População de Juazeiro continua sofrendo com ‘ataque’ de muriçocas e pede explicações à Secretaria de Saúde

por Carlos Britto // 24 de setembro de 2015 às 15:32

muriçocas cohab massanganoEm todas as partes de Juazeiro (BA) a população reclama das muriçocas, que aterrorizam os moradores há bastante tempo. Os juazeirenses convivem com o problema há mais de cinco anos, sendo que a situação se agrava nesta época do ano, quando o tempo esquenta ainda mais.

No final da tarde, as pessoas são obrigadas a fechar portas e janelas para evitar a entrada de muriçocas. Em alguns bairros, a exemplo do Novo Encontro, Centenário, João XXIII, Tabuleiro e Itaberaba – que estão localizados às margens de canais –  o problema é ainda maior, conforme relatos de moradores enviados através do WhatsApp do Blog. Eles dizem que as muriçocas não dão trégua nem durante o dia.

Muriçocas 2As armas de defesa contra os incômodos pernilongos são, principalmente, os inseticidas, repelentes, raquetes elétricas e os famosos mosquiteiros, que já se transformaram em “memes” na internet, onde aparecem em fotos sendo usados para cobrir clientes de bares e restaurantes da cidade. Os juazeirenses querem saber por que a secretaria de Saúde (Sesau) não toma uma providência para acabar de vez com esses insetos.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde. Segundo nota da assessoria de comunicação, o trabalho de combate à muriçoca e ao mosquito transmissor da dengue acontece de forma permanente no município, seguindo um cronograma semanal estabelecido pela Sesau.

Acompanhe a nota na íntegra:

A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que o trabalho de combate à muriçoca e ao mosquito transmissor da dengue acontece de forma permanente no município. As equipes técnicas trabalham com o fumacê das 18h às 20h30, com um cronograma semanal em 54 áreas divididas no município, onde atuam na eliminação dos focos, bem como o controle e o trabalho de orientação junto à comunidade. A ação é realizada em vistorias diárias, casa a casa, através dos 65 servidores que fazem cobertura na zona rural e urbana.

A Secretaria ainda comunica que a ação vai desde a aplicação do larvicida, inseticidas e a passagem do carro fumacê em todo o município, atinge canais, vegetação, fossas, dentre outros ambientes onde existem focos de larvas e da muriçoca. A Secretaria pede a colaboração da população, evitando entulhos, acúmulo de lixos e orienta que, ao perceber que os agentes estão se aproximando das residências com o carro, abra as portas das residências para que o fumacê tenha maior eficiência. 

Ascom/Sesau

População de Juazeiro continua sofrendo com ‘ataque’ de muriçocas e pede explicações à Secretaria de Saúde

  1. Marcus Vinicius disse:

    O Secretário não é capaz de explicar a falta de médicos, medicamentos, entre outros que compromete a saúde de Juazeiro, quanto mais muriçoca, que não afetam ele e sua família… se conformem isso só vai mudar em outubro de 2016 e para isso depende de seu voto… não aos aliados de Isaac Vaqueiro

    1. smn disse:

      vc deve ser politico……

      1. Luiz Carlos disse:

        Precisamos cada vez mais de mais politicos, quanto mais melhor, o povo tem que entrar na política para tirar esses bandidos do poder. Em todos os lugares do Brasil. PT, DEM, PSDB, tudo político.

  2. Paulo Franca disse:

    Essa nota oficial deveria ter sido dada assim:
    A Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que o trabalho de combate à muriçoca e ao mosquito transmissor da dengue acontece de forma permanente no município… rsrsrsrsrsrsrs … As equipes técnicas trabalham com o fumacê das 18h às 20h30, com um cronograma semanal em 54 áreas divididas no município … kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk … onde atuam na eliminação dos focos … kkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrsrsrsrs … bem como o controle e o trabalho de orientação junto à comunidade… rsrsrs kkkkkkkk rsrsrsrs kkkkkkkkkkkkkkk … A ação é realizada em vistorias diárias… rsrsrs … casa a casa … KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK … através dos 65 servidores que fazem cobertura na zona rural e urbana … RSRSRSRSRSRS.
    A Secretaria ainda comunica que a ação vai desde a aplicação do larvicida, inseticidas e a passagem do carro fumacê em todo o município … RSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRSRS … atinge canais, vegetação, fossas, dentre outros ambientes onde existem focos de larvas e da muriçoca … RSRSRSRSRSRSRSRS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK … A Secretaria pede a colaboração da população, evitando entulhos, acúmulo de lixos e orienta que, ao perceber que os agentes estão se aproximando das residências com o carro [ O “ME ENGANA QUE EU GOSTO”], abra as portas das residências para que o fumacê tenha maior eficiência … RSRSRSRSRSRS KKKKKKK rsrsrsrsrsrsrsrs kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Ascom/Sesau
    Pronto! Assim ficaria mais sério!

  3. Elson - SOS TELA MOSQUITEIRA disse:

    Realmente é uma situação lamentável. Enquanto as autoridades não tomam uma providência, vale à pena investir em uma solução ecológica e e que resolve quase 100% do problema – Colocar TELA MOSQUITEIRA nas janelas e portas, assim, não será necessário viver trancado dentro de casa. A TELA deixa o AR entrar e impede a entrada de muriçocas e outros insetos que podem transmitir doenças. 87 9 88167407

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários