A cidade de Itacuruba (PE), no Sertão de Itaparica, já se destaca nacionalmente com o seu observatório espacial.
Um dos mais avançados telescópios do mundo está em funcionamento na cidade, mas sem acesso de populares. Todo o sistema é informatizado e apenas astrônomos no Rio de Janeiro podem observar, via-satélite, direto de Itacuruba.
“Exatamente por isso que pretendemos criar um observatório só nosso, ao lado do observatório que já existe, para oportunizar que o cidadão comum também possa observar o espaço aqui de nossa cidade. Com isso tenho a convicção que o nosso turismo vai ser incrementado e receberemos aqui estudantes e curiosos de toda parte”, informa o prefeito de Itacuruba, Gustavo Cabral (PSB/foto) que enxergou (a olho nu) a possibilidade de colocar a cidade na rota turística do estado.
Itacuruba foi escolhida para receber o seu observatório exatamente por ser uma cidade que apresenta uma das menores luminosidades do país, comparada ao deserto do Chile.



Parabéns prefeito, não se demore, coloque em prática a sua idéia. Quanto ao Observatório Nacional, é lamentável, que não disponibilize o telescópio já instalado para uso da população.
Quem diabos vai perder tempo olhando estrela em uma quebrada dessa ?
Quem não for ignorante do céu, do ponto de vista artonômico, astrofísico etc.
Muito bem, não deixa de ser uma boa idéia, mas se já tem um, pq colocar outro? eu até agora nem fui visitar o que ja tem, coloque tbm o valor desse telescopio para a população ficar ciente e o que se podia fazer com esse dinheiro pela população dessa pequena cidade.
Muito bem, Gustavo. Gostei do seu comentário.