Plano Diretor de Petrolina será revisto

por Carlos Britto // 05 de maio de 2011 às 11:03

O Plano Diretor de Petrolina será revisto e modernizado graças à liberação de R$ 220 mil. O documento é a lei responsável pelo estabelecimento de todos os instrumentos que regulam o uso e ocupação do solo nas mais variadas áreas da cidade.

Seja a área industrial, residencial, portuária ou de preservação histórica, o Plano Diretor define os parâmetros de utilização desse solo do ponto de vista urbanístico e dá ao município a responsabilidade de coordenar a sua ocupação. A atualização do Plano vai interferir não só na gestão urbana, mas também em outras legislações municipais vigentes, como o Código de Posturas e o Código de Obras de 1982, que não atendem mais as necessidades do município e também precisam ser revistas. Em cerca de 30 dias, a Prefeitura deve ser apresentar a metodologia de trabalho do estudo. (foto: Gilson Pereira/divulgação)

Plano Diretor de Petrolina será revisto

  1. Marcos disse:

    Enquanto isso a cidade do Feeling nem sabe o que é isso, e ele tb não sabe, kkk

  2. Tadeu Plinio disse:

    quando ha serviços,empregos,desenvolvimento ocorre os ciumes, acredito no novo campo politico de petrolina, realmente o prefeito atual tem feito sua lição de casa com resultados na politica habitacional, agora ele acerto novamente em abrir a discursão do plano diretor de petrolina, espero que pessimista some com essa proposta para o crescimento da cidade de petrolina.

    Tadeu Plinio

  3. Mariana disse:

    Petrolina é sinônimo de desenvolvimento!!! A gestão do Prefeito Julio Lossio tem sido competentíssima e de grande sucesso. Pra frente Petrolina!!!!!

  4. AGUIA PEQUENA disse:

    DEVAGAR QUE O SANTO É DE BARRO! DEVAGAR….ISSO MESMO PRUDÊNCIA E BOM SENSO SÃO BANDEIRAS QUE ELEVAM QUALQUER CIDADÃO (Ã). OS LEITORES PARTIRAM EM DEFESA DA GESTÃO PÚBLICA RÁPIDO. CLARO, PODE-SE PARABENIZAR QUEM QUER SEJA NUMA TOMADA DE ATITUDES QUE BENEFICIEM, SOBRETUDO, NÃO A SI PRÓPRIO, MAS NO ÃMBITO COLETICO. PORÉM, DEVEMOS AGUARDAR MAIS DE PERTO, COMO VAI SER DIRECIONADA A METODOLOGIA DO ESTUDO DO ATUAL PLANO DIRETOR. A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA TOMARÁ PARTE NOS ESTUDOS? QUEM VAI ESTÁ ATUANDO E DEBRUÇANDO NOS ESTUDOS? ISSO TAMBÉM MERECE OS NOSSOS PARABENS! VAMOS AGUARDAR, E DEPOIS…”DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR, E A DEUS O QUE É DE DEUS!’, JÁ NOS DISSE O SENHOR DOS SENHORES DE NOSSAS POBRES VIDAS!

  5. Amaral disse:

    tomara q esse novo plano diretor priorize a região chamada ” alem da sete de setembro ” que lossio tanto falou em campanha

  6. PETROLINENSE disse:

    Repudio o comentário do Marcos. Voce e o Felling tem tudo em comum.

  7. Pe. Antonio disse:

    É lamentável ler a muitos comentários superficiais sempre de prontidão simplesmente para criticar ou para elogiar, unicamente poruque estão comprometidos com a gestão atual ou porque são adversários políticos. O Plano Diretor é uma ação que todo Município deve fazer e conta com o apoio do Ministério das Cidades. È um instrumento importante para organizar o município etc. O Comentário de àguia pequena é coerente. Um plano diretor poder ser elogiado ou criticado, depende de como é desencadeado o processo, qual a metodologia, a participação da sociedade e finalmente o resultado final. Esperemos que a sociedade civil organizada participe efetivamente de todo processor de revisão do Plano Diretor. Ai então, é a hora de reconhecer e elogiar.

  8. ANTONIO VERONALDO disse:

    ESPERO QUE A CULTURA E OS ARTISTAS DESTA CIDADE POSSA CONTRIBUIR COM O PLANO JÁ QUE É UMA DAS FORMAS DE MOSTRA AOS GESTORES QUE EXISTE UMA DEMANDA IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SÓCIO CULTURAL DA NOSSA CIDADE.

  9. Resposta ao Padre, Tadeu Plinio disse:

    Padre Antônio se for o senhor;

    Para autoridade da igreja se for o senhor mesmo a lamentável seu comentários quando o senhor diz que os comentários dos blogeiros alguns, estão associado ao governo municipal ou questão política (estão comprometidos com a gestão atual ou porque são adversários políticos) isso prova falta de conhecimento com as políticas publica local que estão acontecendo na cidade, a lamentável sua ausência nessas participações, pergunto onde o senhor esta neste momento aqui no Brasil? O que o senhor faz da vida com padre e professor? amigo temos que cumprir a missão social, seja governo verde, vermelho ou amarelo, não importar a cor, quando a discussão do plano diretor e uma deliberação da conferencia municipal das cidades há dois atrás.
    Parabenizo ao governo atual e secretario de planejamento por cumprir a deliberação da conferencia municipal, lembro o plano atual tem apenas 06 anos aproximadamente que por sinal esteve na justiça, mais mesmos assim aconteceram aplicação de alguns instrumentos da lei que estava sobre judice, a vida andar o governo atual acertou em abrir essa discussão a lei diz que tem que ser com 10 anos suas alterações,mais estar acontecendo antes, o povo venceu quando prefeito dar uma sinal para atender a deliberação da conferencia municipal, e lamentável seu comentários para um PADRE e Professor se for o senhor mesmo

    Tadeu Plinio

  10. Pe. Antonio disse:

    Carlos Brito,
    Enviei este artigo de manhã para o seu Blog. Estava em Roma. Cheguei a Hamburgo e fui olhar e não o vi postado
    PLANO DIRETOR DE PETROLINA E QUALIDADE DE VIDA
    A notícia sobre o anúncio da revisão do plano diretor de Petrolina me trouxe a preocupação de já começar a pensar alguns pontos importantes que devem entrar no processo democrático de revisão desse plano. Começo por um: Arborização. Certamente teremos oportunidade de discutir sobre outros aspectos igualmente relevantes. Arborização é um termo que se refere a elementos vegetais, arbóreos existentes em uma cidade. Assim, as árvores plantadas nas calçadas, os parques e praças fazem parte da arborização de uma cidade, assim como as áreas verdes de uso público, destinadas ao lazer e particular. Arborizar a cidade é parte essencial de uma administração que tem como prioridade cuidar das pessoas em primeiro lugar. Pois a arborização é de vital importância para a vida na cidade, seja ela uma metrópole, um cidade grande ou pequena, sobretudo em regiões de clima quente como o nosso. Pior ainda no centro da cidade pela formação da chamada ilha de calor que se forma pela concentração de concreto, pela falata de áreas verdes e pelo elevado nível de poluição causada pelos veículos que circulam pela cidade. Nesta perspectiva, a arborização é de grande importância para a população de uma cidade, pois melhora a qualidade do ar, reduz a propagação do som, e diminui, em cerca de 10% o nível de material particulado.
    O Brasil está atrasado também neste aspecto. Uma pesquisa realizada em 2007 publicada pela revista Reader’s Digest, classificou 141 países de acordo com a arborização nacional. A classificação por países foi elaborada a partir de critérios ambientais, como a qualidade do ar, da água, da biodiversidade ou o nível de emissão de gases do efeito estufa. No ranking das nações, a Finlândia obteve o primeiro lugar, seguida pela Islândia e Noruega. Entre as cidades, Estocolmo ficou com a primeira posição, seguida por Oslo, Munique e Paris. De acordo com a pesquisa, o Brasil ocupa a 40ª posição entre os 141 países analisados. Entre as 72 cidades pesquisadas, Curitiba está no 54º lugar e São Paulo na 62ª posição.
    Pergunta-se: qual seria o índice de arborização de nossa Petrolina? Que áreas da cidade estão reservadas para ampliar as áreas verdes existentes. Existem áreas verdes em Petrolina? Portanto, é urgente, é vital que a sociedade desperte para uma visão de totalidade de um município, para uma administração pública. É uma questão de saúde pública ordenar, organizar e arborizar a cidade se queremos ter mais qualidade de vida e se queremos cuidar das pessoas. Temos o Rio São francisco, podemos imaginar e implantar o projeto Pomar, iniciativa de plantar flores e árvores frutíferas nas suas margens, transformando-as em um jardim com espécies nativas. É de enorme importância criar planos direcionados à ampliação ou reconstituição de áreas verdes de avenidas, ruas e parques urbanos dos quais Petrolina é tão carente. Portanto, não se pode ter uma visão puramente econômica de desenvolvimento, priorizando a utilização do solo urbano apenas para projetos imobiliários, comércio e serviços. Este é um dos aspectos importantes que a revisão do Plano diretor deve priorizar, ouvindo os especialistas da área e a sociedade civil organizada.

  11. RESPOSTA AO COMENTÁRIO DO PADRE, AGUIA PEQUENA. disse:

    Prezado Padre,

    Enquanto Ministro da Igreja, Povo de Deus que está em Petrolina, o Senhor, e todos os demais Sacerdotes, tendo assumido o Mandato da Ordem: “És Sacerdote eternamente segundo a Ordem do Rei Melquisedec”, mesma Graça que Cristo é cumulado pela Ação inefável do Espirito que é Santo, TEM TODO OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS GARANTIDOS, ARTIGO 5º, salvo engano de manisfestar sua opinião, como também o Sr. Plínio o tem, mas com uma diferença: A sua vida particular lhe diz respeito particular, se o Senhor é Padre e Professor, Homem Público, cidadão posso até discordar com suas opiniões se for o caso, o que não, endosso seu comentário, e vou mais além…
    A Constituição Federalde 1988, nossa Carta Magna, em seu Artigo 5º, prescreve que: “são invioláveis a honra, a intimidade, a vida privada, e a imagem das pessoas, sendo assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação desses direitos”.
    Porque citei essas entrelinhas? Para abrir a mente e o coração dos leitores, que as matérias veiculadas pelo Jornalista que subescreve e assina todas as matérias desse canal, são de cunho verdadeiro, e o Plinio questiona se é o Padre que escreve, quer saber de sua vida: “O QUE O SENHOR FAZ DA VIDA COM PADRE E PROFESSOR? Correção: ‘como’ e não “com”… ” O SENHOR ESTÁ NESSE MOMENTO AQUI NO BRASIL?
    O Pastor ele pastoreia suas ovelhas de onde quer que ele esteja, seja no Brasil ou fora de nosso País. O Senhor está em formação fora do Brasil, capacitando-se para orientar evangelizar as ovelhas que fazem parte do redil, inclusive o Plinio, já o vi “algumas vezes” em nosso redil até na RCC. E acho estranho está atirando pedras na opinião crítica positiva e orientadora do Sacerdote. Lá no Livro do Profeta Isaias, Ele diz: “SE ME CALAR ATÉ AS PEDRAS FALARÃO!” Sabe Plinio um Profeta é aquele ANUNCIA A VERDADE e DENUNCIA AS INJUSTIÇAS. o Padre tambem´recebeu esse MÚNUS que JESUS é cumulado; PROFETA, SACERDOTE E REI! Se, se, se o Gestor está segundo seu discurso governista atendendo um apelo ou uma diretriz ou uma recomendação e até normatização ou ainda resolução da nossa Conferencia, ESTÁ MAIS QUE JUSTO ATENDER ALTERAÇÕES NO PLANO DIRETOR, não podemos INCLUSIVE VOCÊ que é representante de uma Organização ficar em cima do muro, nos poupe. Seja àquele Plinio de uns 10 anos atrás e não esqueça de fazer uma leitura do SALMO 01….”Feliz do Homem que não senta na roda onde há zombadores, mas busca de noite e de dia, enquanto medita a Lei do Senhor”. O Padre é um representate de Cristo, de Jesus nosso Senhor. Continue Padre, ou melhor todos os Padres, comentem e use esse canal para também manisfestar as opinioões que nos faz REFLETIR EM SUAS HOMILIAS/REFLEXÕES NAS SANTAS MISSAS! Afinal, Jesus nos deu um MANDATO PLINIO: ALÉM DE ANUNICIA-LO POR TODO O MUNDO, ENSINAR A OBSERVAR O QUE ELE ENSINOU!” Devemos pois dar a C´´esar o que é de César e a DEUS O QUE É DE DEUS!

  12. Pe. Antonio disse:

    Ao chegar a casa, li o desspresível ataque desse senhor, um comentário desprespeitoso, agressivo e mesquinho e o que é pior um ataque gratuito, pois não disse nada que merecesse isso. Ele simplesmente confirmou o que disse, pois o elogio também que faz a um anúncio de Revisão do Plano Diretor é gratuito e desprovido de sentido, pois é apenas um anúncio de uma ação a se realizada. O comentário de Aguia pequena mais uma vez vem mostrar que precisamos de comentários, de participação sem paixão, que é capaz de analisar os fatos e as ações das pessoas de forma objetiva. Seu comentário enriquece a nossa democracia, não porque estou envolvido, mas porque gente esse tipo de pessoas precisa ouvir o que vc escreveu. Continue.

  13. Pe. Antonio disse:

    Acredito que o Bolg seja um instrumento democrático, espaço aberto para veiculação de idéias e projetos, as vezes para discordar ou reforçar pensamentos de alguém. Nunca para fazer críticas e ataques baratos e sem sentido a alguém. O comentário desse senhor que citou o meu nome é desprezível porque é desprovido de sentido. Não tem nenhum fundamento. Eu só me dou ao trabalho de esclarecer em respeito aos leitores do Blog.
    Vejamos: Primeiro ele só comprova o que eu eu afirmei que, em geral, os elogios partem de quem está comprometido com a gestão atual e as críticas de quem é oposição. Não critiquei nada ou ninguém. E o comentário desse senhor comprova o que disse, pois ele tem que garantir o seu cargo comissionado com elogios à gestão e ataques a quem ele acha que está a criticar a administração. Desprezo esse tipo de postura mesquinha e leviana . Felizmente não lhe devo satisfação sobre minha vida profissional e de minha vida de cristão. Sempre vivi à custa de meu trabalho e nunca precisei bajular A e criticar B para garantir cargos ou privilégios. Cuide de sua vida, pois enquanto quer saber o que faço ou deixo de fazer, esquece-se de alguma coisa importante de sua vida. Quem desconhece o que são politicas públicas é você ou está perdido. Agora sai em defesa de ações que apenas foram anunciadas, há pouco tempo não pensava assim. Cuidado! Dê-se ao respeito e respeite os outros. Deixe que a sociedade avalie a gestão pública munipal, você está sendo pago para mostrar serviço, para trabalhar e não para defender a gestão municipal.
    Qual o motivo de seu comentário raivoso! Você está bem! O que está acontecendo com você!

  14. Tadeu Plinio resposta a Padre disse:

    Padre Antonio;

    e lamentavel o seu desepero. pelo fato de ser sacerdote que pode diz o quem bem quer, a falta de respeito partir do senhor e continua em outro texto postado, o senhor deve pedir ao medico Jesus Cristo o dom do AMOR, eu procuro fazer isso todo dia deixo, bem claro a informação postada no blog e fruto de uma discursão de uma conferencia municipal.

    faça uma reflexão no texto enviado pelo o senhor ao blog:
    Pe. Antonio disse:

    5 de maio de 2011 às 20:47

    É lamentável ler a muitos comentários superficiais sempre de prontidão simplesmente para criticar ou para elogiar, unicamente poruque estão comprometidos com a gestão atual ou porque são adversários políticos………………………

    o texto diz tudo. passe bem

    Tadeu

  15. Pe. Antonio disse:

    Eu nem deveria me dar ao trabalho de responder suas provocações. Pois o comentário do leitor que se autodenomina àguia pequena disse tudo o que você merecia ouvir. Desesperado está vc, confuso porque qualquer pessoa em sã conscciência concorda esse comentário que vc destacou: a maioria dos comentários ou é para elogiar ou é para criticar a gestão municipal. Quem eleogia é porque, digamos, é governista, e quem critica é, digamos da oposição. São poucos comentários isentos, objetivos que fazem uma análise crítica, mas objetiva, honesta. Você é que está desesperado porque não há nenhuma falta de respeito a ninguém, apenas uma constatação. Não citei nome de ninhguém e nem gastaria meu tempo em citar o seu. Se vc achou que o comentário era dirigido a vc é problema seu, pois ninguém mais se sentiu desrespeitado. Você é precisa reler o meu comentário para perceber que ele não ataca ninguém. Se é vc que elogia porque está comprometido é problema seu, pois eu disse a maioria… e vc é uma pessoa… os leitores do blog são milhares. Esqueça-me, rapaz e vá cuidar de sua vida. Responda ao comentário de àguia pequena porque pelo que parece ele ou ela o conhece bem…..E vc esqueceu-se de responder a ele e está fixado no que eu digo. Tenha paciência! Se vc procura pedir o dom do amor ao Médico Jesus, parece que ele lhe deu, mas vc não soube receber ou não faz bom uso dele, pois em seus ataques e suas criticas a mim não há nem amor e nem respeito porque eu não citei seu some para vc se sentir ofendido. E vc que ama, citou meu nome, idagou sobre minha vida, onde estava o que fazia!!!!! É esse o amor que Jesus lhe ensinou!!!! Pois esse médico Jesus recebeu muitos ataques e criticas, perseguição e até morte por não falar a verdade, ser contra a injustiça, por não ser hipócrita, por não se submeter ao poder dos grandes e não não ser conivente com a situação de poder de sua época.

  16. Pe. Antonio disse:

    Correção: Já no fim do comentário onde está por não falar a verdade, elimine-se o não. Jesus morreu por falar a verdade que incomoda até hoje …

  17. Antonio Eustaquio disse:

    Prezados Pernambucanos.
    Tenho pesquisado Petrolina pela internet e hoje tive a grata surpresa de encontrar este blog. Maior surpresa foi sobre a belissima defesa do Pe. Antonio sobre as necessidades desta cidade e seu PD.
    Sou arquiteto e urbanista e o que mais me deixou triste ao ver Petrolina e as cidades do entorno é que a mesma natureza que traz a riqueza para a região é desrespeitada pelos gestores publicos.
    O desconhecimento é prova que o desenvolvimento é desigual. Moro em Brasilia e aqui aprendi a amar a natureza. Cidade jardim, Patrimonio da humanidade, exemplo de planejamento para o mundo.
    O Plano Diretor de Petrolina tem a responsabilidade de transformar esta cidade em um local agradável de se viver, e isto passa pela preservação da natureza.
    O adensamento desordenado da cidade e a falta de areas verdes que proporcionam o convivio, o encontro e a troca de ideias trara um “desenvolvimento” financeiro para os especuladores imobiliarios e a condenação da cidade ao caos.
    A propriedade da terra será o grande problema a ser enfrentado.
    A elite brasileira tem demonstrado um total desprezo pelo o que é público e tem sido um péssimo exemplo para a população.
    Espero que o povo desta região possa refletir e saber distinguir o falso do verdadeiro nos discursos dos políticos e de seus patrocinadores. A região tem um potencial turístico de interesse mundial e para quem tem tanta comida, terra e agua fresca só falta uma boa sombra. Não vejo a hora de poder conhecer Petrolina e tomar banho de rio, passear em teus parques, cruzar suas alamedas arborizadas, conhecer a riqueza da caatinga, a floresta branca de meus sonhos.
    Desejo um futuro de luz nas cabeças das pessoas que irão conduzir este plano. E parabéns Pe Antonio, continue!
    antonio eustaquio, arquiteto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários