A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, entre os dias 1 e 11 de dezembro, a Operação Temática de Combate a Crimes Ambientais (OTECA), em cidades do Agreste e do Sertão de Pernambuco. A iniciativa buscou coibir diversos crimes relacionados à devastação do meio-ambiente e contou com o apoio de órgãos ambientais.
A operação consistiu em um alinhamento operacional com policiais rodoviários federais do Nordeste, Pará e Mato Grosso, além de contar com o apoio do IBAMA, CPRH, Cemafauna Caatinga e INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso). Em seguida, foi desencadeada a etapa de fiscalização nas Delegacias de Caruaru (Agreste), e Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina (Sertão).
Durante os trabalhos foram realizadas diversas apreensões e emitidos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pelos crimes ambientais. Entre estes destacam-se a apreensão de 502 metros cúbicos (m³) de madeira ilegal – incluindo um caminhão bitrem que transportava 60m³; o resgate de 160 aves silvestres; e a emissão de 45 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pelas irregularidades.
As aves resgatadas durante a operação foram encaminhadas aos órgãos ambientais, para serem cuidadas e reintegradas à natureza. Já a madeira ilegal apreendida é encaminhada ao Ibama e CPRH, e poderá ser doada a instituições sociais, de ensino e pesquisa ou outros órgãos públicos.

Foto: PRF/divulgação


