Associação de Cabos e Soldados Militares de PE questiona transferência de policiais do 5° BPM. Comando considera decisão “normal”

por Carlos Britto // 31 de dezembro de 2011 às 18:26

O ano de 2011 vai se encerrar com uma polêmica entre os quadros do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM). No alvo da questão está o remanejamento de 12 PMs da corporação em Petrolina para batalhões do Recife e Região Metropolitana.

O fato causou surpresa para a Associação de Cabos e Soldados Militares de Pernambuco, entidade que representa a classe.

Segundo o representante da associação, sargento João Saraiva (foto), mais conhecido no meio como Sargento Saraiva, a decisão da PM não se justifica, sobretudo pelo fato de que os policiais que deixarão Petrolina estão entre os mais qualificados.

“O Alto Comando (da PM) ou o governo do estado podem até alegar que seja pela operacionalidade destes policiais, para ajudarem a combater a criminalidade na Região Metropolitana. Mas em Petrolina sabemos que os índices de violência também não são pequenos”, argumentou o sargento, lamentando também o fato de que a corporação não está enviando ninguém a Petrolina para suprir a ausência dos profissionais que estão saindo.

Sargento Saraiva disse ainda que todos os policiais remanejados são de Petrolina e têm residência fixa na cidade. Com a medida, terão de fazer outros custos  na Região Metropolitana. Ele lembrou, inclusive, que um dos PMs vem cuidado há dois anos da esposa, que tem sérios problemas de saúde. “Se é uma hipoteca, se há diária, eles não foram comunicados se dejevam ou não ir”, informou o sargento, acrescentando que vai apelar até para as autoridades políticas e para a Câmara de Vereadores no intuito de evitar a decisão.      

“Dentro da normalidade

Procurado pela reportagem, o coronel Carlos Pereira informou que o procedimento da PM é absolutamente normal.

“Isso está dentro da normalidade. Policiais de Petrolina, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista foram convocados no mesmo sentido. É uma hipoteca e não tem nada de punitivo nisso. Recentemente até os comandantes foram mudados através de determinação superior”, esclareceu.

O coronel Carlos informou também que os policiais ainda não se apresentaram ao Comando da PM no Recife.

Nenhum se apresentou ainda, todos alegando vários motivos superiores. O que acho é que devem cumprir a ordem, mostrar um bom desempenho operacional e aí pleitear o retorno ao batalhão em um procedimento normal. O entendimento da associação não ajuda, seria mais prudente acatar a determinação e depois voltar ao batalhão onde estão lotados”, finalizou.

Associação de Cabos e Soldados Militares de PE questiona transferência de policiais do 5° BPM. Comando considera decisão “normal”

  1. petrolinense disse:

    Esse governo é muito sacana!! Está fazendo essa injustiça com os Agentes Penitenciários de Petrolina e região.

  2. Naja disse:

    normal seria remanejar de onde tem mais (ricifi) para onde tem menos (petrolina), isso é um absurdo.

    1. Serpente Negra disse:

      Ôh jumento(a), aonde é que fica essa cidade chamada “ricife” ? vai estudar “muzênga”!!!!!

      1. petrolinense disse:

        ô jumentão! Por óbvio ela escreveu assim pq quis, criança! Se toca!

        1. Naja disse:

          como ele é tolinho…kkkkk

  3. maria alves disse:

    Será que essas transferências, camufladas, com o nome de hipoteca, não é uma articulação para retirar o coronel TELES que está desempenhando e cumprindo metas, não só com esta equipe mas com todos os policiais que fazem o 5 BPM? Quero parabenizar a sociedade, que reconhece o trabalho da polícia, aos policiais na grande maioria, que estão sendo solidàrios, amigos e, principalmente, aos familiares. Força! Quem tomou essa decição de transferir 12 policiais causou enorme transtorno, pois mexeu com estrutura de 60 a 70 pessoas ligadas diretamente a eles.

  4. Francisco disse:

    …será que esses policiais vão trabalhar satisfeitos? será que foram pelo menos consultados? será que não tem alternativa? são tantas perguntas…

  5. Desconstruidor de Discurso disse:

    É o primeiro presente que o governador de “Recife” dá a Petrolina visando à melhoria da segurança de nossa cidade.

  6. Desconstruidor de Discurso disse:

    A conversa entre os recifenses é a de que Recife hoje é uma cidade bastante segura. Também um policial a cada 100 metros. Enquanto o Interior, sobra o policiamento truculento.

  7. Petro01 disse:

    O governador tá querendo resolver um problema, criando outro.

  8. joelson disse:

    Sempre foi assim, e sempre será assim…. Retirar um cidadão do seio da sua família e joga-lo a uma distância de 750 km.
    Policial sempre foi tratado como um número pelo governo e não como ser humano.

  9. ismael disse:

    bom, si o quantitativo de pms do 5 bpm é para ser 600 e tem 574,e sai 11. esse ato consertesa é punitivo.

  10. ismael disse:

    bom eu estou entre os 1612 que pasaram por exames médicos,pisc e taf,faltando so a académia, é só nos convocar.

  11. Glacê ir Assis disse:

    Também não cocordamos, isso é arbitrariedade, o que não cabe na administração pública. Temos critérios que somos obrigados por lei a seguir. E nos deixa pasmos é o escalão superior apontar isso como normal, se fosse normal não teria toda essa repercussão e revolta por parte dos praças prejudicados.

    Capitão Assis – Presidente da Associação dos Militares de Pernambuco

  12. Maria disse:

    Sou esposa de um policial militar e sei o quanto vai nos custar essa transferência dele para a capital, além de custo material, o abalo físico e emocional que essa distância causa no seio familiar. O nosso governador Eduardo Campos além de ter dado um aumento vergonhoso para os policiais que esperaram o ano inteiro por esse belo aumento, ainda nos presenteia com a transferência dos nossos maridos, um belo presente de fim de ano governador. Só gostaria que soubessem que os policiais são homens de bem e que todos tem família e residência fixa, mas parece que isso pouco importa, será que é justo mandar essas pessoas para a capital sem se preocupar como vão fazer para chegar até lá? uma vez que não se tem um salário digno para pagar passagem, eles também não contam com gratuidade de viagem nos ônibus da progresso, e isso pouco se fala, então terão que ficar na beira da estrada pedindo carona para ir e vir de recife, gerando um cansaço muito grande e preocupação nas famílias, mas vem um tal de coronel Carlos dizer que tudo isso é normal e que eles devem cumprir o que foi determinado, quando na verdade quem não esta descumprindo regras são eles próprios quando agem como se esses policiais fossem cachorros, que não tem nem família e nem opção, simplesmente cumprir um absurdo desses. OBRIGADO SENHOR GOVERNADOR PELO BELO PRESENTE DE FIM DE ANO QUE O SENHOR NOS CONCEDEU.

  13. Indignação de um cidadão disse:

    . Senhoras e Senhores a quem interessa transferir 20 policiais que combatem diariamente o tráfico de drogas nesta região?

  14. allisson disse:

    o governador de pernambuco é um homem sensato , essa atitude não deve ter partido dele talvez não tenha nem o conhecimento.talvez tenha pardido de alguns coroneis que se acham superior ao GOVERNADOR e a DEUS. Aguardamos providencias.

  15. allisson disse:

    O Governador de Pernambuco é um homem sensato, essa atitude não deve ter partido dele, talvez não tenha nem o conhecimento. Provavelmente tenha partido de alguns Coronéis que se julgam superiores ao GOVERNADOR e a DEUS. Aguardamos providências.

  16. Indignação de um cidadão disse:

    Amigo Carlos Brito reporte de grande relevância em Petrolina, cidades circunvizinhas e capital. É muito estranha a atitude deste coronel Carlos em dizer que os policiais devem se apresentar em Recife, tirando peças importantes no combate ao tráfico de drogas nessa região. No Rio de Janeiro, quando um grande traficante é preso logo se vê nas contabilidades coronéis . Esta de parabéns o coronel Teles e as suas equipes selecionadas de bons policiais no combate a drogas e armas, todos os representantes de bairros de Petrolina e representantes políticos das cidades de Lagoa Grande e Sta Maria, não entendem e nem aceitam a saída destes policiais.Com a Palavra o governador do estado Eduardo Campos.

  17. mirian siqueira disse:

    Caro Sr. Governador,
    Como esposa de um desses PMs e grande prejudicada, já que me encontro com problemas de saúde e sei o quanto essa tranferencia vai afetar diretamente nossas vidas, peço que se essa atitude veio de V.xa

    1. MIRIAN disse:

      (desculpem o erro anterior) continuando.., eu quero pedir a Vsa. Exa. que reveja sua atitude, pois as famílias desses PMs bem como a maioria da cidade de Petrolina confiaram no senhor, do contrário não estaria onde está.

  18. donald disse:

    Os forasteiros chegaram e estão espulsando os filhos da terra,quem tem que ir pra recife são eles

  19. Cidadão Preocupado disse:

    Poie é se o governador já ta preocupado com o índice de violência em Petrolina, imagine ele se os policiais mais qualificados forem transferidos para Recife. Eu acredito que é isso que etá querendo o responsável por essas transferências. O próprio governador esta querendo melhorar o desempenho da polícia em Petrolina, e ao mesmo tempo transferem um número de policiais para capital dizendo que la a violência ta crescendo. Essa história ta ficando difícil de engolir.

  20. CARLOS AMORIM disse:

    Petrolina impõe respeito por seus pm´s , os bandidos respeitam a pol. de Petrolina , aqui a boca e quente pra bandido , assaltantes de banco dão a volta , vão assaltar em outras redondezas

  21. Cidadão Preocupado disse:

    Governador Eduardo Campos coloque na rua esses que vivem nos ar condicionados para irem para combater a marginalidade e o senhor vera que será um desastre pois o que mais sabem fazer é fuxico para se promover,não vestem a mesma camisa para o combate a violência,hoje se o senhor tiver humildade e procurar qualquer PM com experiencia de serviço de nas ruas ele dará aula de como fazer para melhorar. Com a palavra o Governador.

  22. diego disse:

    Vocês falam, falam, falam e ninguem sabe quem foi transferido. Quais os nomes dos 12 policiais militares transferidos?
    Deve ter um fundamento. Uma razão. Acho q qd a população souber os nomes dos 12 pode ser que algum motivo real apareça.
    Ou entaum foi uma bela de uma sacanagem do governo com esses policiais.

  23. diego disse:

    boa ideia, caro colega diego. So assim poderemos nos manifestar perante a imprensa, e o governo vai justificar a saida desses policiais daqui da cidade.

  24. observadora disse:

    Governador,secretario da sds enquanto voçês transferem os que põem a mão na massa que se arriscam fazendo a nossa e a sua segurança porque não começam a transferir o comandante e os oficiai tipos os capitãos e tenentes que não fazem quase nada.

  25. CIDADÃO POLITIZADO disse:

    Acho bem coerente as críticas às transferências dos policiais. Mas como dito no início dos comentários, são muitas as perguntas.
    A primeira delas passa por quem são esses policiais. Tanto se fala… tanto se critica, entretanto cadê os nomes para que nós cidadãos possamos cobrar dos governantes uma postura profissional e de respeito quanto a essas transferências?? Só daí será possível falar com propriedade, pois acho ingenuidade da população criticar um postura administrativa sem antes saber a quem estão defendendo;
    enfim, são muitas perguntas sem respostas. O caro sargento SARAIVA – presidente da associação – devia dizer quem são os policiais, pois assim a população estará melhor informada para opinar a respeito e cobrar das autoridades o devido respeito aos policiais.

    1. Cidadão Preocupado disse:

      Caro cidadão politizado, é essa mesma pergunta que todos nós que fazemos parte dessa transferência está fazendo, só que ninguém sabe, nem mesmo os comandantes dos quartéis que estes policiais estão locados. E o que mais nos intriga é que a justificativa dada é o bom desempenho dos policiais. Se isso é justificativa então os demais não irão mais se esforçar, uma vez que quando se trabalha o prêmio que da é uma transferência para longe das nossas famílias. Quanto a nomes dos policiais a grande maioria da população não conheceria, pois eles são muitos, mas se você for mesmo politizado e tiver interesse procure nossa associação e saberá o nome de todos.

  26. DANIELA CORDEIRO disse:

    É como diz o ditado popular, militar é burro de carga da ilusão de que é autoridade da justiça. Parem de enganar as suas almas e estudem para ser juízes, para ter tanta moral como pretendem…….

    1. Gabriela disse:

      Ninguém está reclamando nenhuma “moral”, o que se busca com a reinvidicação é a justiça e a coerência dos atos das autoridades da PM.

      ENGANO O SEU ACHAR QUE JUIZ PODE TUDO.

      QUEM PRECISA ESTUDAR É VOCÊ!!!
      PROCURE SE INFORMAR NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA, E VEJA QUE NENHUM PODER É ILIMITADO.

      Atitudes, pensamentos e atos de pessoas como vc me faz até repensar o “principio da vedação ao retrocesso” (que proibe a adoção da pena de morte no Brasil além dos casos já previstos em tempo de guerra),pois deveria sim existir pena de morte pra pessoas ignorantes e histriônicas como vc!!

      Repense a possibilidade de conhecer melhor os seus direitos!!

  27. Camila Gama disse:

    Atitudes mascaradas pela legalidade não mais tem espaço dentro da nossa sociedade.

    Acredito que atos “pautados” na legalidade devem também obedecer a ética e a moralidade. O que não parece ter acontecido no caso da “transferências” desses policiais, pois, embora o Coronel Carlos Pereira tenha informado que tal procedimento da PM é absolutamente normal às vistas das leis internas da coorporação, eu desconfio piamente.
    Infelizmente os justos e honestos (os PM’s) podem estar pagando um preço muito alto pelo excelente trabalho que vem desempenhando.

    Não consigo entender o porquê disso tudo!! Famílias sofrendo, gastos exorbitantes com deslocamentos, que diga-se de passagem não estavam previstos e nem o salário recebido por esses PM’s cobrem, desgaste psicológicos dos profissionais removidos etc.

    Ademais, cabe ressaltar que este ato parece desarrazoado e desproporcional.

    Repensem autoridades superiores, vejam q a vaidade da patente não tem mais espaço na conjuntura atual, estamos em um país democrático que preza pelo bem comum.

    Nossa região anda assombrada com tanta violência, mas parece q as medidas de seggurança estao às avessas.

    “Que país é esse?”

    Transferir quando deveria aumentar o numero do efetivo??

  28. CIDADÃO disse:

    Caro Cidadão Preocupado, acho que o colega Politizado tem razão, são apenas 12 nomes, e não tem porque esconder o nome desses policiais. Já que eles prestaram um bom serviço para a comunidade, concerteza a população vai reconhecer pelo nome ou pela foto.
    Vamos fazer um comunicado a imprensa para que divulgue os nomes e as fotos desse policiais, para que possamos atraves disso, fazer uma manifestação nas ruas, junto com a população que tanto foi beneficiada com o serviço prestado pror esse policiais. Não devemos esonder mais os nomes dessas pessoas que tanto bem nos fizeram. VAMOS PRA RUA JÁ ,JUNTO COM ESSES POLICIAIS QUE FORAM TRANSFERIDOS

  29. CIDADÃO POLITIZADO disse:

    Bem, parece que eu não sou a única pessoa que pensa desta forma. Assim, o cidadão preocupado (que na verdade é um membro da Associação de Cabos e Soldados) tem que ter a consciência de que ninguém que “problema com polícia”. Se deveria existir a atitude de divulgar os nomes desses policiais, essa atitude deveria partir da própria associação. Jogar essa responsabilidade para os cidadãos que preocupam-se em ser solidários a essa situação já é demais!! Quem é que vai querer ir atrás de nome em associação de cabos?? Quem é que tem interesse em correr o risco de “arrumar problema com polícia”?? Bom, enfim… continuam as perguntas. Perguntas e mais perguntas. Continuo a pensar que defender a quem não se sabe quem é pode ser uma furada.

    1. Cidadão Preocupado disse:

      Meu caro cidadão politizado, o nome de todos os policiais transferido já foi divulgado várias vezes na imprensa, acredito que o senhor não costuma ouvir rádio. Se para defender cidadãos eu preciso ser integrante da associação, o senhor deve fazer parte dos que fizeram essa besteira, ou seja de transferir os policiais. Quem não deve não teme a polícia, pois jamais será perseguido simplesmente por querer saber nome. a associação é um lugar para todos e o senhor jamais seria perseguido pelo simples fato de ir até lá. A menos que não possa fazer isso por ter algo a esconder como cogitou essa hipótese com os pms. São homens de bem e se estão sendo perseguidos foi por trabalharem e não por fazerem algo errado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários