População pode ajudar a punir quem despeja lixo nas ruas de Petrolina

por Carlos Britto // 26 de março de 2013 às 18:03

Limpeza_640x480As denúncias de despejo de lixo em locais inadequados estão se tornando cada vez mais frequentes aqui no Blog. Restos de entulhos, árvores e até vasos sanitários são encontrados em vias públicas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Petrolina, a limpeza é feita regularmente, mas a população insiste na prática.

“Lamentamos a ação dos moradores que insistem em utilizar as vias públicas como área de descarte de lixo. Rotineiramente retiramos toneladas de restos de construção, poda e até mesmo resíduos domiciliares. Tal ação é inadmissível para uma cidade em crescimento acentuado como Petrolina e principalmente porque a prefeitura dispõe da coleta domiciliar que é realizada diariamente em todas as ruas”, ressalta o secretário da pasta, Ricardo Rocha.

Os restos de construção retirados durante os serviços são encaminhados para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), localizada no bairro José e Maria. O material é transformado em tijolos para confecção de calçadas em praças públicas. Já a poda passa por processo de beneficiamento para ser utilizada como adubo.

Uma das maiores dificuldades é penalizar os responsáveis pelo despejo de lixo pelas vias públicas. A população pode ajudar denunciando através da Ouvidoria Municipal pelo telefone 156, enviando ofício ou ligando para a Secretaria de Ordem Pública nos números (87) 3864-9018 ou (87) 3864-9020. (Fonte/foto: Ascom PMP)

População pode ajudar a punir quem despeja lixo nas ruas de Petrolina

  1. Revoltada disse:

    Realmente é lamentável como muitos fazem pouco caso do próprio ambiente em que vivem!! Espero que as pessoas se conscientizem e se proponham a viver em uma cidade mais limpa e consequentemente mais agradável de se morar. Quanto aos telefones da Ordem Pública, já tentei diversas vezes fazer denúncias mas chama e ninguém atende .Também espero que agora, depois dessa reportagem, essa situação mude.

  2. Luiz Domingos de Carvalho disse:

    Lamentamos a atitude de algumas pessoas que jogam lixo nas ruas e avenida do Bairro de Areia Branca. Prova disso é a av. São Francisco que tem diariamente bastante lixo jogado no chão. Veja a situação da rua do Juazeiro e seus acessos, das casas que ficam próximas ao muro do Centro da Juventude e ao muro do Clube do América, das ruas que ficam por trás do Bodódromo, todos esses lugares encontramos bastante lixo.
    Pedimos providências às autoridades competentes.

    Luiz Domingos de Carvalho
    Vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro de Areia Branca

  3. Luciana disse:

    O Gercino Coelho parece um lixão, o pior é que infelizmente são os moradores do próprio bairro que jogam lixo, descartam móveis velhos, colchões, resto de construção, é um absurdo!! Mas acho que somente será resolvido esse problema quando as pessoas começarem a denunciar e a prefeitura começar a cobrar multa por quem tem seus terrenos e não cercam e por quem joga lixo. Só mexendo no bolso é que funciona!!!

  4. Leitora disse:

    Bom, realmente é lamentável a situação de Petrolina em relação ao lixo. É certo de que são os próprios moradores quem descatam esses objetos nas ruas. Mas é fato, também, que ao contrário do que foi dito aqui, a coleta domiliciar não é feita diariamente, e sim na média de 3 vezes por semana. Além de que objetos como colchões e móveis velhos (como também foi citado) não são recolhidos pelo carro que faz a coleta de lixo. Então, o que falta realmente, além da consciência da população, é uma maneira e um meio adequado para se fazer o descarte desses materias. Onde descartar esses objetos, como descartar… se existe alguem ou algum órgão específico que faça a coleta desses materiais…
    Acho que se essas informações fossem passadas à população, ajudaria bastante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários