Em meio à polêmica dos gestores escolares, a secretária municipal de educação de Petrolina, Célia Regina, está convicta de que a ideia do prefeito Júlio Lóssio (PMDB) é de consolidar o processo de gestão democrática com a eleição direta dos gestores.
Ela lembrou inclusive que um dos projetos de Lóssio, de nº 075/10, trata justamente da inclusão dos Centros de Educação Infantil nesse processo, já que o corpo diretor nesses estabelecimentos ainda não era escolhido através do voto da comunidade. Célia Regina admitiu, no entanto, que a polêmica acerca dos gestores escolares deve inviabilizar as eleições este ano.
“É possível que fiquem para a segunda quinzena de dezembro. Só não dá para ser em janeiro, quando acontecem as matrículas na rede escolar, e nem fevereiro, porque estaremos recebendo os novos alunos. Talvez possam também ser prorrogadas para março. Essa é uma decisão que o Conselho (de Educação) ainda vai discutir”, ponderou.
Célia Regina, que deve dar esclarecimentos na Casa Plínio Amorim ainda esta semana sobre o projeto de lei enviado por Lóssio, negou os rumores de uma suposta tentativa dos atuais gestores em forçar um continuísmo no cargo. O que ocorre, segundo ela, é que a Lei nº 1.874 revoga a anterior (de 2004), fazendo com que o mandato dos gestores passe a contar de 2006. “O momento é de renovação ou recondução (ao cargo), mas através do voto”, ponderou a secretária.




Prefeito cuidadocom certos tipos de diretores.Eles adoram as festas promovidas pela educaçao! Muitos professores também,mas não se iluda a falsidade é muito grande!A Célia Regina é muito humana, porém bastante ingênua.Tem um gabinete cheio de incopetentes.
Esperamos que a eleição realmente ocorra, e que o processo de gestão democrática esteja consolidado neste Município.Tanto o prefeito quanto a secretária devem pensar uma nova data. Março seria uma boa opção para que os futuros candidatos possam elaborar seu projeto de gestão. O processo de eleição para este ano é inviável por conta que o professor tem inúmeros compromissos na escola porque é fechamento do ano letivo. Diante do exposto, aguardamos uma atitude prudente do senhor prefeito, caso contrário irá provocar uma grande insatisfação por parte dos servidores e da população.
Caro Rogério houve até distribuição de material pró-Dilma em uma escola do Bairro São Gonçalo. Isso fica claro o porque de tanta pressa para que as eleições ocorram. Por trás de tudo isso existe além de favorecimentos de vários gestores anti-Lóssio, a subserviencia de outros que indiretamente fazem parte do processo, seja por parentesco, seja por pura politicagem, para que as diretorias das escolas se transformem em verdadeiros diretórios.
O apadrinhamento dos gestores de escola é uma vergonha, já tive a oportunidade de fazer alguns trabalhos nas escolas, e presenciar o descaso de algumas escolas municipais.Tanto na parte pedagógica como a administrativa.
Professora ,
Arrume a sua mala e dê espaço p/ PROFª ESMELINDA e aprenda a ser secretaria veja como ela administra .
Essa polemica ja teria sido resolvida, agora brincar de ser secretaria, paciencia.Se é q/ o prefeito já pediu todos so cargos, vamos quem sai.
Você bem que está preocupada não é branca? mais porque sería essa pressa toda? calma, não pode haver um processo desses em detrimento a interesses de alguns, que parece ser o seu caso, relaxa se não, não encaixa.
É ISSO MESMO ROGÉRIO, A SECRETARIA É UMA PESSOA COMPROMETIDA, O QUE ACONTECE É QUE OS APAIXONADOS PELO SECRETARIO DA GESTÃO ANTERIOR, FICA COMPARANDO A SECRETARIA ATUAL. ” QUEM VIVE DE PASSADO É MUSSEU”. EDUCAÇÃO É UM PROCESSO DE CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. CUIDADO COM CERTOS GESTORES,PRINCIPALMENTE OS QUE JÁ SE SENTEM DONOS DAS ESCOLAS! ” AS ESCOLAS PRECISAM É DE UMA RENOVÇÃO
GERAL DE GESTORES.
DESCULPE! RETIFICANDO “MUSEU” A TECLA S ESTÁ COM DEFEITO.
A educação é importante, então tem que ser levada a sério por todos que demonstram compromisso e se preocupam com a formação dos cidadãos. Gestores cai na real, muitos de vocês estão achando que as escolas já é propriedade sua. Tem gestores que se acham com tanta competência que se podessem estariam no lugar da secretaria. ” É isso mesmo, tem que haver o processo democratico “eleição”. ” as escolas necessitam de uma renovação geral dos gestores. E mais ainda, os gestores de escolas deveriam administrar somente por quatro anos e acabou. Ser humano nenhum aguenta ter que aturar uma gestão por oito anos. Reveja isso, sindicato”!
Entendo tudo isso que astá acontecendo nesse município como uma verdadeira regressão da educação democrática, sinto-me na idade da pedra, onde tudo acontecia por que um mandava e outro obedecia,seu prefeito pelo amor de Deus menos,as pessoas precisam de mudanças e o senhor o que tem feito pra que isso aconteça?Acorde!!!!!! a educação está tomando um rumo lastimável.É uma pena.Ocorde homem de Deus!!!! as coisas têm que ser resolvidas com coerência e não por conveniência.Quem avisa amigo é!
