Poesia ganha voz em primeiro livro de autora sertaneja

por Carlos Britto // 14 de julho de 2025 às 19:00

Foto: Imagem de divulgação

A poetisa e declamadora Dayane Rocha, de 29 anos, se prepara para lançar seu primeiro livro: Virada no mói de Cuento. O lançamento acontece no próximo sábado (19) marca uma nova fase na trajetória da artista, que há mais de 12 anos atua com força e sensibilidade na poesia popular do Sertão do Pajeú.

O título da obra carrega o tempero forte da expressão “virada no mói de coentro”, uma referência à intensidade da autora e às batalhas que enfrentou como mulher em um espaço tradicionalmente masculino. “Embora nascida no Pajeú, levei certo tempo até ser aceita nesse meio. O nome do livro resume isso: sou virada no mói de cuento porque precisei ser. A força virou minha estética, mas também meu escudo”, explica.

A publicação reúne poesias em diversos formatos tradicionais, como cestilha, martelo alagoano, decassílabo e galope à beira-mar, abordando temas como sertão, maternidade, saudade, erotismo, política e religiosidade. Com 170 páginas, o livro conta com xilogravuras do artista Marcos Pê e prefácio da poetisa Elenilda Amaral.

Além de ser apresentada no evento de lançamento em Brejinho de Tabira (PE), a obra estará disponível para compra online a partir do lançamento, no site oficial da autora: www.poetisadayanerocha.com.br. A plataforma também reunirá informações sobre a artista, sua agenda de eventos e os produtos inspirados no livro, como lenços, almofadas, cangas e peças de barro produzidas em parceria com artesãs da região.

Esse livro nasceu de vivências, dores, alegrias e encontros. Ele é feito de vento, de verso e de resistência. E agora, ele pode voar até onde cada leitora e leitor estiver”, resume Dayane, que segue atuando também no projeto Mulheres de Repente, levando a glosa sertaneja a outras regiões do país.

Poesia ganha voz em primeiro livro de autora sertaneja

  1. Eu sou cordelista, me chamo Netinho cordelista, gostaria muito de adquirir esse livro e me encontrar pessoalmente com essa grande poetisa, pois a nossa cultura de poesia e cordel tem que ganhar mais forças e isso só acontece atrás das nossas próprias união.
    Netinho cordelista
    Meu contato é 87981650001
    @ Netinho cordelista, esse é o meu Instagran

  2. Eu sou Netinho cordelista e gostaria muito de adquirir esse livro, como também me encontrar com essa poetisa, precisamos cada vez mais nos unir e fortalecer essa nossa cultura do povo nordestino, cordel e poesia está em realizado nas veias do povo nordestino.
    87981650001 esse é o meu contato
    @ netinho cordelista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…