A Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC) conseguiu cadastrar e emplacar, no mês de setembro, 400 carroças na cidade. A meta está dentro do que previa a prefeitura municipal.
De acordo com o gerente de transporte da EPTTC, Jailson Gama de Oliveira, o emplacamento dos veículos de tração animal foi custeado pelo próprio município. O órgão municipal capacitou os carroceiros com dois cursos de formação, realizados no auditório do Sest/Senat.
“Estamos planejando mais um curso de formação. A meta é fazer um novo cadastramento e emplacamento. Vamos definir uma data”, adiantou Jailson. As normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinam que a regulamentação desse tipo de veículo deve ser feita pelo município.
O código exige que as carroças sejam conduzidas por maiores de 18 anos, que devem passar por um curso sobre regras de circulação e sinalização. Também é obrigatória a implantação de películas reflexivas na dianteira, traseira e laterais do veículo – além do licenciamento e emplacamento.
Planejamento
O trabalho foi resultado de um planejamento em equipe. Os representantes do Centro de Controle de Zoonoses, da EPTTC, da Secretaria de Ordem Pública e da Secretaria de Infraestrutura se reuniram e decidiram que cada órgão seria responsável por um item relacionado aos carroceiros, como por exemplo, o emplacamento e a orientação de local para o despejo de entulhos. As informações são da assessoria.



Precisamos de educação de todos no trânsito. Correta a iniciativa da EPTTC