Primeiro dia do ‘Juá Literária’ atrai quase 7 mil pessoas com Tenda das Palavras

por Carlos Britto // 23 de outubro de 2025 às 10:00

Foto: Gilson Pereira/Ascom PMJ

Estudantes, professores e admiradores da literatura lotaram a Tenda das Palavras – Espaço Flijuá, na quarta-feira (22), primeiro dia do Festival ‘Juá Literária’. O espaço recebeu cerca de 7 mil pessoas, atraídas pelos estandes das editoras, pelos lançamentos de livros no Cais da Palavra e pelos bate-papos com escritores e convidados.

Os estudantes Victor Davi de Souza e Jorge Augusto Marçal, alunos da Escola Municipal Maria Julia Tanuri, abriram a programação do dia, com um recital e contação de história. “Eu estou muito orgulhoso por ter a oportunidade de abrir esse evento gigantesco, que incentiva a leitura das crianças. Eu gosto muito de ler, porque a leitura não são só palavras, a gente viaja para outro mundo, e eu quero que outras crianças tenham essa oportunidade”, disse Jorge Augusto, agente literário do município.

A Tenda reuniu, além dos estandes de editoras e livrarias, apresentações dos estudantes das redes estadual e municipal de ensino e as mesas “Festas e Feiras Literárias”, com Ester Figueiredo, Sandro Magalhães e Fabiano Piúba; “Literatura, Educação e Infâncias”, com Maísa Antunes, Marília Rosa, Moesio Belfort e Wanderlea Andrade; “Escritas e Olhares da História Real”, com Itamar Vieira Junior e a mediação de Antonio Veronaldo; e “Literatura na Educação Antirracista”, com Kalypsa Brito e Marcos Cajé. O encerramento foi marcado pela apresentação do Coletivo A voz de uma mulher.

A psicóloga Raquel Souza tentou descrever o seu encantamento com o festival: “Nunca pensei que pudesse participar de um evento desse porte em Juazeiro. Eu sou fã de Itamar Vieira Junior e fiquei super emocionada por poder ouvi-lo falar sobre o seu trabalho e a sua relação com a escrita. Além disso, foi impressionante ver a quantidade de títulos que encontramos nas livrarias. Foi difícil escolher o que comprar”.

Apoio

O Festival é realizado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), como uma culminância do Juá Literária. A iniciativa engloba uma série de ações de educação, cultura e arte, para a formação de estudantes cada vez mais leitores, integrando família, sociedade e escola em uma viagem ao mundo transformador da leitura.

Com a curadoria de Maviael Melo, o Festival ainda conta com o apoio do Governo da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Editora IMEPH e Andelivros. A produção é assinada pela Carranca Produções e pela Entre Versos e Canções Produções Artísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários