Petrolina sedia 1ª Atualização Regional de Saúde sobre Vigilância Sanitária

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2025 às 08:50

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

Petrolina foi sede durante dois dias – terça (19) e quarta (20) – da 1ª Atualização Regional de Saúde sobre Vigilância Sanitária, promovida pela prefeitura, por meio da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). O encontro, realizado no auditório da Faculdade Uninassau, reuniu cerca de 60 participantes das cidades que compõem a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres): Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Orocó, além de representantes de Juazeiro (BA).

A programação contou com palestras, mesas redondas e dinâmicas de grupo, abordando temas fundamentais para o fortalecimento das práticas sanitárias no Sertão. No primeiro dia, os destaques foram as palestras da doutora em nutrição Rafaella Andrade, sobre ‘A Vigilância Sanitária no SUS e o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária’, e do fiscal sanitário Jarbas Costa, que apresentou experiências de fiscalização e educação sanitária nas feiras livres de Petrolina. O supervisor da 8ª Unidade Regional da Apevisa, Iury Cavalcante, e o assessor jurídico da Vigilância Sanitária, Brenno Marrone, também contribuíram com reflexões sobre processos administrativos e regulamentações do setor.

 No segundo dia, os participantes interagiram em uma mesa-redonda sobre Vigilância de Ambientes e Processos de Trabalho (VAPT), conduzida por Fernanda Torres (Cerest) e Alita Ferraz (Apevisa). A programação incluiu ainda palestra da promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Ana Paula Nunes Cardoso, que abordou ‘Ética no serviço público: como atuar nas fiscalizações dentro da legalidade e moralidade da administração pública’.

A coordenadora de Vigilância Sanitária de Lagoa Grande, Isabela Gomes, fala com satisfação em participar do primeiro encontro em Petrolina. “Para mim é de grande valia participar desse primeiro encontro porque traz outras entidades, e acaba tendo troca de experiência“, destacou. Já para a representante de Afrânio, Maiara Costa da Silva Ferreira, o momento foi importante. “Eu achei interessante porque é algo novo, que nunca teve, é algo interessante e produtivo. Que seria bom que tivesse mais dias, porque é muito assunto, que dois, três dias não dava de resumir tudo. Eu gostei da atualização e agora vou levar tudo que aprendi e vamos somar aos demais profissionais da Vigilância Sanitária de Afrânio“, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. São frequentas as notícias sobre tombamento de caminhão com frutas, principalmente as mangas, imagino que seja por dois motivos:Carregamento incorreto…