O processo seletivo para formação de Agentes de Leitura acontece no próximo dia 20, em Casa Nova (BA). O programa é desenvolvido pela Secretaria de Cultura do estado, através da Fundação Pedro Calmon, em parceria com o Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (Minc) e da prefeitura municipal. As provas orais e escritas acontecerão na Escola Municipal Alano Viana de Araújo, das 8h às 13h.
A prova escrita será composta de questões discursivas de interpretação de texto e uma redação. A prova oral consistirá na leitura de um texto pelo candidato – entre poesia, conto ou crônica. Os candidatos deverão comparecer ao local das provas com documento de identificação original com foto, caneta azul ou preta esferográfica. É proibido levar para sala das prova aparelhos eletrônicos, como celular.
O projeto é destinado à formação de agentes de leitura com ensino médio completo e idade entre 18 e 29 anos, para atuarem na democratização do acesso ao livro e formação leitora, por meio de visitas domiciliares, empréstimos de livros, rodas de leitura, criação de clubes de leitura e saraus literários abertos para as comunidades.
Cada agente de leitura receberá um kit contendo 100 livros, uma mochila, uniforme, uma bicicleta e uma bolsa-complementação de renda no valor mensal de R$ 350 durante o período de um ano, além da capacitação de 196 horas/aula.
Com dedicação de 25 horas semanais, atendendo a 25 famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, desenvolvendo atividades de mediadores literários, os agentes de leitura estarão integrados às bibliotecas públicas municipais, escolares, bem como aos Pontos de Leitura e de Cultura.
As bolsas serão prioritariamente destinadas às pessoas que estejam enquadradas abaixo da linha de pobreza. O processo seletivo consiste na análise documental de caráter eliminatório, prova escrita e oral de caráter eliminatório e classificatório, análise curricular e entrevista de caráter classificatório. Da região Norte, fazem parte do projeto os municípios de Casa Nova, Curaçá, Capim Grosso, Jaguarari e Paulo Afonso. (Com informações da Ascom PMCS)


