Polêmica sobre Enem esquenta debate na Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 10 de fevereiro de 2010 às 20:24

A polêmica acerca do Enem quebrou o clima na sessão desta noite, na Casa Plínio Amorim.

Um dos críticos do exame, o vereador Osinaldo Souza (PSB) afirmou no seu discurso que os estudantes sertanejos não terão vez a partir de agora na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

“Apenas três alunos da região passaram esse ano no curso de medicina na Univasf. No ano passado foram 29”, informou Osinaldo, que recebeu apoio de alguns de seus colegas de Casa.

O líder da situação, vereador Dr.Pérsio Antunes (PMDB), contestou justificando que quase metade dos aprovados nos cursos da Univasf – 47% – é de estudantes nordestinos. 

Polêmica sobre Enem esquenta debate na Casa Plínio Amorim

  1. BEM ATENTO disse:

    Enquanto todo estudante, de todo o Brasil, teve a oportunidade de concorrer para a Univasf, os sanfranciscanos não tiveram a mesma chance de concorrer em todo o país… isto é que é concorrência desleal. O que será que levou o Magnifico Reitor da Univasf a aceitar esta situação?

  2. ANDREA LISBOA disse:

    Osinaldo, é importante que você se junte aos demais vereadores de Petrolina e, se possível, aos de Juazeiro, para protestar contra esse autoritarismo do Reitor José Weber em mantar, de cara, 100% o Enem na Univasf. O Deputado aí de Petrolina, Gonzaga Patriota fez esse trabalho o ano passado, brigou, foi a tribuna, reclamou, conseguiu mais de 50 assianturas de Deputados de PE, da BA e do PI, infelizmente o reitor não abriu. Resultado, no ano pasado 30 estudantes da região da Univasf passaram em medicina, com o Enem, apenas 03, isto é um absurdo, A Unvasf foi criada para desenvolver o Vale, com Weber, vai desenvolver sua região Dudeste.

  3. Paulo Cesar disse:

    TANTO MEXIDO PELO CURSO DE MEDICINA!!!!

    A UNIVASF TAMBÉM FORMA PSICOLOGOS, ADMINISTRADORES, ENGENHEIROS…

    VOCÊ NÃO PERCEBERAM AINDA QUE O QUE ESTÁ EM JOGO NESTA DISCUSSÃO SÃO INTERESSES PESSOAIS???

  4. Carlos Andre disse:

    Paulo Cesar você ja parou para pensar porque os alunos do sul e sudeste não se interessa por essas opções que vc está colocando ?
    Não quero desmerecer nenhum curso mas a verdade é que la eles já estão bem servido nesses cursos e concorremos com estudante que nem se deu ao trabalho de vim a Petrolina para fazer uma prova, vc acha isso justo ? acredito que depois do resultado tenha muita procurando as bancas de revista para o guia quatro rodas e terntar identificar onde fica Petrolina.

    Dr. Persio não faça isso sempre na contra-mão da historia repense em suas posições.

  5. cadú disse:

    Osinaldo,

    Vereador Osinaldo, você deve ser frustado por não ser medico, pois só fala no curso de medicina, por que você não se preocupa e fala com seu governador para melhorar a educação no nosso município, sugira a ele fazer como o prefeito Júlio Lóssio processo seletivo para contratar professores temporários capacitados e não indicados como fez o governador de Pernambuco e que inclusive você deve ter indicado dezenas deles. Se o nossos governantes investirem em Educação desde a base o infantil até o 2º grau como está fazendo o prefeito, com certeza teremos mais chaces de passar em MEDICINA, há mas eu quero cursar é Engenharia Civil.

  6. Silvio Júnior disse:

    Eita que político é bicho hipócrita, é pura mentira, nenhum deles está brigando com o govenardor para que melhore o nível dos alunos da escola pública (piores indíces do país), os salários dos professores do Estado de Perambuco(pior do Brasil), para que alcancem um nível satisfatório para posterior ingresso na UNIVASF . Mas para o faz de conta, ficam ai brigando por vagas, forçando uma coisa que não existe, mesmo que esses alunos não tenham capacidade de entrar numa UNIVASF da vida, a exceção de alguns alunos das escolas particulares da região. Espero que o povo veja isso, brigar com o reitor é fácil, agora com um alidado político como o governador ninguem quer, ninguem mexe. Só lembrando que há outros cursos na UNIVASF além de medicina. Lutem sim, por uma educação de qualidade para todos. Chega de faz de conta!!

  7. Silvio Júnior disse:

    Eita que político é bicho hipócrita, é pura mentira, nenhum deles está brigando com o govenardor para que melhore o nível dos alunos da escola pública (piores indíces do país), os salários dos professores do Estado de Pernambuco(pior do Brasil), para que alcancem um nível satisfatório para posterior ingresso na UNIVASF . Mas para o faz de conta, ficam ai brigando por vagas, forçando uma coisa que não existe, mesmo que esses alunos não tenham capacidade de entrar numa UNIVASF da vida, a exceção de alguns alunos das escolas particulares da região. Espero que o povo veja isso, brigar com o reitor é fácil, agora com um alidado político como o governador ninguém quer, ninguém mexe. Só lembrando que há outros cursos na UNIVASF além de medicina. Lutem sim, por uma educação de qualidade para todos. Chega de faz de conta!!

  8. Corisco disse:

    Acho que os estudantes da região deveriam se preparar mais e melhorar suas performances no processo, e não ficar chorando a derrota…

  9. estrela disse:

    Eu concordo com o vereador.
    Porque a realidade é que o aluno de fora é muito mais preparado do que os da região, e a prova esta esposta, apenas 5 passaram, enquanto no ano passado passaram 29 alunos da região.
    A UNIVASF não era pra concorrer através de ENEM, porque tira as chances do povo da região.

  10. Dominguinhos disse:

    Esse Cadú vive mesmo em Petrolina ou recebeu ordem para escever tamanha besteira? Frustados estão os municipes que não tem escola de qualidade. Elogiar um processo moralmente fraudulento como essa seleção de temporários aqui é piada. Comparar o número de contratados do estado com os de Petrolina, meu Deus, é muita falta de informação ou má fé. O estado contratou 5% do seu quadro de efetivos. Petrolina está contratando temporariamente 70% do seu quadro de efetivos, pode? Se voce pretende cursar engenharia parabéns. Mas não faça acusações de indicação política porque seus parceiros do DEM é que indicam todo mundo na educação de Petrolina.

  11. Chorão disse:

    O Processo foi bem justo… Os alunos do vale tambem poderia escolher as universidades do sul do país, porém como são mais disputadas pela qualidade superior de ensino e mais renomadas… prefiriram disputar por aqui.

    Antes eles ja podiam estudar aqui, só que existia um custo alto no deslocamento para a realização das provas em outra região.

    O ENEM agora possibilita um estudade do VALE disputar uma vaga em oceanografia em SP, sem ter que desembolsar para ir fazer a prova lá.

    Parem de chorar, estudem mais… se dediquem mais… ´´A rapadura é doce mais é dura´´

  12. Paulo disse:

    A UNIVASF deixou de ser uma universidade regional.

  13. Francisco disse:

    Um dos críticos do exame, o vereador Osinaldo Souza (PSB) afirmou no seu discurso que os estudantes sertanejos não terão vez a partir de agora na Universidade Federal do Vale do São Francisco.
    Bem amigo, Osinaldo discordo totalmente de suas colocações, pois desde que o individuo se dedique a estudar ele concorrerar de iqual para igual. Pois tenho conhecimentos de casos de pessoas, simples que se dedicaram a seus estudos e hojê são médicos, Advogados e etc, Agora ralaram para isso. Um exemplo é esse garoto de recife que passou em biomédicima que enfelismente o mataram. Não vamos nos mesmo nós descrimar, achando que somos incapazes em relação as pessoas de outras regiões.

  14. Barraco O'Bhrama disse:

    Concordo em gênero, numero e grau com o cangaceiro Corisco. Jogar a culpa no sistema é infantilizar a questão. É a lei do forte, infelizmente: estude que vc passa. Agora, a questão principal talvez seja a seguinte: as escolas de ensino médio, publicas e particulares, da região, estão capacitando direito nossos alunos? Quem sai do ensino médio tem bagagem (e isso nao eh so a escola que dá) pra disputar uma vaga no Ensino Superior?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários