Petrolina será alvo de pesquisa para o uso de energia solar na fruticultura irrigada

por Carlos Britto // 15 de outubro de 2011 às 14:22

Esteve em Petrolina a pesquisadora e colaboradora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Jane Tassinari Fantinelli, que apresentou uma pesquisa que será iniciada neste mês e seguirá até março de 2012, sobre o uso da energia solar no Vale do São Francisco para tratamento do processo de industrialização de manga, produzida e comercializada pelos produtores locais.

Petrolina é um dos grandes polos produtores e exportadores de manga para países como Estados Unidos e Japão e utiliza atualmente o processo de vaporização, através de água para realizar a hidrotermia (técnica cada vez mais utilizada para controle de pragas e doenças em frutos). A pesquisa, que consiste em fazer um diagnóstico do setor fruticultor da região, analisará a viabilidade do uso da energia solar para o aquecimento da água no combate a determinadas pragas.

Além do aquecimento da água, através da energia solar, a pesquisadora Jane Tassinari analisará a possibilidade de outros benefícios, como por exemplo, do uso de coletores solares, a refrigeração das câmaras frias através da energia solar, entre outros. “Observamos que há diversos leques que podemos tomar como base no projeto piloto da pesquisa. Em março, queremos realizar um workshop aqui em Petrolina, onde iremos apresentar o resultado final, aqui na região”, declarou Tassinari. (Com informações da Ascom PMP)

Petrolina será alvo de pesquisa para o uso de energia solar na fruticultura irrigada

  1. Alexandre Calheiros disse:

    Gostaria de fazer contato com objetivos científicos na utilização da energia elétrica fotovoltaica.
    Alexandre Calheiros
    aalexcalheiros@uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Obrigada Carlos por lembrar ao povo dessa cidade, que o que ela é hoje deve a pessoas ilustres como esses…