, há exemplos de casos comprovados, para infelicidade da pessoa e grande tristeza e dor para as famílias. É preciso que os pais policiem mais seus filhos no sentido de observar qualquer atitude suspeita no seu comportamento, evitando transtornos que muitas vezes são irreversíveis, como é o que estamos considerando agora. Muitos desses jovens são desinformados dos sérios riscos desses anabolizantes, e se inspiram nos astros e lutadores da telinha, e não sabem discernir a ficção da realidade, querem ser semelhante a eles, não importa o preço, se é que pensam assim.

Pouco importa os efeitos colaterais: Acne, impotência sexual, calvície, hipertensão arterial, esterilidade, insônia, aumento do colesterol maléfico, problemas cardíacos, distúrbios testiculares e outras complicações prejudiciais ao funcionamento do corpo. É importante que as academias sejam inspecionadas pra saber se as mesmas funcionam de acordo com os padrões exigidos e se o profissional que ali trabalha tem habilitação para atuar na área.

A maior preocupação é mais com o jovem adolescente, pois sua mentalidade está em fase de maturação, sonham muito e raciocinam pouco, e é muito raro atentarem para esses cuidados. Com algumas exceções, nossos jovens são aventureiros, não conseguem enxergar a dimensão das coisas e nem medir a consequência dos seus atos em comparação a de um adulto. Muitas vezes estão frequentando uma academia que funciona irregularmente e não sabem, o que querem é tão somente aumentarem a sua musculatura. Outro fator que inspira medo é que alguns conseguem resultados visivelmente rápidos, já outros não é tão fácil assim, e as impaciências os levam a medidas que são extremamente danosas a saúde, comprometendo o desenvolvimento do corpo e trazendo transtornos irreversíveis a si mesmo.

É necessária uma política de conscientização nas escolas, nos meios de comunicação e nos diversos meios de divulgação a fim de que possamos coibir esta prática perniciosa e possamos salvaguardar nossos filhos e nossos jovens, mostrando a eles que podem alcançar resultados satisfatórios sem precisar usar tais artifícios.

Antonio Damião Oliveira da Silva/Professor de Matemática (damis.oliver@hotmail.com)

Professor alerta para perigo de buscar um corpo perfeito a todo custo

  1. DEOMIRO SANTOS disse:

    Os jovens pensam que não morrem, é comum a gente assistir eles se colocarem no número maior de pergigo possível. Quanto mais novo, mais irresponsável nas atitudes e o pior são as consequências traumática em que se colocam e a seus familiares.

    Parabéns Professor Antonio!!

  2. Odinilce S. Correia disse:

    Bom dia professor Antonio!
    Seu texto está excelente, claro e objetivo, seria interessante se as escolas e outros estabelecimentos colocassem em seus murais uma cópia, pois o alerta quanto ao uso de medicamentos para conseguir um corpo perfeito, acaba levando muitos jovens a adoecerem e até mesmo a óbito. Sabemos que quanto mais informações levarmos até estes adolescentes, estaremos ajudando a eles e a seus familiares a terem uma vida mais saudável e feliz, a frase de Dalai Lama expressa muito bem o valor que devemos dar à vida.

    Odinilce Correia

  3. Cleiton disse:

    Que massa!!! Um teacher de matemática chamando atenção para os riscos da busca pelo corpo perfeito!!!!

    Cadê os verdadeiros profissionais da área de ed. física??? Se ficam comendo moscas, vem outras pessoas e assumem o lugar, mesmo sem qualificação para tal…

    É uma pena! Mas o alerta tá valendo, mesmo quando o texto compara a mente de um jovem a de um adullto. Assim, generalizando os adultos a indivíduos sensatos em suas escolhas… Isso é uma verdade!?!?

  4. Marciano Barros disse:

    Parabéns pelas informações passadas professor, que esse seu comentario possa senssibilizar muitos usuarios de anabolizantes.

  5. Profª. Leonice disse:

    Parabéns Professor Antonio.

    Sua matéria é pertinente, considerando a gravidade dos problemas e das consequencias causadas pelo uso indevido de anabolizantes. A abordagem deste tema revela uma preocupação de diversos profissionais, em especial os professores, pois é um problema que atinge principalmente os jovens. Portanto, é um tema que deve, sim, ser abordado pelos professores das diversas áreas de ensino, pois entendemos que esta é uma forma de o educador trabalhar a interdisciplinaridade no ensino. Seria uma incoerência desapontar um profissional que de forma responsável exerce uma ação de conscientização e sensibilização das pessoas sobre o uso indevido de anabolizantes.
    Sem dúvida, levarei este texto para a escola em que trabalho.

    Obrigada.

  6. Rose Andrade disse:

    Parabéns Damião!

    É muito bom conhecer suas outras virtudes e conhecimentos, para nós que trabalhamos com você no Município, conhecemos apenas o Guarda Municipal, conhecer o Professor preocupado em informar as pessoas dos perigos em buscar o corpo perfeito, sem se preocupar com os riscos à saúde e chamar a atenção de todos para esse perigo silencioso é verdadeiramente RESPONSABILIDADE SOCIAL.

    Parabéns de todos nós que fazemos a SEDEST

  7. ERNUI DANTAS disse:

    gostei do artigo. e o que + tem é gente fazendo exercicio sem orientação. companheiro parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários