O início da colheita de cacau em Petrolina deve aumentar a renda de cerca de 30 produtores que já cultivam o coco na região. Com o objetivo de ampliar o potencial local para viabilizar novas produções, o cultivo do cacau começou em 2022, com a colheita já iniciada no segundo semestre de 2025
A empresa Pepsico – que já investe na produção do coco para comercialização da água – possui duas fazendas próprias na cidade, com 330 e 140 hectares, onde o coco é cultivado, além de parcerias com produtores que recebem apoio da empresa em projetos sociais e técnicas agrícolas sustentáveis. Com o objetivo de aumentar essa cadeia produtiva, em 2022, a Pepsico iniciou o projeto piloto do Consórcio Coco-Cacau.
No local, o cacau é plantado nas sombras dos coqueiros, que se beneficiam também da matéria orgânica originada da queda das folhas. Após três anos de testes e clonagens, as plantações já começaram a gerar frutos, mas apenas no final de 2025 a empresa planeja concretizar os primeiros números.
Segundo o gerente agrícola da empresa, Alexsandro Castro, o faturamento dos produtores pode chegar a ser duplicado com o incremento da produção de cacau em Petrolina. “Todo o desenho em torno da produção de cacau e coco foi criado com o intuito de tentar ajudar a cadeia produtiva dos produtores que trabalham com a Pepsico. A ideia é promover esse crescimento da cadeia de cacau, fazendo com que ele tenha o contato direto com a produção. A Pepsico vai ajudar o produtor a entender o novo mercado e auxiliá-lo nesse processo”, destaca. (Fonte: Diario/PE)



Excelente, estão de parabéns os agricultores que apostaram e acreditaram na parceria com a Pepsico.
Plantar, cuidar, colher, secar, ensacar e vender o cacau é trabalhoso, porém, serve também de terapia.
Eu vivi a época da chegada da vassoura de bruxa no sul da Bahia, foi terrível, ainda hoje tem sofrimento.
Há sempre uma porta aberta para diversificacao. Do cacau para as processadoras e quem sabe as fabricas de derivados, chocolate e suas inúmeras utilizações
Otima notícia. Agora é torcer para que o Partidos das Trevas não descubra e venha aqui destruir tudo espalhando doenças como fizeram no sul da Bahia em que esses criminosos comunistas espalharam a doença da vassoura de bruxa.
CACAU O PRODUTO DE MAIOR LIQUIDEZ NO MERCADO DO AGRO. SOU PRODUTOR AQUI EM FLORESTAL BA. VCS RSTAO NO CAMINHO CERTO PLANTAR CACAU .
Muito bom,
Plantar cacau é um investimento pra nosso povo brasileiro
E para os agricultores
A cultura do cacau rompeu as fronteiras do Coronelismo do Sul da Bahia e está se expandindo basicamente a rodo território Nacional e com resultados e produtos de excelente qualidade, a citar a expansão com qualidade no Noroeste Paulista!
Isto é muito importante ultimamente cacau e rentável e o produtor pode cultivar outros produtos e quanto o cacau estiver crescendo.Tenho um pé do cacau amarelo faço chocolate e alimento do cacau cru e tenho tenho tempo Pará outros cultivares .se alguém tiver cacau vermelho mande sementes Pará eu cultivar,ok.meu endereço celular,31992147104.liga por favor.
Acho uma.falta de conhecimento total relacionar os produtores do Sul da Bahia ao coronelismo. Os coronéis existiram e ainda existem em todos os cantos do Brasil e em todas as culturas. Aqui na nossa região essa história foi amplificada pelos livros de Jorge Amado e pelas novelas inspiradas neles. Aliás, Jorge Amado era filho de Coronel. Porém, a grande maioria dos produtores eram pequenos e médios, muitas vezes homens fugidos das grandes secas que assolaram o sertão baiano e o estado de Sergipe e se aventuraram nessa linda cultura que promoveu o desenvolvimento de uma imensa região. Depois, trouxeram a Vassoura-de-Bruxa e a história está para contar a imensa crise socioeconômica e ambiental que a região mergulhou há mais de três décadas.
Ótima notícia, parabéns a PepsiCo pela inovação e incentivo aos produtores do vale 👏👏👏👏
Houve um comentario sobre a vassoura de bruxa no sul da Bahia completanente equivocado! A doenca foi disseminada nos anos 80 ! Introduzida por alguns produtores atravez de mudas oriundas do Pará! O PT ainda não existia! Companheiro antes de comentar é melhor ler sobre o assunto pra não ficar feio pra vc!
Quem assistiu o documentário O Nó, sabe muito bem que foram os funcionários da CEPLAC, petistas que disseminaram a praga trazida sim da Amazônia.
A verdade é que o PT sempre tem uma acusação de outros para os seus malefícios.
Moacir, nao me chame de companheiro pois esse termo fica pros seus cumplices. E o Partido das Trevas foi fundado justamente em 1980, e antes disso ele ja existia na forma de quadrilha de assaltantes de banco e baderneiros comunistas.