À frente de um dos municípios que mais sofrem com o desabastecimento hídrico no Sertão de Pernambuco, a prefeita de Dormentes, Corrinha de Geomarco, testemunhou o que vem sendo considerado um novo momento para o setor de água e esgoto no Estado.
Em São Paulo (SP), ao lado da governadora Raquel Lyra, Corrinha comemorou o leilão da concessão parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que deve impulsionar quase R$ 20 bilhões em investimentos privados no abastecimento e saneamento básico em Pernambuco.
As empresas vencedoras — consórcio formado por Acciona e BRK Ambiental e o fundo Pátria Investimentos — vão operar a distribuição de água e o saneamento em duas regiões do Estado. A Compesa continuará responsável pela produção e tratamento da água bruta, enquanto os novos operadores cuidam da entrega final à população.
A presença de Corrinha de Geomarco representando as cidades do Sertão do São Francisco reforça a importância dessa iniciativa para regiões que enfrentam desafios históricos no abastecimento. A expectativa é que os novos investimentos ajudem a reduzir a intermitência no fornecimento, expandir o acesso à água potável e melhorar a infraestrutura hídrica em áreas como Dormentes e entorno. A prefeita vai retornar a Dormentes com a garantia de Raquel de que a adutora que abastece o município, além de Afrânio, será uma obra prioritária, cujo investimento fica na ordem de R$ 215 milhões. Sem dúvida, não é pouca coisa.


