Políticas estaduais de educação implementadas pelo Governo Raquel Lyra dominaram os pronunciamentos na reunião plenária dessa quarta (27) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O primeiro a tratar do tema foi Diogo Moraes (PSDB).
O deputado demonstrou preocupação com o atraso no início das aulas do Prevupe, programa de pré-vestibular gratuito oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE). A iniciativa, com mais de 15 anos de existência, prepara anualmente mais de 10 mil estudantes de baixa renda para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e costuma iniciar suas atividades em julho. No entanto, até o fim de agosto, as aulas ainda não haviam começado, devido à ausência da assinatura do contrato de autorização.
O parlamentar destacou a relevância do programa na vida de centenas de estudantes e cobrou ações do Governo do Estado para garantir o início imediato das aulas. “Não podemos permitir que a burocracia e a inércia prejudiquem o futuro de nossos estudantes. O atraso no início das aulas do Prevupe em 2025 pode acarretar uma série de consequências negativas para os nossos estudantes e para a efetividade do programa. Com o Enem marcado para 9 de novembro, cada semana de atraso significa menos tempo para os alunos revisarem o conteúdo, praticarem exercícios e se familiarizarem com o formato da prova”, frisou.
Contraponto
Em resposta, a líder do governo, Socorro Pimentel (UB) explicou que a UPE, instituição que realiza o curso através de financiamento da Secretaria de Educação do Estado, aguarda a finalização de processo licitatório para a contratação da empresa que executará o curso pré-vestibular.
A parlamentar destacou que as atividades, neste ano, ocorrerão em 56 polos, sediadas em 42 cidades e atendendo a 160 municípios. No total, serão oferecidas 10.080 vagas para estudantes e egressos do ensino público estadual. “A ação representa um importante instrumento na democratização do acesso ao ensino superior ao oferecer gratuitamente uma preparação direcionada às exigências dos principais exames seletivos”, destacou.
Socorro Pimentel ainda enumerou diversas ações e resultados do Governo do Estado na área da educação, como as metas batidas na alfabetização, notas do Ideb acima da média nacional, mais de 90 escolas convertidas em regime de tempo integral e o programa Juntos pela Educação.


