Poucas árvores em Petrolina: Polêmica também se estende aos pontos de ônibus

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2011 às 21:20

Algumas matérias divulgadas pelo Blog deixam clara a insatisfação dos petrolinenses com relação à inexistência de árvores nas praças da cidade. Mas, ao que parece, a reclamação também se estende aos pontos de ônibus. Segundo alguns usuários, não são suficientes para proteger as pessoas do sol forte da região.

A vendedora Maria Aparecida, afirma que precisa se proteger do sol com uma sombrinha, já que nos pontos de ônibus isso não é possível. “É uma grande vergonha o Centro dessa cidade, eu trabalho a manhã toda e quando vou pegar o ônibus tenho que levar minha sombrinha, se não quiser ficar muito tempo no sol. Sem contar que ninguém pode sentar por que esquenta demais”, afirmou.

Para os usuários do ponto de ônibus localizado ao lado da Câmara de Vereadores, na avenida Fernando Goés, as árvores localizadas próximo ao ponto até seriam uma solução. Mas, para a estudante Daise Figueiredo, as árvores secas não servem de nada. “Se pelo menos tivessem folhas até seria uma boa, mas a gente  fica aqui procurando um lugar pra se esconder do sol e não encontra nada”, reclama a estudante, cobrando melhorias. 

Poucas árvores em Petrolina: Polêmica também se estende aos pontos de ônibus

  1. guerreira disse:

    Petrolina, uma cidade no sertão e quente porém os politicos só falam da friticultura e as árvores no centro não existe e na orla 1 e 2 as árvores estão morrendo.de sede . O que vejo todo dia são carros pipas na orla 1abastecendo de águavão para onde com a água ? Epegam no lugar bem poluido pois é cheio das plantas que indicam o indice de poluição onde está o secretário do meio ambiente. Aqui depois do CrisHotel, atrás da banca o lixo está na canela e os prédios imponentes os moradores tudo de carro importado passando no meio do lixo e se achando os senhores da situação é simplesmente rídículo. Olhem pela arborização da cidade dê uma qualidade ao ar que respiramos é melhor andar de carro importando, cuide das arvóres.

    1. Francesco disse:

      Quantas árvores você já plantou e cuida? Eu plantei várias e estou cuidando. Não devemos esperar só pela poder público, temos que ser cidadãos participativos e não omissos.

  2. Ana disse:

    Realmente, é uma vergonha uma cidade tão grande como esta não ter uma política ambiental séria com um clima tão intenso e causticante como o nosso. É preciso muito verde, árvores nestas praças, nesta cidade toda, quando eu passo e vejo por exemplo aquela praça Maria Auxiliadora toda cheia de pedras, plantas típicas da caatinga e aspecto desértico, me dá um desespero tão grande que eu me imagino realmente que mro num desrto e não numa cidade ribeirinha, banhada pelo abençoado

    1. Francesco disse:

      Você faz a diferença? Quantas árvores você já plantou em nossa cidade e cuida? É típico de país de 3º mundo pôr toda culpa no Estado, quando o próprio cidadão é omisso.

  3. Ana disse:

    Realmente, é uma vergonha uma cidade tão grande como esta não ter uma política ambiental séria com um clima tão intenso e causticante como o nosso. É preciso muito verde, árvores nestas praças, nesta cidade toda, quando eu passo e vejo por exemplo aquela praça Maria Auxiliadora toda cheia de pedras, plantas típicas da caatinga e aspecto desértico, me dá um desespero tão grande que eu me imagino realmente que moro num deserto e não numa cidade ribeirinha, banhada pelo abençoado Velho Chico.

  4. higor disse:

    NÃO FALTA ARVÓRES ,,,,,,,,,,,FALTA VERGONHA PO PODER PUPLICO

    1. Francesco disse:

      E pessoas que não cuidam de sua cidade é o quê? Quantas árvores você adotou? Criticar é fácil, o difícil é ser ativo e participativo. Comece agora, adote uma praça próximo ao seu trabalho ou a sua casa e plante árvores com o compromisso de regá-las, adubá-las todos os dias. Faça a diferença.

  5. Angelita - Quati disse:

    Nossa cidade precisa de mais arborização, verde, mais flores…
    A comunidade precisa substituir o lixo deixado nas praças por plantas de grande, médio e pequeno porte. Se cada morador próximo a uma praça adotasse uma planta na frente de sua casa, com certeza teríamos mais arvores. Percebo que já tem novas mudas em alguns lugares Públicos, como é o caso da Avenida Cardoso de Sá. Em direção Aplicação, próximo ao 72 BI, na Monsenhor Ângelo Sampaio, na Avenida 07 de Setembro. nesses locais existe a Paineira, a caraibeira, umbuzeiro, pata de vaca, nim indiano, apesar de que o nim indiano está plantado de maneira desordenada, pois o mesmo é um repelente natural e futuramente vai causar transtorno por vários motivos. No Quati I, os motoristas continuam a quebrar as plantas que são colocadas na praça Nossa Senhora de Fátima, perto da Igreja Católica! Os mesmo sobem na praça e atravessam para outro local concorrendo com os pedestres e ainda dizem que não estão vendo nenhuma praça ali…
    Os moradores precisam estar juntos na luta para arborizar os bairros, para arborizar os locais Públicos!

    1. Francesco disse:

      Parabéns pelo comentário. Vamos fazer a diferença. O cidadão sempre tem mais competência do que o Estado. Vamos adotar praças e árvores. Por isso parabenizo pessoas como àquelas que auxiliam o Nova Semente. Elas sim fazem a diferença. São verdadeiras petrolinenses, verdadeiras cidadãs.

  6. cesar otoni disse:

    Olha ai uma boa dica Doutor, plante arvores pela cidade,lance uma campanha,molhe as plantas, pois elas sao como os carros , as maquinas e nos, estao sempre precisando de manutencao..

    1. Francesco disse:

      E você quantas plantas você plantou esse ano, quantas vocês regou, quantas praças você adotou? Vamos ser mais participativos. Se cada cidadão ou cidadã fazer sua parte tenho certeza que Petrolina será mais verde e terá mais belas praças para crianças, velhos e adultos poderem usufruírem.

  7. Maria Gabriela disse:

    A orla de Petrolina não é mais de restrita responsabilidade d Petrolina, ela gora envolve um organização que cuida da limpeza publica enquanto preservaçção patrimonial

  8. Francesco disse:

    Acho louvável a campanha do blog, realmente Petrolina precisa mais de verde, mais de sombra. Mais isso é pouco, precisamos unir todos, políticos, empresários e principalmente o petrolinense numa campanha do verde em nossa cidade. Se cada cidadão adotasse pelo menos uma árvore, com compromisso de cuidar dela com se fosse um filho TENHO CERTEZA QUE TERÍAMOS MAIS VERDE E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Faça, Carlos, essa campanha e conclame os cidadãos e as cidadãs para participarem. Petrolina precisa de cidadãos participativos.

  9. 14 de setembro disse:

    Mas o “maravilhoso” Prefeito acha que Petrolina tem que ter as características da Caatinga, para isso que ele está transformando as praças em caatinga, tudo seco.
    Toma Petrolina, aprenda a votar!

  10. André disse:

    Vejam alguns trabalhos q foram feitos por instituição para ajudar na arborização de Petrolina, mas a prefeitura parece q nada fez!

    ARBORIZAÇÃO URBANA DO CENTRO DE PETROLINA-PE > http://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/662323/1/Ivan.pdf

    USO DE GEOTECNOLOGIAS PARA SUBSIDIAR PLANOS DE AÇÃO DA ARBORIZAÇÃO VIÁRIA DO CENTRO DE PETROLINA-PE > http://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/662321/1/Ivan1.pdf

    INVENTÁRIO ARBÓREO URBANO DA ORLA FLUVIAL DA CIDADE DE PETROLINA-PE PARA IMPLANTAÇÃO DE CORREDORES
    ECOLÓGICOS > http://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/883932/1/Resumo4.pdf

    CORREDORES ECOLÓGICOS URBANOS: INTEGRAÇÃO DAS MATAS CILIARES DO RIO SÃO FRANCISCO COM FRAGMENTOS DA ÁREA URBANA DA CIDADE DE PETROLINA, PERNAMBUCO > CV- 026 http://www.scientex.univasf.edu.br/Horario_Ciencias_biologicas_e_da_vida_POSTER.pdf

  11. Sara disse:

    Penso que devemos fazer a nossa parte sim!Plantar arvores e cuidar do meio ambiente, mas o que a prefeitura de Petrolina vem fazendo é demais, colocar pedras e areia com aspecto de caatinga é demais, para mim a prefeitura esta fugindo da responsabilidade, pois manter pedras é mais facil que manter gramas, praças tem que ser verde..está horrivel!!!E está cada dia mais dificil andar em petrolina quente e sem sombra sem verde, os canteiros todos sem gramas, aquele contorno proximo ao Trevo..tudo seco e sem verde…Não sei aonde isso tudo vai parar..mas com previsões a cada dia de clima cada vez mais quente..PRECISAMOS DE UM PETROLINA VERDE com plantas e nao cheis de propagandas….

  12. Cidadã disse:

    Um tremendo absurdo é terem retirado uma proteção de sol que fica ali na Av. Monsenhor Angelo Sampaio no ponto de ônibus, para virar garagem de carros importados. Quem vai pegar qualquer transporte ali fica exposto ao sol, é um absudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários