Deputado Pedro Eugênio critica abusos cometidos pela Celpe contra consumidores

por Carlos Britto // 30 de abril de 2010 às 10:34

Dep. Pedro Eugênio_1

O deputado federal Pedro Eugênio (PT) criticou ontem (29), durante o programa Carlos Britto no Ar, os cortes de energia feitos pela Celpe de forma arbitrária.

Ele disse ser inadmissível a empresa cortar o fornecimento de energia dos consumidores que atrasaram, mas pagaram suas contas.  Além disso ele também lamentou a cobrança da taxa de religação da energia, filas longas para atendimento, falta de energia por mais de cinco dias em algumas localidades, entre outros problemas.

Pedro Eugênio ressaltou que a falta de energia é injustificável para uma empresa que cobra taxas altas. “Cadê os investimentos para garantir energia elétrica a todos?”, questionou. Sobre a cobrança na taxa de religação da energia ele foi enfático: “isto é um abuso ao consumidor, principalmente à população pobre que precisa ser respeitada”.

A líder comunitária do bairro Quati, zona oeste de Petrolina, Angelita Ferreira, que também participou do programa, ressaltou que sua energia foi cortada após a conta já ter sido paga e que a Celpe fez o corte na véspera do feriado de Tiradentes. “Eles cortam um dia antes do feriado, a minha conta estava atrasada, mas já havia sido paga. Ligamos para a central e eles demoram para fazer religação e ainda cobram R$ 22 de taxa”, lamentou.

O parlamentar ressaltou ser necessário um trabalho conjunto de fiscalização, que já acontece entre a Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Faz-se necessário uma ação intensificada de fiscalização entre a ARPE e a Aneel, além do trabalho conjunto desses órgãos devem atuar o Procon, os governadores, deputados e vereadores”, destacou.

Deputado Pedro Eugênio critica abusos cometidos pela Celpe contra consumidores

  1. Roberto Gomes disse:

    O problema em grande parte é que as empresas prestadoras de serviço, recebem por serviços executados, a Celpe por sua vez acha interessante que sejam cortadas as energias, para ganharem em cima da taxa de religação. Deviam extinguir a taxa de religação para ver se a Celpe continuaria com todo esse autoritarismo.

    a Celpe deveria receber o titulo de pior empresa pernambucana do ano!

  2. A VERDADE disse:

    eita q agora é tanto deputado preocupado com o povo!!!
    esse eu nunca nem tinha visto falar….
    agora é de petrolina….
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk……

  3. Cidadão disse:

    É muito fácil para um deputado criticar uma empresa privada. Em geral eles esquecem que quando se privatizou o sistema se assinou um contrato com um conjunto de metas a serem cumpridas e fiscalizadas pela Aneel. No contrato, é estabelecido uma série de indicadores a serem cumpridos. Então, se no contrato está estabelecido uma certa quantidade de dias úteis para o religamento, então paciência, que eu saiba feriado não é um dia útil. Além disso, todo mundo sabe que um pagamento leva em torno de dois dias úteis para ser reconhecido pela empresa. Então, porque é que o indivíduo deixa para pagar a sua conta no prazo limite. Outra coisa, se a conta é tão cara, por que é que o governo do estado não reduz a alíquota do ICMS que em geral nunca é menor que 25% para esses serviços essenciais.
    Resumindo, é ser muito demagógico se solidarizar com o povo quando é você que tem o poder de elaborar as leis.

  4. Sansan disse:

    Cidadão, vc deve ser um dos funcionarios, e se é usuario nunca sofreu esse tipo de problema…a celpe e uma empresa que não respeita seus clientes tem funcionario despreparados e mal educados já sofri com isso. mas sabe pq? só tem ela…. por isso quando vem alguém e nos defende era pra ser aplaudido e não criticado..concordo com o deputados temos que nos unir e brigar pelos que sofrem os abuso da celpe…

  5. Cidadão disse:

    Só mais algumas informações:

    1 – No site da Aneel tem uma cartilha dos direitos do consumidor: http://www.aneel.gov.br
    2 – O telefone para reclamações é o 167
    3 – Aqui estão os principais direitos do consumidor: http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/dicas/peca/flash.cfm?flash=direitos1.swf
    4 – Querendo ou não, a Celpe tem um prazo legal de 48 horas para religar em caso de corte após o pagamento ter sido detectado
    5 – Nada é mencionado sobre a tarifa de religamento ser legal ou não (acho que seria bom o deputado consultar o PROCON primeiro)

    É só

  6. Pe, Antonio disse:

    Seja demagogia ou não, o deputado está correto em suas colocações. Um dos argumentos para a privatização era a melhorar a prestação do serviço. A empresa privada presta o serviço e tem lucros com isso. Por isso, ela deve respeitar, tratar o usuário como cliente, prestar um serviço de qualidade e atender bem os seus clientes, pois nós pagamos pelo que consumimos. Não é preciso ogoverno diminuir aliquota nenhuma…. Se a empresa assumiu ….. é porque onegocio é vantajoso. Acontece muita falta de respeito pelo consumidor, como se estivessemos pedindo favor

  7. Angelita-presidente-Quati disse:

    A CELPE continua cortando a energia no Loteamento Quati. e a taxa de religação, já chegou e custa R$ 22,64. Dizendo que é religação de urgência!
    Obs: Se eles cortam abusivamente, porque que o consumidor é quem fica no prejuízo?
    Quem estiver interessado em entrar com uma ação contra a CELPE, ligue para 3863 4132 ou 8837 8880( Angelita F. Silva) Vamos dizer ” Basta de constrangimento…
    Ah! não conhecia o deputado Federal Pedro Eugênio, más parabenizo o mesmo pela coragem de se expor, defendendo o consumidor.

  8. Luis Fernando disse:

    A CELPE pratica um verdadeiro terrorismo no que se refere à cobrança. Com menos de 15 dias de atraso o seu nome vai pro cadastro do SPC. Mesmo assim, exatamente 30 dias depois do vencimento, mandam cortar a sua energia. Cortaram a minha energia na sexta passada. Fiz o pagamento no mesmo dia e quando solicitei a religação de urgência me disseram que só viriam na segunda feira, pois eu tinha solicitado depois do horário comercial (eu liguei as 17:45, logo que fiz o pagamento). Liguei pra ARPE para registrar uma reclamação e o atendente me informou que a CELPE estava certa, de acordo com a resolução da ANEEL. Liguei para a ANEEL e infelizmente confirmei essa informação. Ainda pretendo ir até o PROCON, pois considero esta prática como cobrança abusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários