Professor alega omissão do Imip em imóvel que pegou fogo, mas instituição contesta

por Carlos Britto // 29 de setembro de 2014 às 17:50

imovel imip (2)imovel imip (3)O incêndio que atingiu o depósito do Imip, na Rua Crispim Amorim Coelho, Centro de Petrolina, na madrugada do último domingo (27), não foi surpresa para o professor André Luiz Queiroz de Andrade. Há pouco mais de três meses, ele já havia alertado a direção do Imip, por meio de um ofício, sobre os riscos de um incêndio no local.

A informação foi dada ao Blog pelo professor, que mora vizinho ao depósito atingido. Ele contou que o espaço – onde funcionava uma bomboniere, de propriedade do seu pai, falecido em 2009 – foi alugado ao Imip há quatro anos para funcionar como arquivo morto da instituição.

Mas no ofício enviado ao diretor administrativo-financeiro, Geraldo Pontes Neto, André Luiz mostrava-se preocupado com a quantidade de papeis e documentos “abarrotados do chão ao teto” no arquivo. Entre os papéis queimados havia registros de balancetes datados de 1992. “Esses documentos nem deveriam estar mais lá”, criticou.

Ele chamou atenção ainda para o fato de que o imóvel, por se localizar em área residencial, necessitaria antes de uma vistoria para funcionar como arquivo. O professor também pediu ao Imip uma limpeza no espaço, bem como a instalação de equipamentos de prevenção e combate a incêndios. Nada disso, segundo ele, foi levado em conta pela instituição. “Isso é uma tragédia anunciada, a direção do Imip foi omissa”, desabafa André Luiz.

imovel imip (1)Prejuízos

As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas, mas o professor descarta qualquer hipótese de ter ocorrido um curto circuito, porque o imóvel não possui energia elétrica. Além disso, na madrugada do domingo ele percebeu uma pessoa numa motocicleta, parada no local, o que aumenta suas suspeitas do fogo ter sido provocado. “Entendo eu que esse fogo pode ter sido provocado por um piromaníaco qualquer  ou alguém que tenha a intenção de ver o arquivo do Imip queimado”, avaliou.

Visivelmente aborrecido com o episódio, o professor começa a contabilizar os prejuízos materiais e mostra-se novamente preocupado. Ainda na manhã de hoje havia focos de incêndio no imóvel, que fica ao lado de sua residência. André informou que está sem energia e gás, desde o ocorrido, e a laje de sua casa, atingida pelo fogo, está com uma grande rachadura.

Ele informou que o diretor do Imip, Geraldo Pontes Neto, foi ao local pela manhã do domingo, após ser informado pelo irmão de André (que locou o imóvel). Mas ainda não tomou nenhuma medida no sentido de retirar o material arquivado no depósito. “Os bombeiros já deixaram claro que enquanto esse material não for todo retirado, o fogo continuará retornando sucessivamente”, disse André.

Nota de esclarecimento

A direção do Imip enviou através de sua assessoria uma nota de esclarecimento sobre o episódio. Na justificativa, a direção afirma ter se reunido com o proprietário do imóvel, cobrando dele as adequações necessárias para o funcionamento do arquivo, o que não aconteceu. Por conta disso, a instituição já tinha providenciado um novo espaço, que está em construção.

Confiram:

A respeito do incêndio ocorrido no último domingo (28/09), no depósito de arquivo morto do Hospital Dom Malan/IMIP, a Direção esclarece:

O referido não é de propriedade desta instituição e estava sendo alugado pelo Hospital Dom Malan para depósito de arquivo morto mediante assinatura de contrato de locação de imóvel.

Quando fomos informados sobre o incêndio uma equipe do Hospital se dirigiu até o local onde os militares do Corpo de Bombeiros já se encontravam trabalhando no combate ao incêndio. Fomos informados pelos bombeiros que não havia feridos nesse episódio.

A respeito das alegações do proprietário sobre problemas com o imóvel, cumpre destacar que foram realizadas reuniões com este na unidade de saúde cobrando providências para realização das adequações necessárias. Em virtude destas adequações não terem sido executadas de forma satisfatória, viabilizamos junto a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recursos necessários para construção de uma espaço interno na unidade de saúde para armazenamento do respectivo arquivo. O espaço se encontra em construção devendo estar disponibilizado no final de outubro do corrente ano.

A direção do HDM informa que está aguardando o relatório técnico do Corpo de Bombeiros para os devidos esclarecimentos das prováveis causas do incêndio.​    

Professor alega omissão do Imip em imóvel que pegou fogo, mas instituição contesta

  1. jose andrade junior disse:

    Nunca teve reunião com o proprietário do imóvel
    MENTIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários