Prazo para complementação da inscrição do Fies termina nesta sexta-feira

por Carlos Britto // 01 de agosto de 2025 às 15:52

Foto: Marcello Casal/AgBr

Termina às 23h59 desta sexta-feira (1), no horário de Brasília, o prazo para os candidatos pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem suas inscrições. O procedimento deve ser feito diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, por meio de login na plataforma Gov.Br. O programa do Ministério da Educação (MEC) concede financiamento das mensalidades a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas que participam do Fies e que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Candidatos inscritos para vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) devem comprovar a condição por meio de laudo médico, com indicação do tipo, grau da deficiência e código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID). A instituição poderá solicitar documentos complementares, caso identifique inconsistências nas informações apresentadas.

Nesta edição, metade das vagas é reservada ao Fies Social, voltado para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Esses estudantes estão dispensados de apresentar comprovação de renda, mas precisam comparecer à instituição de ensino para validar os demais dados. Após a complementação da inscrição, o estudante deve apresentar a documentação exigida à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade, de forma física ou digital, em até cinco dias úteis. Com a validação, o próximo passo será procurar um agente financeiro, em até dez dias, para formalizar a contratação do financiamento.

Neste ano, o Fies disponibilizou 74,5 mil vagas para o segundo semestre, somando mais de 112 mil ao longo de 2025. Foram registradas 276.140 inscrições, totalizando 111.402 candidatos, cada um pôde escolher até três opções de curso.Quem não foi aprovado na chamada única está automaticamente na lista de espera, cujas convocações ocorrerão entre 5 de agosto e 19 de setembro. (Fonte: Agência Brasil)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…