PF fecha cerco contra facção criminosa nacional e cumpre mandado de prisão em Petrolina

por Carlos Britto // 25 de agosto de 2020 às 14:30

Foto: Seres/divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (25) a Operação ‘Expurgo’, com o objetivo de impedir a expansão de uma facção criminosa que atua em âmbito nacional. Estão sendo cumpridos 27 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão em seis estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a polícia, um dos mandados de prisão preventiva foi cumprido na Penitenciária Dr. Evaldo Gomes, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O detento já cumpre pena por tráfico de drogas. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Bangu (RJ) e o nome da operação faz referência ao movimento da PF de desfazer a estrutura da quadrilha.

Segundo a PF, as investigações começaram em dezembro de 2018 e apontaram que os líderes da quadrilha planejavam expandir a atuação no Rio, contando com a parceria de outras facções do crime já atuantes na região.

Crime organizado

A polícia informou que mesmo já presos, os líderes da organização faziam uma “gestão criminosa” dentro de presídios estaduais, replicando ordens e tomando decisões. A investigação apurou ainda que a rede era estruturada e tinha base na hierarquia e na disciplina, regidas inclusive por um estatuto e um dicionário disciplinar próprios, estabelecendo condutas, protocolos a serem seguidos e até a aplicação de sanções.

Os integrantes da quadrilha se comunicavam através do uso de aplicativos e da divisão de tarefas, permitindo a definição de atividades diárias, a realização de debates e tomadas de decisões, assim como o monitoramento das atividades das forças de segurança estaduais. Os presos serão autuados por organização criminosa, tráfico de drogas e de armas. (Fonte: NE10 Interior)

PF fecha cerco contra facção criminosa nacional e cumpre mandado de prisão em Petrolina

  1. Popo disse:

    Pena de mortes pra essa gente ainda é pouco.

  2. joão filho disse:

    ENQUANTO NÃO TIVER UMA LEI RÍGIDA EM CIMA DESSES CRIMINOSOS, ISSO VAI CONTINUAR CADÊ OS DEPUTADOS E SENADORES QUE NÃO APLICA LEIS SEVERA, COMO NA INDONESIA VAI PRA LÁ PRA VER SE NÃO MORRE.

  3. Paulo disse:

    Popo no Brasil onde os maiores corruptos foi quem fez e quem faz as leis eles não podem nem ser algemados.e.ainda.gamham mais que muitos trabalhadores.

  4. Camisa 5 marcador disse:

    Não me importa o que diz a Constituição, esse tipo de gente não pode viver em sociedade. Membro de facção = terrorista, tem que executar enquanto ainda pode. Essa é minha opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários