Moradores do N-1 do Perímetro de Irrigação Senador Nilo Coelho (PISNC) amanheceram neste sábado (6) preocupados diante do canal que abastece a comunidade está completamente seco. O mais grave é que o problema ainda deve continuar por algum tempo.
Como este Blog vem divulgando, um vazamento em uma válvula na Estação de Bombeamento (EB) principal do Perímetro, em Sobradinho (BA), inundando a casa de bomba em curto período de tempo. O Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), que administra o PISNC, corre contra o tempo para sanar os transtornos.
Procurado pela reportagem, o gerente do DINC, Paulo Sales, adiantou ter conseguido um conjunto de motobombas para liberar 3,2 metros cúbicos por segundo (m³/s), fazendo com que gestão dos canais do Perímetro, fosse retomada. Sales deixou claro, contudo, que a água para os produtores não deixou de chegar, graças a um plano de contingência estabelecido de duas horas, na parte da manhã, e outras duas na tarde. Em algumas estações, quando possível, esse plano estendia quatro horas de fornecimento para algumas estações, ela manhã.
O gestor do DINC admite que ainda não dá para se falar em funcionamento normal dos canais, já que o canal principal tem 62 quilômetros de extensão, e com os 3,2 m³/s momentâneos levará um tempo para que a água chegue até o final. “Nesse ínterim a gente vai ter que adotar alguns protocolos, para evitar, por exemplo, que o pessoal capte a água direto do canal, e a gente consiga dentro de um tempo previsto fazer a água chegar até a ponta”, ressaltou. Sales frisou que o prazo para que a situação seja normaliza depende de estudos da equipe de operação. Mas a partir de amanhã (7) ou segunda-feira (8), seja disponibilizado um segundo conjunto de motobombas de 3,2 m³/s, o que deve minimizar ainda mais o problema até sua resolução final.


