O 5º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco anunciou nos últimos dias o aumento no número de policiais para Petrolina. Em bairros como o João de Deus, além da viatura já existente, houve também o reforço do policiamento com o trio de motopatrulhamento e um trio da Rocam. Também são feitas reuniões semanais com a comunidade.
Com a nova estrutura, foi ativada a ponte de bloqueio diário, com cinco PMs em vários trechos da cidade como Ponte Presidente Dutra (no acesso a Juazeiro) porto das barquinhas, Centro da cidade e mais uma viatura para o bairro Areia Branca.
Os números oficiais da Polícia já revelam mudanças significativas, posto que o número de homicídios tem caído, graças a ações como apreensão de crack e armas de fogo.



Não precisamos de policiamentos pontuais. Precisamos de policiamentos efetivos. Não precisamos de catadores de cadáveres. Precisamos de preventores do crime. A polícia merece respeito. Respeitamos o esforço da polícia, que, com o quantitativo, embora bem aumentado no governo atual, ainda não atingiu pelo menos o próximo do necessário. Os criminosos proliferam como bactérias, a polícia apenas repõe o quadro. A população aumenta, os problemas também. Os cidadãos consomem no centro, mas moram nos bairros. O celular que compraram no centro vigiado, é roubado nos bairros sem sentinelas do Estado, antes de o cidadão fazer a primeira ligação. A maior parte das mortes violentas ocorrem nas periferias. Por quê tem pobres? Deseducados? Por quê rolam drogas em excesso? Por quê falta a presença efetiva do Estado? Somente o Estado é responsável? Os pais não são mais responsáveis pelos filhos menores? Os donos de bares podem vender bebidas a menores? O álcool, por ser lícito, pode ser consumido libertinadamente?(dirigindo, por exemplo) Por quê? Não tenho as respostas. Só fico com as perguntas. Espero que alguém com pleno entendimento dessa sociedade maluca, me dê as respostas.