Terminou ontem (25) o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado em São Sebastião do Paraíso (MG), e mais uma vez a petrolinense Ramyres Santana Coelho conseguiu se destacar. Na categoria 8º ano feminino, a estudante do Colégio Dom Bosco foi a campeã invicta com cinco vitórias em cinco partidas, tornando-se, assim bicampeã neste torneio.
Ramyres já tinha conquistado o mesmo título em 2007, na cidade de Poços de Caldas (MG).
Agora ela começa os preparativos para o Mundial da Juventude de Xadrez, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de novembro em Caldas Novas (GO). Ramyres fará parte da equipe petrolinense que disputará o torneio. Também disputará os Jogos Sul-americanos em Bogotá, na Colômbia, em dezembro, fazendo parte da equipe brasileira de xadrez.
A bicampeã e sua mãe, Dona Graça, chegam hoje as 15h10 no Aeroporto de Petrolina e vão direto para o colégio. (foto/divulgação)



Ela é bonita e talentosa, pena que as autoridades não incentivam-na com patrocínio para participar de mais torneios fora da região nordeste.
Pois sei que existe uma olimpíadas de xadrez e o Brasil sempre manda a equipe representando e Ramyres nunca participa porque não reside ou participa dos campeonatos na região sudeste (onde o xadrez é patrocinado pelas prefeituras e governos estaduais). Pensem nisso.
Primeira nordestina a participar de uma olimpíadas. Quem pude deveria ajudá-la, seja um órgão público ou particular (existe uma lei que incentiva tal patrocínio com incentivos fiscais). Não a ajudo pelo fato de ser um funcionário do Estado de Pernambuco na área de educação (salário baixo em relação ao resto do país).
Boa sorte nos próximos eventos.