A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em Petrolina 24 comprimidos de anfetaminas (mais conhecidos por ‘rebites’), durante uma fiscalização na BR-428, na última sexta-feira (8). No decorrer de uma fiscalização, foi dada a ordem de parada ao condutor de um caminhão. Durante a verificação, a equipe percebeu que o tacógrafo (dispositivo que monitora o tempo de direção, distância percorrida e velocidade), estava vencido pelo Inmetro, juntamente com o disco diagrama.
Após aprofundar a vistoria, os PRFs encontraram duas cartelas de rebites. O condutor alegou ter adquirido a substância para consumo próprio, caso fosse necessário em viagens para se manter acordado.
A substância é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo importada e comercializada ilegalmente no país. Ela costuma ser usada por motoristas para inibir o sono e prolongar a viagem, desrespeitando, muitas vezes, a Lei do Descanso, e colocando em risco o próprio condutor e os usuários das rodovias federais. Diante do ocorrido, o condutor foi encaminhado para a Polícia Civil (PCPE) local e submetido ao Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por porte de substância entorpecente para consumo pessoal.


