Em e-mail enviado ao Blog, a prefeita de Floresta (PE), Rorró Maniçoba, rechaçou veementemente as denúncias de supostas irregularidades na aquisição de uma fazenda, feita pelo município, para ser doada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE).
Segundo a prefeita, foram oferecidas quatro fazendas, e não apenas uma, para análise do Instituto sobre qual seria a mais indicada. Rorró ressaltou também que as denúncias são descabidas e não passam de uma tentativa dos seus opositores em criar ‘factoides’ contra sua gestão.
Confiram a nota, na íntegra:
Prezado Carlos Britto,
Foi com surpresa que recebi a notícia da publicação em seu blog, de matéria dando conta de supostas irregularidades praticadas por nossa gestão no processo de aquisição de fazenda para o campus Floresta do IF Sertão Pernambucano. Diante de tal injustiça, compete-me fazer algumas considerações a título de esclarecimento:
I – Não estou sofrendo pressão alguma no tocante a tal assunto. Até o momento, nenhuma instituição, seja o Ministério Público, Tribunal de Contas ou outra, prestou qualquer manifestação no sentido do conteúdo publicado pelo seu Blog. O trâmite para aquisição do terreno seguiu rigorosamente todas as etapas legais necessárias, nada havendo que desabone a conduta da gestão. O comportamento adotado pelas instituições supracitadas ecoa na postura da sociedade civil. Assim sendo, é totalmente infundada a afirmação de que estejamos sofrendo qualquer tipo de pressão.
II – O conteúdo publicado, apesar de conter suposições difamatórias graves, não aponta quem seria(m) o(s) autor(es) das mesmas. Não há nenhuma referência a instituições dos poderes Legislativo ou Judiciário (uma vez que elas nunca se pronunciaram na forma apresentada pela matéria) ou ainda uma pessoa física que assuma e prove as supostas irregularidades.
III – Só posso atribuir tão infundadas denúncias a setores da oposição que, por terem sido preteridos na querência popular, sentem-se incomodados com a maneira que governamos o município, invertendo prioridades e buscando melhorias para quem de fato mais precisa, fato confirmado pelo povo e ratificado nas urnas por duas vezes.
IV – Quanto à aquisição da fazenda, destacamos que essa foi uma promessa feita pela Prefeitura de Floresta e não cumprida pela gestão que me antecedeu. Consciente da importância que ela terá para os estudantes do IF, fizemos valer aquilo que havia sido esquecido no passado, assumimos a responsabilidade e efetuamos o processo de compra do terreno.
V – As afirmações de que o terreno seria inadequado ao trabalho proposto são, também, completamente infundadas. Foram oferecidas quatro fazendas ao IF Sertão Pernambucano. Os terrenos em questão foram devidamente analisados e julgados por uma comissão do próprio Instituto, que incluía o engenheiro agrônomo Abdoral Lucas e o zootecnista Iran Alves. Dessa forma, o Parecer Técnico, emitido pela Comissão de Avaliação do IF Sertão Pernambucano (instituída pela Portaria nº 367, de 11 de agosto de 2008) é categórico ao afirmar que “distante 3 km da sede, a propriedade A4 (Terreno em questão) apresenta maior viabilidade que as demais (…)”. A Comissão manifestou a mesma opinião quanto à disponibilidade hídrica, e destaca ainda que “em relação aos solos de melhor qualidade, a A4 apresenta mais solos de baixada (aluvial), sendo mais profundos e com características mais apropriadas para a agricultura, com melhores características químicas e físicas (maior fertilidade). A eletrificação também é citada no relatório com uma das vantagens, assim como instalações existentes como três casas, uma capela e dois reservatórios de água.”
VI – Dessa forma, por motivos óbvios, nenhum proprietário venderia suas terras por um valor tão abaixo do mercado. Isso foi o que disse o proprietário das terras, Justo Gomes Leal. “Nunca ofereci minhas terras a ninguém e, muito menos, por valores tão baixos”.
VII -Tendo em vista que a compra foi realizada há mais de dois anos e não gerou nenhuma manifestação por parte dos órgãos de controle ou mesmo do IF Sertão Pernambucano, entendemos que tudo isso não passa de uma tentativa desesperada de criar factoides embasados em mentiras.
VIII – É o que basta para o momento.
Um abraço.
Rorró Maniçoba/Prefeita de Floresta-PE



IX – As prestações da compra da fazenda não foram efetuadas;
X – Os alunos estão curtindo a melhoria da educação, graças à Gestão atual.
Se num pagarao como e q teve roubo? vai entender a oposicao de floresta.
Incrível a capacidade que a oposição em Floresta tem em criar as mais absurdas situações.
Trabalho, Trabalho, Trabalho… Isso é o que a Gestão da Prefeita Rorró Maniçoba preza e faz com competência.
Ficaria muito contente se a oposição fizesse uma homenagem na câmara ao Hospital de Floresta, que além de muito bonito, funciona com uma equipe de saúde maravilhosa.
Gostaria que a oposição fizesse um passeio pela periferia da cidade, além de se preocupar apenas com o centro da cidade.
O centro, por sua vez, sempre foi, e sempre será, bonito, porém, a periferia AGORA é um lugar bem cuidado, com muitas ruas calçadas, saneamento básico, postos de saúde, e dentro da possibilidade do município expandindo esses cuidados para os locais que infelizmente, ainda, não foram contemplados.
Não podemos esquecer da zona rural, local que a oposição, também não lembra.
Porque não aplaudem a perfuração de poços artesianos, porque não aplaudem as milhares de horas de trator que são colocados a disposição dos moradores do campo para melhorar as vias de acesso as suas moradias.
Porém, mais uma vez, é necessário gritar para esse povo da língua grande, que são apenas 04 anos de gestão, que as verbas que entram, dependem das esferas estaduais e federais, que o tempo deles durou 32 anos e pouca coisa foi feita, que Floresta saiu do buraco em que vivia, e se Deus quiser nunca mais vai andar para trás.
Ô servidor da Prefeitura de Floresta, te convido também a visitar as famílias que estão passando necessidades na seca, faça uma inspeção nos bairros e veja a indignação popular com as perseguições comandadas pela prefeita contra o grande Dr Clóvis, um homem honrado, que não possui passado ludibrioso. Te convido a pesquisar sobre como anda as contas de Floresta, se estão sendo rejeitadas ou não. Te convido a visitar as praças da “rua de baixo”, te convido a usar o seu falecido olhar crítico e analisar o asfalto implantado pela prefeita. Se é pra mentir, inventar histórias de que Floresta está prosperando, fique calado, tenha vergonha na cara.
A PREFEITA TA TRABALHANDO MAIS FALTA A GUA NAS FAZENDA SO O QUE EU ACHO QUE PRECISA MELHORAR!!!
pela sua resposta acho que seu salario está em dia. ok
Nossa como seu sonho foi bonito querida, pena que a relidade é totalmente diferente. O Hospital esta em obras, atendimento péssimo, lixo nas ruas (tenho tudo fotgrafado).
Floresta hoje vivencia com o “terrorismo virtual”. É raro uma semana não ter uma “lenda” nova sobre alguma coisa ligada à prefeitura. No terrorismo atual, colocaram cúmplices o vereador Favinho e a Prefeita Rorró, juntos, como se Kiba Maniçoba iria permitir que o seu “rival” (Fávio Ferraz) recebesse R$ 450.000,00. SÓ JESUS NAS VIDAS DOS INVEJOSOS!
BEM A PREFEITA TA TRABALHANDO ! MAIS TA FICANDO A DESEJA A QUESTÃO DE AGUÁ POIS EU TIVE EM UMA CASA NA FAZENDA PERTO DE NAZARE TA DE FAZER DO !!! PREFEITA MANDE AGUÁ PRA QUELE POVO !!!!!!
secretaria de finanças;…explique como foi paga esta compra da fazenda e como foi mesmo o criterio e sua finalidade.
onque é factoide prefeita. mim explique. éssa noticia é mentira. quer dizer que nao teve compra de terra minha prefita.
Minha prefeita, nossa prefeita! A melhor prefeita do Sertão ! Por favor rorró ! dê calmante para os elefantes, jacarés!!!! Cacá de afonso prefeito da câmara de vereadores! kkkkk SUMIDO O DANADO KKKK JÁ FOI PRA SÃO VICENTE?! KKKKKKKKKKKK
não sei se o KAKÁ tá mais sumido do que a sua PREFEITA NÃO. VOCÊ QUE É FUNCIONARIO DÊ NOTÍCIAS DELA PORQUE DE KAKA VOCÊ TALVEZ NEM CONHEÇA POR TÁ FALANDO BESTEIRAS. QUANTOS DIAS ESSE ANO ELE ESTEVE NA PREFEITURA? VOCE NEM ISSO SABE.
