Primeiro CD de Maviael Melo leva marca do artista e traz participações de peso

por Carlos Britto // 15 de março de 2014 às 21:38

Maviael 2Depois de sair de Petrolina para focar seu trabalho em Salvador (BA), há oito anos, o músico, poeta e cantador Maviael Melo vem provando para ele mesmo que a mudança de ares foi necessária para sua carreira. Ao longo desse tempo – em meio a uma agenda concorrida de shows – ele chega ao primeiro CD, “Entre a ponte dos sonhos”, lançado na capital soteropolitana em janeiro deste ano.

Composto por 13 faixas, o disco traz a essência regional de Maviael, mesclada com nuances de uma MPB mais rebuscada pela qual também tem formação. Além da belíssima capa (muito bem trabalhada, por sinal), o CD traz um repertório escolhido a dedo, que passeia por xotes, cantorias, modas de viola e até referências a antigos carnavais.

Este não é o primeiro disco do músico. Em 2007, Maviael já havia lançado em Salvador um outro chamado “Entre Versos”, apenas com poesias. Nesse novo trabalho, há mais canções. Mas as poesias também estão lá, a exemplo de ‘O plantador de milho’ (Daudeth Bandeira), ‘A Dama da Noite’ (Chico Pedrosa) e ‘Campanha eleitoral’ (Maviael Melo). Mas somente agora ele deu vida a um CD também com músicas.

Ele explica que a demora em fazer este primeiro trabalho musical registrado em disco foi justamente porque esperou algumas canções “amadurecerem” para trazê-las ao mundo. “Depois que terminamos de gravar o disco, e estávamos ouvindo para definir a masterização, percebemos que tinham outras dez músicas que poderiam ter entrado. Mas tem músicas nesse disco, que foram feitas depois de outras mais antigas que tenho, que já chegaram pedindo para entrar nesse disco de qualquer jeito. Em resumo, a gente está praticamente com outros dois discos prontos”, revelou.

Voos altos

CD maviel_640x360Produzido pelo próprio Maviael, que também ficou responsável finalização, ‘Entre a ponte dos sonhos’ é – segundo ele – “praticamente um disco autoral”, já que 80% das canções são dele e em parcerias. A direção musical é de Kiko Souza; a gravação e masterização, de Dinho Filho; a capa e encarte, de Victor Fidel; e a diagramação, de Jefferson Douglas (Gráfica FacForm).

Além da parte técnica, Maviael contou com parceiros musicais de peso. A começar pelo próprio irmão, Maciel Melo, que canta com ele em ‘Na palma da mão’; Já Xangai aparece em ‘Chegou a vez’; Carla Visi empresa sua voz em ‘Mané, Maria e Luar’; João Sereno participa de ‘Fatia de Pão’; Armandinho Macêdo está em ‘A Marcha do dia seguinte’; e o violonista costarriquenho Mário Ulloa dá sua colaboração em ‘Cofre’.

Depois do sucesso de público Salvador, quando lotou uma casa noturna da capital, o músico lançará seu CD em Petrolina, no próximo dia 9 de abril no Teatro do Sesc, com presenças já confirmadas de Carla Visi e Mário Ulloa. O bom resultado alcançado pelo disco já faz Maviael, inevitavelmente, pensar em voos mais altos. Até porque nos últimos cinco anos já vem desenvolvendo projetos mais amplos, como o Encontro de Cantadores em Salvador (que conta com apoio das esferas estadual e federal), e de vários eventos culturais pela Bahia e, agora, Pernambuco.

Ele também já tem passagem pelo Sudeste, onde participou em São Paulo de um programa do apresentador Rolando Boldrin, na TV Cultura. Maviael, inclusive, já enviou o disco e um livro novo de sua autoria para Boldrin, e também quer divulgar seu trabalho no Rio de Janeiro. Mas ressalta que não está forçando nada. Segundo Maviael, o seu novo trabalho já vai lhe garantir uma extensa agenda de shows e atividades como arte-educador pelo menos até outubro. “Estou planejando com alguns amigos ir para o Rio, mas não para fazer shows. Quero primeiro conhecer a cidade. Tudo vem na hora certa”, pondera. (Fotos: divulgação)

Primeiro CD de Maviael Melo leva marca do artista e traz participações de peso

  1. trompetista disse:

    maviel ! vc esta de parabéns, a capa do cd tem tudo haver com vc! mais uma vez parabens e sucesso!

  2. Maria Reuza disse:

    Parabéns Maviael, muito sucesso vc é um artista completo, pessoa simples e de coração bom e alma limpa.
    Felicidades, estarei no show com certeza.

  3. Nascido no Dom Malan disse:

    Maviael,grande talento e grande figura humana.Desejo muito sucesso.

  4. Sandra costa disse:

    O CD esta muito bonito e as faixas estão DEMAIS.. agora escutando pela x vezes rssrrsrs Vale a aquisição .. Música de qualidade.. Não percam o show… É um verdadeiro show

  5. engenharia disse:

    A canção com a cantora Carla Visi é perfeita, Carla tem uma linda voz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários