Na próxima terça-feira (11) o Departamento Estadual de Trânsito (Detran–PE) publica no Diário Oficial do Estado portaria definindo o prazo para o emplacamento dos ciclomotores – as motos de 50 cilindradas, mais conhecidas como cinquentinhas – adquiridos antes do dia 30 de julho.
A previsão é de que os proprietários tenham 90 dias para regularizar a situação dos veículos, realizando vistoria e pagando todas as taxas agora exigidas. Desde o dia 31 de julho o governo federal desobrigou as prefeituras de assumir a responsabilidade de emplacar os ciclomotores, transferindo essa obrigação exclusivamente para os órgãos estaduais de trânsito, ou seja, os Detrans. A contagem do prazo, entretanto, vai depender do fim da greve dos servidores do órgão, iniciada quarta-feira (4) no estado e sem previsão para acabar.
As novas cinquentinhas, adquiridas antes do dia 31 de julho, não entram nesse cronograma. Precisam sair das lojas ou concessionárias já com o emplacamento. O presidente do Detran–PE, Charles Ribeiro, faz um alerta aos futuros donos que insistam com os vendedores se alguém repassar informação diferente sobre a necessidade do licenciamento dos veículos. “Todos estão sabendo. É só uma questão de tempo. Temos, inclusive, feito um trabalho com as grandes revendedoras de ciclomotores para que orientem seus vendedores e representantes. É uma caminho sem volta”, afirmou Charles Ribeiro.
Emplacamento
Segundo Charles, a cinquentinha será vistoriada antes do emplacamento. Vale ressaltar que aqueles ciclomotores que tiverem o motor alterado sairão dessa categoria e serão enquadrados conforme a cilindrada. Se tiver sido alterado de 50 para 125 cilindradas, por exemplo, terá que pagar todas as taxas de uma moto, incluindo o IPVA.
Quando o prazo para emplacamento for iniciado, os proprietários terão que se dirigir a uma unidade do Detran–PE portando a nota fiscal da cinquentinha, documentos pessoais e pagar as taxas de licenciamento (R$ 128) e seguro obrigatório – DPVAT (R$ 295).
Vale lembrar que as cinquentinhas são isentas de IPVA. Caso o condutor não possua mais a nota fiscal, terá que consegui-la com a concessionária que vendeu o veículo ou com a Secretaria Estadual da Fazenda. “O veículo será vistoriado antes do emplacamento. Vale ressaltar que aqueles ciclomotores que tiverem o motor alterado sairão dessa categoria e serão enquadrados conforme a cilindrada. Se tiver sido alterado de 50 cc para 125 cc, por exemplo, terá que pagar todas as taxas de uma moto, incluindo o IPVA. Os que não passarem na vistoria terão que ser regularizados para sair às ruas”, explicou Ribeiro. (de Agência)



gostaria de sabe o seguinte muitas dessas motos a nota nao esta no nome do dono se caso o ex dono tive indo enbora oque fazer ? ja que a nota nao ta em meu nome ?e nao sei onde ele se encotra
Vi ontem uma reportagem muito legal sobre bicicletas elétricas no Vale do Silício. Algumas chegavam a até 60 km/h e tinham um estilo que lembrava motos do início do século XX. Lá fora, são alternativas baratas para o transporte. Se fosse aqui, seriam taxadas, emplacadas e exigiriam que seus condutores tivessem carteira de habilitação tiradas obrigatoriamente em auto-escolas que só ensinam a passar em um exame… dentro de um pátio. Pobre Brasil. Enquanto lá fora busca-se a inovação aqui a rechaçamos ou a dificultamos de todas as formas possíveis.
existe uma coisa que vc esquece caro amigo, as pessoas lá são educadas e respeita todas as normas, diferentemente daqui que é uma verdadeira bagunça não acha?
axo elci que vc nao pode fala no geral tem gente que usa pra trabalha
Eu uso pra trabalha o governo rouba e a gente que paga isso e o fim do mundo
Eles nao poderia deixa pla enplaca no outro ano nao.
a verdade e que, se só maiores de 18 anos, com capacete, e placa de reboque, já seria muito bom, eles não levaram em consideração, o desemprego, são 30,000,00 empregos e lojas fechando.
estao tentando acabar com uma das poucas coisa que ainda segura a economia no brasil. Voces politicos incompetentes que olham so para o proprio bolso e nao pensam no crescimento do brasil mas no crescimento de suas contas.nao pensam que tem milhares de trabalhadores que dependem das cinquentinhas para se locomover
gostaria de saber sobre o documento no nome do antigo DONO também. O que fazer para emplacar?
E o codigo do consumidor? Fala o que ? Ta errado isso ! Nao comprei esse produto para pagar esses impostos, nem uma ladeira ela sobe pow , a unica medida e justiça ! Vamos botar galera a Shinerai.
Esse implacamento poderia ter um tempo mas estendido por que nem todos vao conceguir ter dinheiro suficiente em tao pouco tempo, tem gente que sofre pra pagar a moto e as conta e so dao 90 dias.
Deveriao dar um prazo mior!
wb quando compramos essas motos falaram que não precisava de pagar emplacamento e de uma hora pra outra mudam a léi de certa forma me sinto lesado por parte da loja.
há um ano atrás, comprei uma cinquentinha para trabalhar justamente pela economia que ela propociona e hoje donos de cinquentinhas tem que andar, fugindo tanta da policia quanto dos ladroes
enquanto isso os politicos tem bolsa viagem bolsa alimentação e nós temos bolsas vazias só existem leis para cidadãos de classe baixa o resto que se ferra e o pior que quem se encarrega de ferrar com os pobres são os próprios pobres, pau mandados
isso e uma vergonha cobra um valor desse pra emplaca motos ciquentinhas isso e um pais chamado brasil durma com uma bronca dessa so pudia ser invenssao do partidos do pt
precisamos de responsáveis pelo setor que saibam trabalhar, pois esses que estão aí tem causado um grande problema no país atingiram vários setores fazendo muitos pais e mães de família perderem seus empregos; não é assim que esse Brasil vai para frente, tá faltando raciocínio. E nós brasileiros não estamos sabendo lidar com isso, é simples!! é só a gente não compra nada de leilões.
esse pais e um palhacada dilma descobriu uma nova solucao pra tampar o rombo q o governo do pt deixou vcs acha q agente vai ganhar pra esses politicos q so faz sugar a alma do povo eles nao tem vergonha na cara podem falar deles fazerem manifestacao mas nao vai adiantar por isso a nossa imagem e tao queimada como falam la fora brasil pais dos governantes coruptos ….grande circo brasil aqui o palhaco e vc
Emplacamento de cinquentinha correto ,mais CNH não ate porque o povo não são indiota fazer auto escola para fazer habilitação para pilotar cinquentinha exigir CNH para cinquentinha e proibir as vendas delas no Brasil porque o povo não são indiota igual ao cara que encantou. CNH para conduzir cinquentinha ACC se for como cnh para fazer e um grande equivoco porque fazer habilitação no Brasil esta muito difícil e cara estão exigindo coisa que não precisa como este tal simulador isto e uma grande tecnologia indiota só para comer dinheiro eu tirei minha habilitação a 30 anos atrais e não tenho enveja destes motoristas que estão sacrificados nestas porcarias de alto escola.só na cabeca do indiota UE enventou cnh para cinquentinha ate porque cinquentinha e como bicicleta só anda em acostamento e eu a concelho quem tiver uma cinquentinha não ande em vi expressa não ande em rua movimentado porque não pode competir com carro e moto ainda vem um indiota que se diz conhecedor de lei e enventa esta motolei pa ser habilitado os donos de fabricas se que serem continuar vendendo motoneta no Brasil não permitam que criem lei para condutor de motoneta seja obrigado ser habilitado.
O Brasil aos poco vai tirando o robo nas custa da população ETA políticos onestos o pt tiro o direito da população em ter uma arma para própria segurança no Brasil kem manda eos bandidos começando de cima pobre só tem direito quando vota se todos si juntasse para não vota daki a polco vão emplacar jumento e burro aliás burro e o povo