Uma ação entre a Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) voltou-se à qualidade do esgoto nas estações de tratamento da cidade. Durante o trabalho foram visitadas duas estações – nos bairros Vila Marcela e Dom Avelar – para coleta de amostras de esgotos.
Essa inciativa vai permitir avaliar e monitorar os efluentes tratados, garantindo que estejam dentro dos padrões ambientais exigidos pela legislação, e reforça o compromisso com a saúde pública, o Rio São Francisco e a transparência na fiscalização dos serviços de saneamento básico. As amostras coletadas serão analisadas em laboratórios distintos para verificar a eficiência do tratamento e identificar possíveis adequações que assegurem mais qualidade de vida à população e a preservação dos recursos naturais da região.
Será avaliada a eficiência das estações de tratamento, principalmente quanto aos parâmetros da Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Coliformes Termotolerantes, que indica contaminação por fezes. Os resultados devem sair em torno de 15 dias.