Concordo com os comentários sobre as gestões das escolas do município, quatro anos são suficientes para uma gestão escolar. Tem profissionais na educação( professores) com atividades inovadoras e que perde a oportunidade de desenvolver um bom trabalho nas escolas.Gestores voto é secreto, e é direito de cada um escolher, independente de quem queira apoiar. Perseguir funcionários é ser contra uma gestão democrática.
É necessário que a educação seja levada a sério nessa gestão.
A eleição é uma conquista dos servidores municipais da educação.
o tempo de QI já passou… Eleições já!
A ELEIÇÃO PARA GESTOR É NECESSARIA SIM, MAIS NAO É O UNICO PROCESSO QUE PRECISA SER COLOCADO EM PRATICA.
TAMBEM É ´RECISO QUE HAJA CONCURSO PUBLICO QUE JA TEM UM BOM TEMPO QUE HOUVE E O Q. I TA SOLTO
Tem professores com promessas árduas para cumprir,os gestores já começaram a colocar as assinhas de fora,ameaçando coisa do tipo “Elas me aguardem!”Muita coisa vai acontecer e vão me pagar muito caro,é assim senhor prefeito que está funcionando as coisas nas escolas,gestoras querendo ingolir funcionários e professores,agora preste muita atenção na prestação de contas desses gestores pois estamos de olho!
é gostaria q tivesse eleiçao pois trabaho em uma e todos o funcionarios estão revoltados com a gestora pois ela está trabalhando de uma forma em que os fucionarios não tem liberdade de expressão;peço que o senhor prefeito fique ligado nesses gestores que ñ tem humanidade com professores enem com as classes menores de fucionarios por favor mudem esses gestores eles já estão viciados no cargo que ocupa…
Sei que cada gestor deve ter o seu interesse para que não ocorra a eleição. Estão no direito de lutar para que isto não ocorra. Uns defendem os prejuízos causados pela interrupção de um mandato, onde projetos permeiam no contexto atual. Outros defendem o caos e conflitos vivenciados na última eleição. Outros acabaram de entrar, e não tiveram nem tempo de mostrar o seu trabalho. Porém, eu, e mais uma minuria, aprendemos que a gestão deve ser acima de tudo, democrática, e foi no voto que conseguimos vencer, e pagamos para ver se o nosso trabalho realmente é reconhecido pela nossa comunidade. Afinal, se a gestão foi boa, legalmente continuaremos, se não… devemos deixar que outros a façam da forma como a comunidade quer.Por que temer? Afinal quem é bom continua! Mas o perigo é ficarmos sem a legalidade que tanto defendemos e ensinamos nas escolas. Posso não ser a gestora em 2011 na escola onde atuo, pois existe grupos com outra filosofia e que tem direito e espaço para defender um projeto. Tenho certeza que não falta espaço para um bom gestor! Respeito a opinião de todos mas é isto que defendo.a DEMOCRACIA!
O que pode ser dito de cada gestor não são comentários a respeito de interesses partidários, mas sim o resultado do trabalho realizado. Existe sim, os que desejam ser eternos… os da mamatinha…, mas existe sim os que trabalham sério, e devem ser respeitados. Muitos querem entrar, para também mamar, mas quando assumirem a posição vamos ver se aguenta o peso da responsabilidade! é o que digo gente é gente, em qulaquer cargo, existem as duas faces da moeda! O certo é certo! A comunidade que escolha o que melhor lhe representa. gestoras de carrões…, gestoras elegantes…, descabeladas… boazinhas…. Cada um deve escolher e esse direito não pode ser tirado!
Todo mundo quer ser gestor, creio que o desabafo de muitos profissionais de educação não é denigrir a imagem de quem estar no poder.Sabemos que toda regra tem excessão. Porém é muito saturada uma direção por muito tempo. Responsabilidade todo servidor municipal tem de sobra. Quem realmente está almejando esse cargo é porque se sente apto para exercê-lo. O direito de escollha pela comunidadade é importantissímo. Portanto, é NECESSÁRIO, que outros tenham oportunidade para que a própria comunidadde possa apreciá-la. DEMOCRACIA HOJE E SEMPRE, como está escrita na Constituição Brasileira Cidadã de 1988.
É muito lamentável relatar essa colocação!!!
Se os próprios professores e funcionários que votaram e elegeram os gestores de determinadas escolas estão insatisfeitos com sua administração, achando que os mesmos não nortearam seu trabalho com verdadeira democracia, tornando-se verdadeiros ditadores e querendo tornar-se donos das escolas , talvez a solução no momento agora seja voltar o tempo do QI, com preferência (pessoal que não seja do quadro). É só o executivo nomear pessoas compromissadas , com seus novos projetos e dando continuidade aos famosos projetos atuais de alguns.
“Que pena”
Seria vc a pessoa mais indicada? Sinto muito… mas acho que todo mundo quer ser mesmo gestor! A democracia nunca vai ser atravé de qi.
Por que temer a volta do tempo QI?
Gestores na época do QI ( pessoal que não era do quadro) nas escolas, realizaram uma boa administração e algumas foram até mesmo, mais dinâmicas e atuantes do que a do momento da gestão democrática. Referencio no momento a boa administração dos gestores em alguns Centros Infantis que são através do QI.