PF descobre esquema fraudulento de venda de medicamentos a população carente no Sul do País

por Carlos Britto // 18 de maio de 2011 às 06:02

Esta é para fazer os gestores municipais da região refletirem bastante: Doze secretários municipais, titulares das pastas de Saúde, Fazenda e Finanças de várias prefeituras do Rio Grande do Sul, foram presos na segunda-feira (16) acusados de desvio de verbas públicas destinadas à compra de medicamentos para a população mais carente.

Segundo a Polícia Federal, os secretários eram coniventes ou se beneficiavam de um esquema comandado por três organizações gaúchas que agiam em sete estados — Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará e Rondônia. Ao todo foram presas 58 pessoas, nesses estados.

As organizações, conforme o jornal O Globo, vendiam medicamentos que não eram entregues às farmácias básicas dos municípios.

Havia diferentes mecanismos para burlar o sistema. Podiam entregar uma quantidade menor de medicamentos do que a solicitada, remédios distintos dos encomendados ou, ainda, produtos com a data de validade próxima do vencimento”, informou o titular-chefe da Delegacia de Polícia Federal de Passo Fundo (RS), Paulo César Bulgos de Andrade, que comandou a investigação. Ainda não foi feita uma estimativa total de quanto dinheiro público a fraude consumiu, mas apenas uma das organizações movimentou R$ 110 milhões entre 2009 e 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários