Em uma operação realizada na última terça-feira (29), a Polícia Civil da Bahia prendeu dois integrantes de uma organização criminosa com atuação interestadual, durante cumprimento de mandados judiciais na cidade de Petrolina. Os alvos foram identificados como I.V.A.R., de 23 anos, e A.C.R. da S., de 24 anos, conhecido como “Alan Gordo” ou “Barriga”.
Os suspeitos são investigados por tráfico de drogas, posse ilegal de munições e artefatos explosivos e homicídios, com atuação na região de Maniçoba e no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro (BA). Ambos foram alvos de mandados de prisão preventiva e temporária expedidos pela Vara do Júri de Juazeiro, no âmbito de dois processos que tramitam no Judiciário baiano.
Durante a ação, as equipes da Delegacia de Homicídios (DH) de Juazeiro, do GATTI Norte e do DIRPIN Norte/Leste apreenderam com os suspeitos aproximadamente 10 kg de cocaína, além de uma porção de maconha, uma granada, 18 munições de calibre 9mm, um carregador de pistola calibre .380, balança de precisão, materiais para embalagem da droga e quatro celulares, sendo três deles danificados.
Segundo a Polícia Civil, os presos são considerados de alta periculosidade e eram alvos prioritários das forças de segurança por liderarem um grupo responsável por ao menos 16 homicídios recentes em Juazeiro. O confronto entre facções rivais, motivado pela disputa de pontos de venda de drogas, tem sido apontado como a principal causa desses crimes.
A investigação também levou à prisão, no início do mês, do líder de um grupo rival na capital paulista, fortalecendo as ações da Polícia Civil na desarticulação de redes criminosas interestaduais que atuam no tráfico de entorpecentes e em crimes violentos no interior baiano. Os dois suspeitos presos em Petrolina foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.


