Presidente da Cubape desconfia de rodízio no abastecimento d’água em Petrolina

por Carlos Britto // 14 de abril de 2022 às 19:20

Foto: WhatsApp/Blog do Carlos Britto

Neste artigo enviado ao Blog, o presidente da Central Única de Bairros de Petrolina (Cubape), Pedro Caldas, voltou a se manifestar veementemente contra os serviços prestados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na cidade. E ele foi além: disse que a empresa estaria fazendo rodízio no abastecimento, sob o pretexto de “manutenção do sistema” e “falta de energia, entre outras justificativas.

Confiram:

Às margens do Rio São Francisco, mas não temos água nas torneiras.

A Cubape – Central Única dos Bairros de Petrolina tem repudiado à atitude da Compesa, que de forma irresponsável não cumpre o seu papel na cidade de Petrolina, ao não fornecer a água tratada 100% na cidade, e muitos bairros vivem o drama de faltar água nas torneiras diariamente. Nos últimos meses o bairro Henrique Leite, com uma população de mais de 20 mil habitantes, distante do Rio São Francisco coisa de aproximadamente 1.000 metros, vem sofrendo com a falta de água e passou a ser abastecida por carros-pipas, a pedido das lideranças comunitárias.

Acontece que a Compesa tem agido assim em vários bairros, usando como pretexto a “manutenção no sistema”, “falta de energia” entre outras desculpas. O que a gente acredita é que a Compesa está fazendo rodízio de água na cidade e não tem coragem de segurar tal atitude inaceitável.

Somos uma cidade com uma taxa de água muito cara, onde a empresa lucra por ano cerca de R$ 120 milhões, e o investimento por ela aplicado em Petrolina é de apenas 3%, segundo o levantamento do Trata Brasil e do SNIS – Sistema Nacional de Informação de Saneamento. Em pleno século XXI não podemos mais aceitar que as águas do Rio São Francisco cheguem a outros Estados brasileiros e nossos irmãos da Tapera, Pedrinhas, Serrote do Urubu, Porta de Palha, Porto da Ilha, Agrovila Massangano, Caatinguinha, Roçado, Nova Descoberta, Vila 12 e demais Vilas da Área Irrigada não tenham água tratada para o consumo humano.

Em 2010, em meio à Assembleia Geral da ONU, reconheceu-se o direito humano à água. Fico sem entender o porquê do MPPE não exigir da Compesa o cumprimento do contrato entre a Empresa e o Município, firmado no ato da concessão do sistema de água e esgoto. Por que o TJPE não cumpre a determinação do STF, que devolveu o direito da concessão do sistema de água e esgoto ao município de Petrolina? Tá na cara que a Compesa jamais vai cumprir o novo Marco Regulatório de Água e Esgoto.

Petrolina não pode voltar à época dos carros-pipas dentro de nossas comunidades. Chega desse descaso. Fora Compesa.

Pedro Caldas/Presidente da Cubape

Presidente da Cubape desconfia de rodízio no abastecimento d’água em Petrolina

  1. Petrus disse:

    Você tem que reclamar é da Neonergia, que pratica o preço de energia mais caro do planeta, sem nada de modicidade. Você sabe, por exemplo, que a vinda da COMPESA para o município é mera política e que em nada mudará na prática? Você sabe que se Petrolina administrar a água, terá que cobrir as demais microrregiões, constituídas por vários municípios, inclusive com água a custo zero para alguns deles? Deixe de jogar conversa fora. Prepare-se para cair no esquecimento. Seu reinado com Miguel acabou.

  2. MB DESDE 1979 disse:

    A COMPESA PASSOU DO PRAZO DE VALIDADE EM PETROLINA

  3. Defensor da liberdade disse:

    Onde estava a Coelhobape quando o galeguinho era aliado do governador?

  4. Paulo Gilberto disse:

    Pedro Caldas não tem moral pra falar nada sobre a conpesa nós 03 primeiros anos de gestão de Miguel Coelho este senhor permaneceu calado não abre a boca pra nada infelizmente estes que se dizem líderes comunitários só olham o umbigo deles e família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários