Durante participação no Fórum Nordeste 2025, no Recife (PE), nessa segunda-feira (1), o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou o lançamento do edital de licitação para a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina em Pernambuco, no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape. O prefeito de Salgueiro (Sertão Central), Fabinho Lisandro compareceu ao evento, uma vez que o município será beneficiado diretamente pela ferrovia.
Desde que assumiu mandato, em janeiro deste ano, Fabinho tem lutado para a retomada das obras da Transnordestina no ramal Salgueiro-Suape, articulando com diversas lideranças políticas, como a governadora Raquel Lyra e o próprio Renan. O gestor acredita que o município terá uma forte transformação econômica com a possível instalação de uma plataforma logística multimodal, propiciada pela estrada de ferro.
Vale lembrar que em maio, durante visita do presidente Lula a Salgueiro, Fabinho ressaltou em público a necessidade da implantação de um porto seco na ‘Encruzilhada do Nordeste’. “Aqui temos a necessidade estratégica da construção de um porto seco. A Transnordestina, eu tenho certeza de que será concluída, porque tem a sua decisão política firme“, frisou, na ocasião.
Edital
De acordo com o ministro, o projeto tinha caráter privado e precisou ser adequado pelo governo federal para que o edital seja publicado em outubro. “Um projeto privado não leva em consideração as necessidades de um projeto público para ser licitado. Então nós adequamos, estamos com ele pronto e em outubro a gente licita“, informou, no evento no Recife. O anúncio contempla em grande medida o município de Salgueiro, onde está localizada a fábrica de dormentes da Transnordestina, responsável por suprir as demandas do empreendimento, além da possibilidade de construção do já mencionado porto seco.



Só bestas e retardados para acreditar nesses políticos que ai estão, essa porcaria já era para tá construindo a mil anos,ainda vão abrir licitação ,vcs políticos esquerdista tem que ter muito capim para dá aos jumentos que dão credibilidade a vcs.
Que tanta falta de respeito as pessoas.