Presidente do Sindsemp minimiza vitória de Lóssio: “Perdemos apenas uma batalha”

por Carlos Britto // 20 de maio de 2011 às 17:51

A presidente do Sindicato dos Servidores de Petrolina (Sindsemp), Léia Araújo (foto), minimizou a vitória do prefeito Júlio Lóssio (PMDB) em relação à polêmica da nucleação de escolas municipais e ao processo de escolha dos gestores escolares, via eleição direta.

Na sexta-feira passada (13) o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do desembargador José Ivo de Paula, deu ganho de causa à prefeitura, mantendo a nucleação das escolas e o processo da escolha dos gestores sem o voto direto.

“Não considero derrota, porque sempre que você está nas discussões e nas lutas, perde-se batalhas”, ponderou Léia, acrescentando que já está se articulando junto ao Conselho Municipal de Educação e às comunidades para ampliar esse debate.

“O que estamos requerendo do Executivo nada mais é do que nosso direito constitucional. Isso representa uma discussão da justiça, o que a secretaria (de Educação) poderia ter evitado se tivesse aberto o debate com essas comunidades”, afirmou.

Léia revelou ainda que o sindicato deve recorrer da decisão, uma vez que o novo projeto de lei, referente à nucleação, já é suscetível de observações. A presidente deixou claro que a entidade nunca foi contra o processo de nucleação, e sim ao que chamou de “falta de transparência de critérios” sobre os motivos dessa nucleação. “Os alunos, mesmo com esse processo definido, precisam ter esses esclarecimentos, e isso eles ainda não tiveram”, disse.

Sobre as eleições dos gestores, Léia explicou que a decisão não deve gerar prejuízos ao processo, porque nos documentos emitidos pela comissão anteriormente, já está definida a forma de como irão acontecer – inclusive dentro do prazo prorrogado (20 de junho). Outra discussão diz respeito à eleição nos Centros de Educação Infantil. Pela Secretaria de Educação, estes centros (segundo a Lei 2.353) estão englobados. Mas o sindicato entende que não. “Se a nucleação for mantida, será escola de tempo integral, junto com centros de educação e escolas em tempo regular. São características diferenciadas, que não estão sendo levadas em conta”, finalizou.

Presidente do Sindsemp minimiza vitória de Lóssio: “Perdemos apenas uma batalha”

  1. Francisco Lopes disse:

    Carlos, publique essa notícia boa para a região. Sairam os dados da Infraero referentes à estatística dos aeroportos. O Aeroporto Internacional do Vale do São Francisco atingiu 112.874 passageiros entre janeiro e abril/2011. Sendo que no mesmo período do ano passado o movimento ficou em 68.736 passageiros. Um aumento de 64% no período. Somando os últimos 12 meses o movimento atinge 298 mil passageiros. Com esses dados de abril a previsão é de chegar a mais de 330.000 passageiros/ano.

    (fonte: http://www.infraero.gov.br/index.php/br/estatistica-dos-aeroportos.html)

  2. nina disse:

    Isso é democracia? Qro ver os resultados em 2012!!!!! A educação decai a cada dia….

  3. ramon costa disse:

    o prefeito júlio lócio faz propaganda do consultòrio oftamológigo com musiquinhas pela cidade. trecho: “só não enxerga quem não quer ver”
    ou seja, pra ver bem tem que fazer uma consuta com ele!kkkk
    o povo tem que fazer uma consulta com ele para enxergar sua má gestão! fora lócio!!!!!!!!

  4. Professora disse:

    O que vemos é um descaso com a educação de Petrolina, é um retrocesso. Realmente “só não enxerga quem não quer ver”… Impossível achar q a nucleação beneficia, só burocratiza e mantém o diretor longe de todas as unidades de ensino…
    A nova agora é que esse desprefeito quer transformar os Centros de Educação Infantil de Bebedouro I e II em Nova Semente, segundo ele a pedido da comunidade… Lógico, pra ele é bem melhor pois o professor(educador/cuidador) além de ser contratado trabalha os dois turnos e recebe apenas um salário seco! ACORDA PETROLINA!! ACORDA PROFESSORES!!!

  5. Paulo. disse:

    Olha torço para que o resultado possitivo,por esta decisão do Executivo e com o aval da Se.de Educação,vejo a necessidade de mudança para a modernidade de gestão em relação a Educação do nosso Municipio,se a necessidade de mudar porque não mudar para o bem da Educação da nossa População, sabendo se que todas as mudanção seja ela qual for sera com responsabilidade,se este é o caminho por que não segui,parabens Prefeito e avante…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários