Prefeito quer que São João vire a “Petrolina do semi-árido do Piauí”

por Carlos Britto // 22 de dezembro de 2008 às 17:50

O Prefeito de São João do Piauí, Robert Paes Landim (DEM), durante o lançamento do I Festival da Uva da cidade disse que quer transformar o município em uma “nova Petrolina” e cobrou do governo estadual a conclusão da barragem do Jenipapo.

“A barragem do Jenipapo não pode se transformar em um elefante branco. É preciso transformar a região numa grande Petrolina do semi-árido piauiense”, declara, referindo-se à cidade Pernambucana que nos últimos anos virou referência de produção agrícola no Nordeste.

O prefeito disse ainda que está muito feliz com o festival pois o evento colocará a cidade no rol das regiões produtivas e em desenvolvimento, mas cobrou mais incentivo do governo federal e da iniciativa privada. S Criada uma agência do Banco no nordeste na região e isso ajudará bastante os pequenos produtores.

Variedade

O ex-diretor da Emater no Piauí, Francisco Guedes afirma que a uva do Piauí é mais doce do que as frutas produzidas em outras regiões do país, como o Sudeste. “Nossa uva apresenta um alto grau de brix (teor de açúcar) porque pega 2.400 horas de sol a mais do que as uvas produzidas em outros lugares”, comenta.

Fonte: cidadeverde.com

Prefeito quer que São João vire a “Petrolina do semi-árido do Piauí”

  1. Vinicius Tumelero disse:

    Festival de bobagens. O sabor doce da uva é produto de vários fatores que insidem sobre a videira. O número de horas de sol, isoladamente, não quer dizer muita coisa. Nas regiões mais afastadas da Linha do Equador, o ciclo da videira é mais longo, o que favorece a formação de açúcares, onde a oxidação dos ácidos é mais lenta em função das menores temperaturas noturnas. A qualidade das uvas produzidas no Nordeste já está comprovada, não precisa de maiores arroubos ufanistas de políticos oportunistas. É possível que o Piauí tenha boas condições para viticultura, mas achar que é fácil, pode dar muita dor de cabeça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.