Procon-BA notifica distribuidoras após casos de intoxicação por metanol

por Carlos Britto // 04 de janeiro de 2026 às 18:31

Foto: Rafael Martins/GovBA

Como parte da estratégia contínua de prevenção a riscos e proteção dos direitos dos consumidores, o Procon Bahia – órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) – realizou notificações a distribuidoras de bebidas. Dois estabelecimentos foram notificados, na última semana, após laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) confirmarem a presença de metanol em lotes de vodka comercializados em Ribeira do Pombal, no Norte do Estado.

As notificações administrativas exigem que as empresas apresentem, de imediato, a rastreabilidade dos produtos, notas fiscais e certificados de regularidade sanitária. A ação visa não apenas a responsabilização, mas o bloqueio preventivo da cadeia de distribuição de substâncias impróprias para o consumo humano, garantindo o direito fundamental à segurança e à informação.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, reforçou o caráter protetivo da medida. “Nossa prioridade absoluta é a proteção da vida e da saúde do consumidor através da prevenção. As notificações são passos fundamentais para identificar a origem desses produtos e, caso haja outros itens em estoque, retirá-los de circulação“, afirmou.

A operação baiana segue em regime de cooperação com a Polícia Civil (PCBA) e a Vigilância Sanitária. Além das punições no âmbito do consumo, os responsáveis poderão responder criminalmente por infrações à segurança e saúde pública. O Procon-BA orienta que consumidores mantenham vigilância redobrada, evitando o consumo de destilados de procedência duvidosa, com lacres rompidos ou rótulos com má impressão. A população é incentivada a contribuir com as ações de fiscalização enviando denúncias através do e-mail denuncia.procon@sjdh.ba.gov.br ou pelo portal oficial ba.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários