Por meio de nota, a Prefeitura de Juazeiro (BA) rebateu veementemente a informação que circula nas redes sociais sobre um suposto “fechamento” da cidade no próximo dia 22 de agosto.
“A administração municipal ressalta que não há nenhuma operação ou bloqueio previstos para essa data. O que está programado diz respeito às obras do Complexo Viário de Juazeiro (Travessia Urbana), executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com etapas agendadas apenas para setembro”, frisou a gestão municipal.
O cronograma oficial, de acordo com a prefeitura, é o seguinte:
– 15 de setembro: Testes operacionais nas rampas de acesso e saída da ponte (lado do Banco do Brasil, sentido Petrolina, e descida para a Avenida Raul Alves).
– 22 de setembro: Demolição da banca localizada próxima à cabeceira da Ponte Presidente Dutra.
A Prefeitura reforça que não haverá “fechamento” da cidade nessas datas. Durante as obras, poderão ocorrer intervenções pontuais no tráfego, sempre comunicadas previamente pelos canais oficiais da gestão municipal e do DNIT.
Planejamento
O planejamento das ações está sendo conduzido pelo Gabinete de Gestão da Prefeitura, em conjunto com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Prefeitura de Petrolina (AMMPLA), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Guarda Civil Municipal (GCM), SAAE e as secretarias municipais de Obras Estruturantes, Serviços Públicos e Segurança Cidadã.
“A prefeitura alerta que a divulgação de fake news é crime. A população deve confirmar sempre as informações em fontes oficiais e evitar compartilhar conteúdos não verificados”, fechou a nota.



Essa será a parte mais delicada da obra, pois transferir todo o fluxo da BR para a parte de baixo, adicionado aos veículos que já circulam em Juazeiro, será um teste de fogo para o DNIT e AMMPLA, sem esquecer que isso terá longa duração (aproximadamente um ano).
É o prenúncio do caos com consequencias imprevisíveis. Se com pequenas intervenções o trânsito já é um inferno, imaginem uma intevenção desse porte.
DNIT, AMMPLA deverão contratar engenheiros de trânsito, com larga experiência, para traçar esse planejamento com antecedência, e parar com esse amadorismo ridículo que reina desde o início das obras.