PARA QUEM NÃO SABE, FIQUE SABENDO. A FAZENDA VENDIDA PELO SR. JUSTO, ANTES OFERECIDA AO SR. FAVINHO PELA QUANTIA DE 30 MIL, FOI VENDIDA EM PARCELAS PARA A PREFEITURA COM AVALIAÇÃO DO DR. ABDORAL DO IF SERTÃO . AS PARCELAS SERIA PAGAS EM 3, A PRIMEIRA FOI PAGA E DIVIDIDA POR CARAJAS, ABDORAL E O PROPRIETÁRIO, A SEGUNDA ATE HOJE O PROPRIETÁRIO ESPERA FICOU NAS MÃO DE QUEM DOMINA AS FINANÇAS ?????? E A TERCEIRA TAMBÉM. O SR. JUSTO NÃO PASSOU O DOCUMENTO POR NÃO TER RECEBIDO AS DEMAIS PARCELAS. E AÍ QUEM PERDEU? RESPOSTA FOMOS MAIS UMA VEZ ROUBADO PELA ADMINISTRAÇÃO. SIM……. O SR. ABDORAL QUE RECEBEU 50 MIL PELA AVALIAÇÃO, DEVEMOS COBRAR DELE TAL RESPONSABILIDADE PELO ABSURDO QUE FEZ. EXEMPLO AS CASAS QUE SE ENCONTRA EM RUÍNAS NÃO VALE NADA, ( ELE AVALIOU EM TORNO DE 200 MIL, O CERCADO COM A TERRA VALORES DAQUI REGIONAL SERIA EM TORNO DOS 20 MIL ELE AVALIOU EM TORNO DE 200 MIL ( DARIA PARA COMPRAR UMA PROPRIEDADE EM PETROLINA COM OS MESMOS HECTARES).
NÃO FIQUEM CALADOS VOCÊ CIDADÃO OU CIDADÃ FLORESTANA NÃO BAIXE A CABEÇA, NÃO SEJA CÚMPLICE QUE SÃO MUITAS, FALA PARA SEU VIZINHO, SEU AMIGO, COBRE DOS SEUS VEREADORES POR QUE AQUELE QUE ACEITAR ISSO, É DO MESMO TIME DA MESMO FORMA.
Só sei que um dia a Casa Cai.
queridinho va estudar pois vc nao sabe de nada
um tal de cabra velha jogou um urubu e um maço de vela preta na casa de dr Clóvis.. amando do filho da prefeita;…..
Olhe quanto tiver gente que queira dinheiro e não um emprego e não uma melhora pra floresta ,floresta ficará a sim… como tem hoje gente precisando e na hora (h). os prefeitos os vereadores si a covardão. A da uma a assistência a pessoas que esta mais precisando.
fé em Deus ela vai passar o pior terro da vida dela por que só de inganação.. e mentira e roubo de consciência.. por Deus ta vendo …
embora que nós samos errado mais ele ver o sofrimento dos seus filhos.
Gostei: ” nossa como seu sonho foi bonito ”
É verdade que a prefeitura esta fazendo mal uso do dinheiro publico,basta ver a quantidade de criticas bem fundamentadas, j´pensem se o ministério publico federal juntamente com a controladoria da união fizerem uma devassa na folha de pagamento (os fantasmas),as licitações
e o transporte tanto escolar ,carros pipas e outros em nomes falsos como e que a prefeita vai justificar
Certa vez perguntaram a um americano, qual o melhor negócio do mundo ? respondeu, um posto de gasolina. e o segundo melhor negócio do mundo ? respondeu ,um posto de gasolina, perguntado novamente e o terceiro melhor negocio do mundo? respondeu um posto de gasolina.
Rorro certamente abraçou essa ideia, mas perguntaram novamente ao americano:e hoje qual é o melhor negocio do mundo ? ele respondeu, ser politico em cargo executivo municipal e ter o apoio do governador