Preocupado com seca no Agreste e Sertão, Luciano Duque recorrer à LOA 2026

por Carlos Britto // 04 de fevereiro de 2026 às 12:32

Foto: Jarbas Araújo/Alepe

O deputado Luciano Duque (SD) externou sua preocupação com a seca prolongada que atinge o Agreste e o Sertão de Pernambuco. Para o deputado, a crise afeta a população e os pequenos produtores, com relatos de mortes de animais por falta de água e alimento.

Ele destacou na reunião plenária de ontem (3) na Assembleia Legislativa (Alepe) que a governadora Raquel Lyra autorizou a criação de um grupo de trabalho coordenado pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para discutir a compra de bagaço da cana-de-açúcar, no intuito de garantir o alimento dos rebanhos.

Duque ressaltou, contudo, que, para que sejam tomadas as medidas necessárias, é urgente a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. “O governo precisa adquirir alimentos para os animais, precisa montar uma Operação Carro-Pipa e isso não está previsto na LOA. É preciso que a Casa agilize a votação do orçamento, que dialoga com as soluções para a população”, enfatizou.

Nos apartes, Jarbas Filho e Doriel Barros (PT) se solidarizaram à causa. Eles fizeram apelos aos governos federal e estadual para que também sejam oferecidos subsídios à aquisição de outras fontes de alimentos para os animais, como o milho e a palma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários