A prefeita de Lagoa Grande (PE), Catharina Garziera, sancionou o Projeto de Lei (PL) nº 034/2025, que institui o Programa Servidor Educacional que Inspira (PROSEI). A iniciativa é voltada para fortalecer a educação, reconhecer o trabalho dos profissionais da educação, fortalecer a gestão escolar e à melhoria contínua da qualidade do ensino ofertado no Município.
O PL, aprovado por unanimidade dos vereadores durante sessão extraordinária e sancionado por Catharina Garziera, tem como objetivos promover a valorização institucional dos profissionais da educação; incentivar a melhoria dos resultados educacionais da rede municipal; fortalecer a gestão pedagógica, administrativa e escolar; induzir boas práticas educacionais, respeitados critérios objetivos e impessoais e reconhecer, de forma transparente e verificável, o desempenho institucional das unidades escolares.
Para a gestora, investir na Educação é investir no futuro de Lagoa Grande. “Sancionar o PROSEI é avançar com responsabilidade e transparência“, afirmou. A chefe do Executivo agradeceu aos vereadores pela apreciação e aprovação da lei e ressaltou que o Programa será executado no exercício em curso. “Seguimos trabalhando com responsabilidade e respeito aos profissionais da educação. O Prosei é um programa importante de valorização dos servidores, articulando acompanhamento pedagógico, monitoramento técnico, formação e reconhecimento institucional como eixos estruturantes da política pública educacional municipal”, declarou a prefeita.
A secretária de Educação, professora Joseilde Paulino, comemorou a sanção do projeto e declarou que o programa fortalecerá o desenvolvimento profissional. “Um dia de muita alegria. Nossa prefeita sancionou o Programa Servidor que Inspira, o primeiro programa municipal que vai garantir mais ainda que as escolas tenham profissionais capacitados e motivados para oferecer um ensino de qualidade. Isso se chama valorização do servidor. Temos a plena convicção de que o Prosei fortalecerá o desenvolvimento profissional”, destacou.
Estímulo
O presidente da Câmara Municipal, vereador Mantena, afirmou que o projeto aprovado e sancionado vai agir como estímulo e incentivo para todos que trabalham nas unidades de ensino. “Os profissionais da educação de Lagoa Grande fazem a diferença na vida de nossas crianças, adolescentes e dos idosos, e, serem reconhecidos com prêmios e incentivos financeiros merecem todo cuidado e atenção da Casa Zeferino Nunes. Esse programa, implementado agora em 2026, respaldado pela Câmara Municipal, vai valorizar ainda mais essa categoria“, disse.


