Presidente da Câmara de Exu apresenta ações com foco no “social, transparência e inclusão”

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2025 às 07:46

Foto: CME/divulgação

Em Exu (PE), Sertão Central, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Fafá Saraiva (PP), apresentou um panorama das principais iniciativas conduzidas pelo Legislativo nas áreas de participação social, transparência e inclusão. As declarações foram dadas durante recente entrevista ao podcast Vixe Cast.

Ao comentar o cenário local, Fafá ressaltou que a configuração do município, com cerca de 31,8 mil habitantes, quase metade na zona rural; influencia diretamente a atuação parlamentar. Segundo ela, as longas distâncias entre as comunidades exigem estratégias que aproximem a população da Câmara. “Não adianta esperar o povo vir. A gente precisa ir até ele“, afirmou, ao relatar o funcionamento da ‘Câmara Itinerante’, que leva sessões e atividades legislativas a bairros e localidades rurais.

A vereadora também destacou iniciativas voltadas à educação, aos jovens e à ampliação da participação cidadã nas decisões políticas. Programas que incentivam estudantes a acompanhar as atividades legislativas têm, segundo ela, contribuído para aproximar a juventude da política e do funcionamento do setor público.

Entre os mais de 50 projetos apresentados, Fafá listou proposições consideradas estruturantes. O PL nº 46/2025, que cria o programa Câmara Transparente e Participativa, reforça o acesso às informações públicas e ao funcionamento do Legislativo. Já o PL nº 39/2025, Educando Jovens para a Cidadania, busca institucionalizar a presença de estudantes na rotina da Casa.

Direitos das mulheres

Ela também mencionou medidas ligadas à inclusão e aos direitos das mulheres, como a criação da Procuradoria da Mulher, a obrigatoriedade de intérprete de Libras nas sessões e ações de enfrentamento à discriminação. Na área da saúde, citou a ampliação do teste de glicemia capilar na rede pública. No esporte, falou sobre a oficialização do Campeonato Municipal de Futebol Feminino, garantindo condições equivalentes às do masculino. Ao final, reforçou a importância do acompanhamento social sobre o trabalho parlamentar. “É importante que a população acompanhe a política, as propostas e os projetos, para realmente entender o papel do parlamentar e saber se o seu voto foi bem depositado“, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários