A Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA) notificou, por meio do Programa ‘Petrolina+Limpa’, somente no mês de outubro, 51 veículos abandonados em vias públicas do município. Desse total, 33 proprietários retiraram os carros por conta própria, um veículo foi recolhido ao pátio da AMMPLA e 17 permanecem dentro do prazo legal para regularização.
O procedimento é simples: ao identificar um veículo em situação de abandono, as equipes da AMMPLA fixam um adesivo de notificação, concedendo cinco dias para que o proprietário providencie a retirada. Caso não haja resposta nesse período, o automóvel é recolhido e levado ao pátio do órgão.
Além disso, a Autarquia também notificou três veículos por descarte irregular de lixo nas vias públicas, infração prevista na Lei Complementar nº 045/2025, que estabelece multa entre R$ 500 e R$ 100.000, além da possibilidade de remoção do veículo.
Trabalho em conjunto
Com o programa, a gestão municipal reforça o compromisso de devolver áreas públicas à comunidade, promover segurança e estimular o cuidado coletivo com a cidade. O ‘Petrolina+Limpa’ é desenvolvido de forma integrada, reunindo esforços de diversas secretarias e órgãos, como Serviços Públicos e Defesa Civil; Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade; Procuradoria-Geral do Município; Segurança Pública; Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS).
A participação da população é essencial para o sucesso da iniciativa. Denúncias de veículos abandonados podem ser feitas pelo WhatsApp (87) 9 8146-6739.



Merece nossos aplausos, uma providência 100% LOUVAVÉL. Agora a prefeitura precisa criar um movimento, para investigar imóveis ABANDONADOS, que são ocupados por delinquentes..