Primeiro-ministro japonês admite que nível de radiação em usina “está perigoso” para população

por Carlos Britto // 15 de março de 2011 às 09:00

O porta-voz do primeiro-ministro do Japão, Yukio Edano, admitiu nesta terça-feira (15) que o nível de radiação na área da usina nuclear de Fukushima está “perigoso” para a saúde da população.

Pouco antes, o premiê japonês, Naoto Kan, já havia informado que um incêndio que atinge o reator 4 fez a radiação subir “consideravelmente”. Ele ampliou a área de alerta radioativo na região da usina para 30 km.

Por volta das 6h20 (horário local), uma explosão atingiu o reator 2. Ela pode ter danificado o reservatório de supressão, informou a Agência de Segurança Nuclear e Industrial, citando relatório da Tokyo Electric Power Co., operadora da usina. O teto do prédio do reator foi danificado, e havia vapor saindo dele.

A Tokio Eletric Power informou após a explosão que níveis de radiação quatro vezes mais altos foram medidos na província de Ibaraki, ao sul da usina, entre as províncias de Fukushima e de Tóquio.

O operador da central nuclear de Fukushima 1 anunciou a retirada de seu pessoal da área do reator 2, exceto pelos funcionários encarregados de bombear água para refrigerar o sistema em colapso. (informações do G1/foto: AP)

Primeiro-ministro japonês admite que nível de radiação em usina “está perigoso” para população

  1. souza disse:

    E em breve teremos uma usina em Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários