Primeira captação múltipla de órgãos é realizada com sucesso no HUT

por Carlos Britto // 16 de fevereiro de 2012 às 16:48

O Hospital de Urgências e Traumas (HUT) de Petrolina fez a primeira captação múltipla de órgãos da região em 2012. E o resultado não poderia ter sido melhor.  No último sábado (10), a família de um paciente de 39 anos, que morreu atingido no crânio por um tiro de revólver, decidiu doar coração, fígado, rins e córneas da vítima. A captação foi realizada pela equipe da Central de Transplantes de Pernambuco, após o trabalho de orientação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplante (CIDHOTT – HUT/Univasf) e Organização de Procura de Órgãos (OPO-Hospital Dom Malan/Imip).

Segundo a coordenadora da CIDHOTT – HUT/Univasf, Maria Emília Vidal Teles, o transplante de coração foi realizado com êxito. “Logo após a captação, o receptor do coração já aguardava o novo órgão no centro cirúrgico de um hospital no Recife para realização do transplante, que foi bem sucedido”, comemorou. Os demais órgãos serão transplantados de acordo com a fila de espera e compatibilidade dos receptores. As córneas serão transplantadas em Petrolina pelo Instituto de Olhos Vale do São Francisco.

Vale ressaltar que a doação de órgãos depende também dos doadores manifestarem essa vontade ainda em vida. “Dialogar com os familiares ainda é primordial para que as doações aconteçam. Após a confirmação da morte do paciente, a família é soberana sobre a decisão e é apenas ela quem pode autorizar a doação. Se as pessoas não deixam claro, em vida, que desejam doar, o processo de convencimento no momento de luto é muito difícil. Em 51% dos casos a recusa da família é motivo da não doação”, esclarece a coordenadora.

Ainda de acordo com Maria Emilia, tudo correu bem graças ao suporte técnico e empenho da equipe do HUT. “É um processo bastante complexo que envolve familiares, mobilização da equipe de captação de órgãos e a seleção do receptor. Para que tudo isso fosse executado em tempo hábil, contamos com o envolvimento e empenho de uma equipe multiprofissional, além do suporte técnico e qualificado da equipe da Emergência e Unidade de Terapia Intensiva, como o grande diferencial para o êxito da ação”, completou. (Com informações da Ascom/HUT)

 

Primeira captação múltipla de órgãos é realizada com sucesso no HUT

  1. OLHO CLÍNICO disse:

    Também! Pela quantidade de gente que morre neste hospital, não seria possível que não tenham aprendido a retirar os órgãos para alguma coisa. E assim mesmo só conseguem isto por que o cliente não pode reclamar. Aquilo lá é um verdadeiro açougue.

  2. Francesco disse:

    O Governo do Estado deveria estruturar melhor a saúde de média e alta complexidade em Petrolina para evitar que o São Francisco torne-se mero fornecedor de órgãos.

  3. Dreda disse:

    Parabens a equipe da OPO e da UTI do HUT. Captação de órgãos não é uma coisa fácil e depende de muito empenho da equipe. Para o comentarista que está preocupado em Petrolina ser um mero fornecedor de órgãos, saiba que é raro captar por aqui outra coisa que não seja córnea, e que nossos pacientes vão sempre transplantar em Recife ou Salvador, pela melhor estrutura.

  4. João Assis disse:

    Quanta gente mesquinha nesse mundo! Uma materia que deveria ser elogiosa e esse povo mediocre fica criticando. Se vcs tivessem algum parente fazendo hemodialise tres vezes por semana, 8 horas por dia, e na esperança de um dia sair da fila de um transplante saberiam a importancia de um gesto deste, saberiam a importancia de salvar várias vidas.
    Só pra constar: Só faz doação o paciente que teve Morte Encefálica, ou seja, não é qualquer tipo de óbito que pode fazer doação, então antes de exporem suas idéias vergonhosas procurem se informar! Mas o fato é que gente deste tipo não saberá jamais a grandeza de um gesto deste. Lamentável!

  5. Agneta disse:

    Antes de qualquer comentário é necessário o conhecimento do assunto e por conhecer a necessidade de várias pessoas que ficam numa fila para poder ter o direito a VIDA é que parabenizo a toda equipe por mais este grande feito no HUT.
    Que Deus ilumine vcs!!!

  6. Dora disse:

    Parabenizo a toda a equipe do HUT e UTI. Por ajudar a outras pessoas a ter o direito a vida.E acima de tudo parabenizo aos familiares dos doadores que entederam a grande importancia , da doação de orgãos, é uma ação de muita dignidade. manter o seu ente querido vivo em outro ser humano dando o direito a vida.

  7. Michele Queiroz disse:

    Pois é Dreda, comentários como esses falando que “somos fornecedores de orgãos” me dão naúsea! Uma pessoa dessas no mínimo não tem bondade no coração. Parabéns a família que autorizou a doação, muitas vidas serão salvas a partir deste gesto. Espero que em breve Petrolina tenha estrutura para além de fazer a captação, faça também os transplantes.

    Ao senhor “Francisco”: Existe uma fila de espera onde pessoas de qualquer lugar do Brasil espera, e o orgãos, venham de onde vier, vai para o receptor compatível. Deus lhe proteja para que um dia você não precise de uma doação!

  8. Débora Freire disse:

    É uma pena ver a forma como algumas pessoas criticam um sistema. Ainda mais quando esse é responsável e criterioso. A doação é um ato grandioso onde o ser demonstrará o verdadeiro ato de respeito pela vida do seu proximo, pois muitos dependem, desse ato para dar continuidade a suas vidas.
    Parabenizo a familia do paciente ora mensionado, que Deus dê o merecido conforto a todos e que em um ano eles irão ter o prazer de conheçer o beneficiado apartir da atitude destes. Deus proteja a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários