Quem passar pela Avenida Clementino Coelho em Petrolina irá se deparar com o mais novo monumento que está sendo erguido na cidade: ‘A Bíblia’. Esculpida pelo artista plástico Lêdo Ivo, a obra tem como objetivo enviar uma mensagem de fé e paz através da simbologia do livro sagrado. Na obra, haverá um versículo do Velho Testamento que ainda está sendo decidido junto às representações evangélicas e católicas da cidade.
‘A Bíblia’ será inaugurada no dia 15 de março. (Com informações e foto Secom PMP)



Esse monumento, o custo dele é por conta de quem? Será tirado dinheiro do erário para alguma ajuda nesse sentido?
O monimento não é esculpido e sim modelado em estrutura de ferro coberto com concreto. O Lêdo Ivo pode até ter projetado, mas, quem tá fazendo o trabalho são operários da construção. Sou leiga, mas, passei em frente ao local e me dei ao trabalho de fotografar. Está ficando muito bonita.
Estou ate agora sem entender o porque deste nome!
Pois la não deveria ser a praça do Porto “dos descasos” devido ao distrito industrial abandonado ou então a praça dos Prazeres para homenagiar os Moteis que ficam praticamente na frente.
Agora praça da Biblia, realmente nao entendir, a igreja fica ao lado?
Aguardo resposta a quem tiver explicação para esse fato, pois isto ta com a cara Programa Eleitoral.
…e ainda tem gente mal informada, ou mal intencionada, que diz que o prefeito não gosta de evangelicos… dà pra entender ???
O monumento, até o momento, só atrapalha a visibilidade.
concordo com você. aquele local já é complicado e vai piorar. não poderiam encontrar ou local local pra homenagear?não tenho nada contra a homenagem.
deveriam sim gastar dinheiro público pra resolver o problema deste trecho onde sempre acontecem acidentes.
Comentário Meu…
Falar cada um pode falar o que quizer! mas um monumento como este, é de grande valia para todos nós que fazemos parte da classe evangelica desta cidade. não dar para discutir com quem não entende! Parabéns Prefeito, tá fazendo o que nunca tiveram coragem de fazer… vai entrar para a história como o prefeito que criou o monumento da Biblia Sagrada.
Continuamos sem saber quem vai pagar por essa “obra”.
O Estado não é LAICO (oficialmente neutro em relação às questões religiosas)???
Por que gastar dinheiro público com isso?
Ora.. eu respeito todas as religiões mas não gosto de ver o dinheiro público sendo gasto dessa maneira.
Quanto a defender evangélicos ou adeptos do islã, para mim não há diferença alguma. Existem excessos e coisas boas em todas as religiões. Mas, como disse, dinheiro público não é para isso.
Recife tem um pênis erguido (marco zero), e quem pagou foi o povo!
Petrolina vai ter a bíblia e que vai pagar é o povo também! Qual o problema disso meu chapa?
O problema é justamente esse: enquanto hipócritas continuarem usando verbas públicas com coisas inúteis (e essa não será a última), a educação, saúde e tudo o mais no Brasil continuará de mal a pior. Agora… é uma opinião minha. Independente do que outra pessoa considere sagrado ou profano. A discussão não é religiosa. Simples e puramente; dinheiro público sendo mal administrado. E não venham me dizer que estou sendo demagogo, pois não sou candidato a nada e tão pouco trabalho em setores do governo. Vivo do salário que ganho e pago todas as minhas contas e impostos – mal administrados em Petrolina – por sinal.
Pura verdade vc deve ser uma santa puritana, ou nunca deve ter nenhum prazer na vida pois seu comentário é de uma pessoa mal amada e um coração rancoroso. Pense um pouco e vá viver a vida.
AMARGA OU AMARGO?
Já foi tema de discusão na esfera jurídica (não aqui), o uso de crucifixo, na parede das salas de aula de escolas públicas, justamente por que a Constituição Federal, prega sobre o País ser Laico.
Então como pode um prefeito privilegiar uma religião a outra?
A discusão não é religiosa, mas sim a imoralidade de usar da religião para se promover, principalmente quando se trata de lugar público e dinheiro do povo.
Reforço que não é questão religiosa, mas a sujeira de usar da fé, algo tão incondicional, para se promover e tentar fazer campanha de bom moço.. faz favor!
Pessoal, deixem de lado a briga sobre religião, qual é melhor que a outra, até porque, se a pessoa faz o bem, a religião que ela segue não importa. O importante nessa questão é sobre o uso de lugar público e do dinheiro aplicado nessa “obra”.
Como existe gente ignorante, a biblia nao é simbolo evangelico é um livro sagrado para varias religiões e o monumento traz uma mensagem. Agora sobre forma de prefeito agradar é outra coisa, e sobre gasto publico porque ninguem se levanta para reclamar quando politicos roubam dinheiro descaradamente? se fosse dois Orgãos Genitais Masculinos em homenagem a homossexuais tava todo mundo achando lindo.
Ao contrário do que você diz, S (incrível como algumas pessoas escondem o próprio nome, mas… vai lá), SIM, alguns poucos tentam organizar-se e gritar contra a ROUBALHEIRA. Pelo menos é o meu caso. Abriu-se um espaço nesse BLOG e estamos utilizando. É só esse espaço que temos? Com certeza não. Muitos outros existem. Mas o início dos comentários a respeito do tal Monumento à Bíblia (lembre-se já temos um Monumento à Besteira em Petrolina feito com dinheiro público) começou nesse BLOG. Ora… o que estamos fazendo é justamente o que você diz que as pessoas não fazem. Estamos debatendo. E, o que sempre existe, TAMBÉM, são frases iguais a sua; dizendo que “ninguem se levanta para reclamar quando politicos roubam dinheiro descaradamente”. CLARO QUE MUITOS RECLAMAM! E eles não roubam pouco não! E com as formas mais descaradas de roubar. Mas sempre existirão cordeiros dos políticos para dizerem AMÉM.
Lede Ivo prá mim,só o vardadeiro. Aqule POETA E ESCRITOR DAS ALAGOAS.AQUELE SIM.
O resto é LEDO INGANO…
Pra que o prefeito gastar nosso dinheiro mandando faze escultura se nao conserta as escultura que tão quase distruida na beira do rio e no bododromo? Faiz vergopnha os turista ver as escultura que ja existe a tempo abondanada e quebrada nas praça e agora ele manda faz mais essa biblia, Isso é pra fazer media com os eleitor? Num é novidade ppois em juazeiro tem duas praça da biblia. Isso é pra ajudar com dinheiro o artesão ou é pra ganhar os voto dos catolico e dos crente? Mande conserta as outra escultura seu prefeito em vez de gastar com essa.
GOSTEI. muito bem. Esses político tem esse negocio de abandonar o que os outro prefeito faz e querer aparece gastando dinheiro sem nessecidade. Porque não manda ajeitar os monumento que tão quebrado em veiz de gastar nosso dineheiro com essa invencao de praça da biblia?
Olha, passo todo dia pelo local e não vejo nenhum problema com a visão do contorno. Na questão do dinheiro público faço uma pergunta: Quem paga as bandas que tocam no são joão, aniversário da cidade, carnaval?, Quem patrocina as festas no pátio do centro de convenções, orla, rodoviária, cohab…?, Ninguém achou ruim quando Ivete e tantas bandas de forró vieram à Petrolina; o dinheiro não saiu só de patrocinio não, e ninguém questiona isso; Mas, como é uma Biblia…
Particularmente, discordo da obra porque penso que não condiz com a Constituição, e se há indícios de algum aproveitamento eleitoral, já devia até ser evitada, para não macular/sujar ninguém, nem envolvidos nem interessados.
Obviamente, todo grupo religioso-cultural, interpretará como favorecimento, pois não há outras obras provando diversidade religiosa na cidade, nem Torá Judaico, nem escultura de Buda, nem nada de Alan Kardek (Doutrina Espiritismo), nem Brama (Hindu), nem Corão do Islamismo. E por que não dizer que também não há nada que exalte o rastafári?
Assim, fica – evidente – que é uma obra injusta, pelo desmerecimento de tantas outras possíveis, assim como ela – individualizada – desnecessária.
FICARIA CONTENTE COM UMA PRAÇA RELIGIOSA EM QUE TIVESSE VÁRIOS MONUMENTOS RELIGIOSOS de VÁRIOS CREDOS, ou seja, uma exaltação da diversidade cultural, de fato. Não essa obra com traços teocráticos.
Se houver alguma irregularidade, aos que não sabem, caberá denúncia ao Ministério Público de Pernambuco, feita inclusive pela internet no site do MP/PE; ONLINE.
Irregularidade constitucional ou eleitoral, pesquisem e exerçam seus direitos! Só a ação muda as coisas.
#”conhecimentoépoder”.