Prefeitura de Serra Talhada quer retirar catadores de lixão para fortalecer coleta seletiva na cidade

por Carlos Britto // 11 de março de 2013 às 09:04

GEDSC DIGITAL CAMERAO secretário de Meio Ambiente de Serra Talhada (PE), Euclides Ferraz, esteve realizando algumas visitas ao lixão da cidade, localizado às margens da PE 365, que liga Serra ao município de Triunfo. Com ajuda de uma equipe de técnicos, Ferraz realizou um amplo mapeamento socioeconômico do local.

Foram cadastradas cerca de 50 pessoas que sobrevivem do lixo naquela região. Todas deverão, após proposta do secretário, se integrar à Coopecamarest (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada).

Atualmente, a Coopecamarest possui 23 integrantes – todos ex-catadores de lixo, que trabalham há dois anos promovendo coleta seletiva na cidade com o apoio do Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) e governos municipal e estadual, através do proprama ‘Recicla Pernambuco’.

Segundo a assessoria, recentemente a prefeitura cedeu o terreno para que a Coopecamarest pudesse instalar sua base de reciclagem. Além de uma prensa hidráulica para compactar o material recolhido, grades de separação de resíduos, toldos, e um motorista para atuar, exclusivamente, no transporte dos materiais recicláveis. As prefeituras têm até agosto de 2014 para acabar com todos os seus lixões, conforme a Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Prefeitura de Serra Talhada quer retirar catadores de lixão para fortalecer coleta seletiva na cidade

  1. marconildo disse:

    fecha o lixão e quem trabalha e mora la a comtesi u que

    1. marconildo disse:

      retirar catadores do lixão para morar debaixo da ponte tem pesouas que nao tem cassa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários