Presidente do PT diz que o partido quer ganhar em 100 cidades da Bahia. Em Juazeiro, “Conselho Político” dará palavra final

por Carlos Britto // 02 de maio de 2012 às 10:32

O presidente da Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Jonas Paulo/(foto) declarou, em resolução distribuída aos membros da legenda, que pretende eleger cerca de 100 prefeitos no estado nas eleições municipais deste ano.

Atualmente, os petistas administram 80 das 417 prefeituras da Bahia. Mas o partido do governador Jacques Wagner quer ampliar esse número, já de olho na sucessão estadual em 2014. A resolução do PT, reafirmada por Jonas Paulo, é de que o partido “não deve apenas marcar posição, mas apresentar candidaturas competitivas que possam vencer os pleitos nos municípios”.

Onde não tiver perspectivas de sair com a vitória em outubro, o PT deve buscar apoiar partidos aliados. Nos últimos dias, a sigla realizou eventos com a apresentação de pré-candidaturas nas cidades de Remanso, Juazeiro e Ilhéus. Nesses lugares, conforme o dirigente, os nomes foram apresentados para serem debatidos.

Em Remanso, foi oficializada a pré-candidatura de Celso Souza à administração do município, com o apoio do deputado estadual Marcelino Galo (PT) e do atual prefeito Zé Filho (PR). No município, 15 partidos formam a base para conduzir o petista ao Executivo municipal. Entre eles estão PR, PSD, PRB, PSDC, PSC, PTN, PTdoB e PP.

O PT de Juazeiro aprovou, no último fim de semana, a resolução que confirmou a defesa de candidatura própria do partido na cidade, com a possibilidade de confirmar a pré-candidatura do ex-prefeito e suplente de deputado federal Joseph Bandeira. Com essa definição, o partido abre um prazo de cinco dias para inscrição dos nomes que pretendem concorrer no pleito.

Se dois ou mais se inscreverem, o PT realizará prévias. Caso contrário, será homologado o nome do ex-prefeito Joseph Bandeira, único que demonstrou interesse em disputar as eleições. Já o cenário das 35 maiores cidades está sendo discutido pelo “conselho político”, formado pelos presidentes estaduais dos partidos e o secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa.

“Questão de governo”

Nesses lugares há chances tanto de os petistas, como outros partidos da base de sustentação a Wagner, conquistarem o comando municipal. Segundo Jonas Paulo, algumas cidades são consideradas “questão de governo” por terem adversários fortes do grupo de oposição, a exemplo de Barreiras, Itabuna, Valença e Juazeiro, onde o atual prefeito Isaac Carvalho (PCdoB), pleiteia a reeleição e quer ser o candidato da base aliada.

Isso dá a entender que, mesmo após o Encontro de Tática Eleitoral”, a situação do PT em Juazeiro continua indefinida e a candidatura própria de Bandeira depende dessas discussões do “conselho político”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários